UTCAL Summit 2025 começa com novidades para os setores elétrico e de Telecom

Evento, que acontece no Windsor Barra, no Rio, vai até o dia 11 de abril

Com mais de mil participantes, o UTCAL Summit 2025 — o maior evento de utilities da América Latina — começou trazendo novidades para regulamentação dos setores de energia e de telecomunicações. A sessão inicial contou com a participação do presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Carlos Baigorri; e dos diretores da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Fernando Mosna e Ricardo Tili.

Na abertura, o presidente da UTC América Latina, Dymitr Wajsman destacou a importância das novas tecnologias para o aprimoramento da entrega de serviços críticos. “Precisamos estar atentos aos avanços tecnológicos, discutindo de que forma as novas tecnologias, como a inteligência artificial, podem contribuir para aprimorar a oferta de serviços críticos, como luz, telecomunicações e gás, sem os quais a vida da população é impactada”, completou.

Uma das novidades apresentadas a profissionais do setor de utilities e players do setor foi o anúncio da apresentação de documento sobre a regulamentação do uso de tecnologias para armazenamento de energia elétrica, tema da consulta pública (CP) nº39/2023, feita pelo diretor relator da Aneel Ricardo Tili. Segundo o especialista, sua proposta deve ser anunciada deve até o dia 24 de maio, quando encerra seu mandato. Tili também apresentará uma minuta para a questão da regulamentação dos postes que envolve os setores de energia e telecomunicações, buscando um equilíbrio entre os interesses da Aneel e da Anatel.

Já o presidente da Anatel, Carlos Baigorri, solicitou a colaboração da UTCAL para atuar na coordenação de interferências do espectro para uso das faixas de radiofrequências associadas ao Serviço Limitado Privado (SLP) pelas utilities.

A mesa de abertura teve, ainda, a participação do chefe de setor público da Cisco no Brasil, Paulo Osterkamp; do assessor executivo da Diretoria de TI, Serviços Regulatórios e de Relacionamento do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Carlos Alexandre Prado; do gerente executivo da Eletrobras e ex-presidente do Conselho Diretor da UTCAL, Rodrigo Leal; de Allyson Gomes, CIO da Taesa e presidente do Conselho Diretor da UTCAL.

 A manhã de debates foi encerrada com a realização do painel internacional sobre “Tecnologias Emergentes”, com moderação de Allyson Gomes. A discussão reuniu Sidney Azeredo Nince, representante da Superintendência de Competição da Anatel, Lucas Pinz, diretor de Centros de Excelência da Eletrobrás, Gustavo Valfré, vice-presidente de Tecnologia do Grupo Energisa, Carlos Alexandre Prado, assessor executivo da Diretoria de TI, Relacionamento com Agentes e Assuntos Regulatórios do ONS e do presidente da European Utilities Technology Council (EUTC), Andreas Breuer.

Na ocasião, os especialistas discutiram o impacto da evolução das tecnologias, como o uso de inteligência artificial e o desenvolvimento da IA generativa no tratamento de dados no setor elétrico. Temas como IoT, Redes Não-Terrestres, Blockchain, Realidade Aumentada e Virtual e Conectividade Avançada (5G) foram apontadas como tendências de tecnologias emergentes.

No que diz respeito à realidade europeia, foi apresentada a crescente demanda por soluções sustentáveis, como Hidrogênio Verde e armazenamento de energia, com previsão de impacto nas empresas de missão crítica, de modo a aumentar sua resiliência operacional, garantindo a continuidade dos serviços e aprimorando a capacidade de enfrentar desafios emergentes em ambientes complexos e altamente regulados.

O UTCAL Summit vai até a sexta, dia 11. A programação completa consta do site do evento: https://utcal.com.br

Leave a Comment

Scroll to Top
Melhor Câmera de Segurança Wi-Fi Externa 360° à Prova D’água Como Escolher o Nobreak Ideal para Seu Portão Eletrônico Luxo e tecnologia: casas mais inteligentes e sustentáveis Como Fazer Sabão Caseiro de Forma Segura e Sustentável Coma chocolate na Páscoa sem culpa: veja as dicas! Férias de Julho: Evite Gastos Altos Sem Seguro Viagem Como transformar gerações em vantagem no trabalho Pratos e vinhos ideais para celebrar a Páscoa com sabor Construção sustentável ganha força no Brasil