Especialista oferece dicas para um atendimento mais humanizado em clínicas odontológicas


Para Ricardo Novack, empatia, acolhimento e respeito ao tempo dos pacientes são alguns dos pilares para o sucesso de um consultório

Em uma clínica odontológica, o bem-estar dos pacientes deve ser a principal preocupação dos profissionais que lá atuam. Quando procuram tratamento, as pessoas confiam nas mãos dos dentistas e é fundamental que eles forneçam cuidados adequados para garantir um tratamento seguro e de qualidade. 

Nesse sentido, os gestores têm um papel essencial para assegurar uma boa experiência, garantindo que a clínica não só receba o paciente novamente, mas seja indicada para seus amigos e familiares.  

De acordo com Ricardo Novack, sócio-diretor da Sucess Odonto, maior grupo de gestão e marketing na área de odontologia da América Latina, alguns pontos são cruciais para demonstrar a qualidade da clínica em relação ao atendimento prestado. “O primeiro passo é mostrar que o paciente será acolhido. É importante recebê-lo com um sorriso no rosto e ser solícito a todos os seus questionamentos. Afinal, a primeira impressão é essencial na construção de uma relação de confiança entre o paciente e os profissionais da odontologia. Essas atitudes podem fazer toda a diferença, permitindo que a pessoa que busca por um tratamento se sinta mais confortável e confiante na clínica”, pontua.

A comunicação clara e transparente é mais um passo fundamental na relação entre o paciente e o consultório. “É preciso que ele entenda exatamente o que vai acontecer durante todo o procedimento, quais são as etapas envolvidas e quais são os possíveis efeitos colaterais. Por isso, é essencial que os profissionais expliquem cada etapa utilizando uma linguagem que seja simples e fácil de entender, além de estar disponível para responder a todas as dúvidas que, eventualmente, possam aparecer”, relata Novack.

Vale lembrar que a explicação detalhada do procedimento pode ajudar o paciente a se preparar mentalmente para o tratamento. “Reduzindo, assim, a ansiedade e os medos que são comumente associados à odontologia. Com isso, o paciente se sentirá mais confortável e confiante durante todo o processo, o que pode melhorar significativamente a experiência do tratamento”, revela.

Para o sócio-diretor da Sucess Odonto, o respeito ao tempo dos pacientes deve ser um dos pilares de qualquer clínica. “É comum que pessoas agendem consultas e tratamentos em horários específicos para que possam conciliar suas atividades diárias, como trabalho e estudos. Dessa forma, é fundamental que os profissionais sejam pontuais, evitando atrasos e dores de cabeça para os pacientes. Além disso, em eventuais mudanças na agenda, como alterações no horário ou cancelamentos, é importante notificar os clientes com alguma antecedência, permitindo que eles reorganizem sua rotina e evitem transtornos desnecessários. Essas atitudes proporcionam um sentimento de respeito e valorização”, declara.

No fim do dia, a empatia das clínicas com as pessoas atendidas deve ser palpável e evidente. “Os profissionais devem compreender as necessidades e expectativas dos pacientes, se colocando no lugar deles e buscando entender suas preocupações e medos em relação ao tratamento. Quando o profissional da odontologia demonstra empatia, o paciente se sente mais confortável e confiante durante todo o processo de tratamento, o que pode melhorar sua experiência geral”, finaliza.

Sobre Ricardo Novack

Ricardo Novack é formado em administração de empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Hoje, é sócio-diretor do maior grupo de gestão e marketing na área de Odontologia da América Latina, composto por sete empresas. O grupo nasceu em 1990, criado pelos seus pais Roberto e Valéria e possui mais de 5 mil clínicas com contratos ativos, todos devidamente acompanhados por empresas do grupo. O especialista já ministrou cursos em diversas áreas do país, e internacionalmente na Universidade da Flórida em Gainesville-FL.

Outro grande feito foi um curso presencial realizado em 2022, que contou com a participação de 5 mil dentistas. O seu maior objetivo e motivador profissional é a valorização da classe, por meio da excelência de atendimento e pacientes plenamente satisfeitos com seus novos sorrisos. 

Para mais informações, acesse www.sucessodonto.com.br e pelas redes sociais @rinovack




Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version