Segundo especialistas, a IA está transformando a experiência de compra e venda e aproximando grandes indústrias de pequenos varejistas.
De acordo com previsões da IDC (International Data Corporation) Custom Solutions, até 2027 estima-se que as principais empresas da América Latina destinem mais de 25% dos gastos essenciais em TI para iniciativas de IA, resultando em aumentos significativos na inovação de produtos e processos. Além disso, 40% das empresas líderes na região utilizarão experiências omnipresentes, análises avançadas e IA generativa para permitir que os clientes personalizem suas próprias experiências.
É o que revela Manuel Centeno, cofundador e general manager Brasil da Yalo, plataforma inteligente de vendas. Ele explica que a experiência do cliente está se tornando cada vez mais importante, até mais do que o preço dos produtos.
“As pessoas valorizam mais a experiência e a ausência de fricção nas compras. É por isso que focamos tanto em melhorar a jornada do cliente, porque com uma boa experiência, as vendas, a satisfação e o valor da marca aumentam”, destaca Centeno. Ele também observa que, desde que o comércio começou, sempre foi sobre conversas. Mas a digitalização, os aplicativos e o e-commerce acabaram eliminando esse aspecto.
O Brasil, como um dos principais utilizadores de redes sociais no mundo — 131,5 milhões de usuários em 2023, segundo pesquisa da Comscore —, faz do WhatsApp uma ferramenta essencial para as empresas. O uso de inteligência artificial (IA), através do app, permite uma jornada do cliente mais fluida, automatizando tarefas como atendimento inicial e comunicação de promoções. Isso libera os times de vendas para focar em interações mais complexas e personalizadas.
O uso de IA vai além da interação, permitindo que a experiência seja segmentada e personalizada a partir de uma análise de perfil que possibilita a implementação de diversas estratégias de venda. Entre essas estratégias, podemos citar:
- Automatização de processos
- Eficiência operacional
- Melhoria na experiência do cliente
- Maior agilidade nos atendimentos
- Identificação de personas
- Análise de dados
- Escalabilidade
- Redução de erros
- Consistência no relacionamento
- Acesso a insights em tempo real por meio de feedbacks
“Antes, os pequenos varejistas tinham que entrar em um e-commerce, ligar para alguém ou esperar uma visita. Agora, podem simplesmente enviar uma mensagem no WhatsApp para um vendedor virtual”, explica Centeno. Isso eliminou barreiras no processo de vendas e está ajudando a democratizar a tecnologia, o que é extremamente importante.
Integração das Plataformas e o Futuro da Indústria
Olhando para essa evolução dentro da indústria, um dos principais focos da Meta, hoje, é justamente integrar suas plataformas (Instagram, WhatsApp, Facebook) de forma a oferecer uma experiência completa ao consumidor, desde a construção da marca até a finalização da compra. Como explica Flávia Ruiz, Industry Manager da Meta:
“O nosso objetivo é proporcionar uma jornada completa, em que o consumidor possa não apenas se conectar com as marcas, mas também realizar suas compras sem interrupções.”
A Yalo, plataforma inteligente de vendas, oferece autonomia para que os proprietários de empresas — desde pequenos negócios até grandes corporações, como Nestlé, Coca-Cola, Unilever, Mondelez, Raízen, entre outras — possam descobrir como vender mais de forma omnicanal e melhorar as relações com os varejistas e clientes durante a jornada de compra.
Além do sistema integrado, que visa transformar as experiências de vendas B2B de forma personalizada, a Yalo vem revolucionando a indústria global com um modelo de conversas personalizadas, com vendedores virtuais capazes de alavancar o varejo brasileiro.
A plataforma inteligente de vendas da Yalo permite que as indústrias alcancem e mantenham o relacionamento com pequenos varejistas de forma automatizada, utilizando aplicativos de mensagens instantâneas, como o WhatsApp. Segundo dados divulgados pela própria Yalo, as organizações que adotaram a plataforma inteligente tiveram aumento de 12% nas vendas, sendo esse um sistema utilizado por mais de 3,5 milhões de pequenos negócios em toda a América Latina.
Um exemplo desse sucesso é o marketplace Compra Agora, que, em parceria com a Yalo, implementou vendedores virtuais para melhorar o processo de vendas. No primeiro semestre de 2024, o Compra Agora registrou aumento de 46% no número de lojas usando o WhatsApp e de 195% em pedidos, comparado com o ano completo de 2023, graças a essa parceria.
Soluções para o Pequeno Varejista
Cauê Vahamonde Rangel, gerente de e-commerce do Compra Agora, destaca que a empresa tem como objetivo principal ajudar o pequeno varejista a prosperar, pensando nos desafios enfrentados por esse público, como a falta de tempo e a necessidade de lidar com múltiplas tarefas ao longo do dia.
O uso do WhatsApp como ferramenta de negócios surge como uma solução para facilitar o dia a dia do varejista e otimizar seus processos, simplificando todas as etapas — desde a seleção e compra de produtos até a verificação de listas sugeridas e promoções, tudo diretamente no aplicativo de mensagens que o cliente já tem instalado em seu celular, sem a necessidade de logins ou navegação extra.
“Nossa equipe está estrategicamente alinhada com os interesses do varejo de vizinhança, proporcionando notificações relevantes sobre promoções e ofertas de crédito no momento ideal”, explica Rangel.
Ele enfatiza que após a integração com o WhatsApp, mais de 40% das lojas utilizam o aplicativo para realizar suas compras de forma independente, em comparação com apenas 7% que ainda utilizam a plataforma tradicional. Além disso, 4% das lojas estão em fase de transição para um modelo híbrido de pedidos, que combina a atuação do vendedor com compras autônomas.
Revolução no Relacionamento com o Cliente
A Yalo possui profundo conhecimento e soluções específicas para as necessidades da indústria, que ajudam os negócios a ampliar a visibilidade de marca por meio de promoções, venda de produtos e interação com clientes. Com isso, a plataforma viabiliza a integração com diversas ferramentas de mensagem para facilitar a interação entre lojas e consumidores.
Para Flávia Ruiz, a parceria entre o Compra Agora e a Yalo é muito relevante, pois uma das maiores dificuldades da indústria atualmente é conectar os times de vendas com o pequeno varejista.
“O Compra Agora endereça essa necessidade com uma proposta de valor muito clara”, ressalta Flávia. “Quando a Yalo entra no jogo oferecendo o WhatsApp como a principal plataforma de comunicação da indústria, via Compra Agora, com os distribuidores e o pequeno varejo, ela entrega um valor significativo para operações que, até então, não conseguiam alcançar esse público.”