Ajudando seu bebê a dormir: Veja como garantir boas noites de descanso para vocês dois

bebê trocou o dia pela noite

Alguns bebês dormem muito mais do que outros. Alguns dormem por longos períodos, outros em rajadas curtas. Alguns logo dormem a noite toda, enquanto outros não o fazem por muito tempo.

Seu bebê terá seu próprio padrão de acordar e dormir, e é improvável que seja o mesmo de outros bebês que você conhece.

Também é improvável que se encaixe na sua necessidade de sono, então tente dormir quando seu bebê dorme.

Se você estiver amamentando, é provável que nas primeiras semanas seu bebê cochile por curtos períodos durante a mamada. Continue alimentando até achar que seu bebê terminou ou até que esteja totalmente adormecido. Esta é uma boa oportunidade para tentar descansar um pouco.

Se você não está dormindo ao mesmo tempo que seu bebê, não se preocupe em deixar a casa silenciosa enquanto ele dorme. É bom acostumar seu bebê a dormir com uma certa quantidade de ruído.

Como posso acostumar meu bebê à noite e ao dia?

É uma boa ideia ensinar ao seu bebê que a noite é diferente do dia desde o início. Durante o dia, abra as cortinas e não se preocupe muito com os barulhos do dia a dia quando eles dormirem.

À noite, é aconselhável que você:

  • mantenha as luzes baixas;

  • não fale muito e mantenha sua voz baixa;

  • coloque seu bebê no berço ou carrinho assim que ele for alimentado e trocado;

  • não troque seu bebê a menos que ele precise;

  • não brinque com seu bebê.

Seu bebê aprenderá gradualmente que a noite é para dormir.

Onde meu bebê deve dormir?

Nos primeiros 6 meses, seu bebê deve ficar no mesmo quarto que você quando estiver dormindo, dia e noite.



bebê dormindo segurando a mão da mãe

Particularmente nas primeiras semanas, você pode descobrir que seu bebê só adormece em seus braços ou nos braços de seu parceiro, ou quando você está de pé ao lado do berço.


Você pode começar a acostumar seu bebê a dormir sem você confortá-lo, colocando-o no berço antes que ele adormeça ou quando terminar de mamar. 


Pode ser mais fácil fazer isso quando seu bebê começar a ficar alerta com mais frequência ou por mais tempo.

Estabelecendo uma rotina para a hora de dormir do bebê

Você pode se sentir pronto para introduzir uma rotina de dormir quando seu bebê tiver cerca de 3 meses de idade. 


Colocá-lo em uma rotina de dormir simples e relaxante pode ser uma ótima oportunidade para ter um tempo individual com seu bebê.


A rotina pode consistir em:

  • tomar banho;

  • colocar na cama;

  • ler uma história para dormir;

  • escurecer as luzes para criar uma atmosfera calma;

  • dar um beijo de boa noite e um abraço;

  • cantar uma canção de ninar ou tendo um móbile musical de corda que você pode ligar quando colocar seu bebê na cama;

  • escovar os dentes (se houver).


À medida que seu filho cresce, pode ser útil manter uma rotina semelhante na hora de dormir. Muita excitação e estímulo pouco antes de dormir podem acordar seu filho novamente. 


Passe algum tempo relaxando e fazendo algumas atividades mais calmas, como ler. 

Quanto sono seu bebê precisa?

Assim como acontece com os adultos, os padrões de sono de bebês e crianças variam.


Desde o nascimento, alguns bebês precisam dormir mais ou menos do que outros. A lista abaixo mostra a quantidade média de sono que bebês e crianças precisam durante um período de 24 horas, incluindo cochilos durante o dia.

Necessidades de sono do recém-nascido

A maioria dos recém-nascidos dorme mais do que acorda. Seu sono diário total varia, mas pode ser de 8 horas até 16 ou 18 horas. Os bebês vão acordar durante a noite porque precisam ser alimentados. Sentir muito calor ou muito frio também pode atrapalhar o sono.

Requisitos de sono aos 3 a 6 meses de idade

À medida que seu bebê cresce, ele precisará de menos mamadas noturnas e poderá dormir por mais tempo. Alguns bebês dormem 8 horas ou mais à noite, mas não todos. Aos 4 meses, eles podem passar cerca de duas vezes mais tempo dormindo à noite do que durante o dia.

Sono do bebê de 6 a 12 meses

Para bebês de 6 meses a um ano, as mamadas noturnas podem não ser mais necessárias e alguns bebês dormem até 12 horas à noite. Desconforto na dentição ou fome podem acordar alguns bebês durante a noite.

Necessidades de sono a partir dos 12 meses

Os bebês dormem cerca de 12 a 15 horas, no total, após o primeiro aniversário.

Necessidades de sono de criança de 2 anos

A maioria das crianças de 2 anos dorme de 11 a 12 horas à noite, com uma ou duas sonecas durante o dia.

Requisitos de sono para crianças de 3 a 4 anos

A maioria das crianças de 3 ou 4 anos precisa de cerca de 12 horas de sono, mas isso pode variar de 8 a 14 horas. Algumas crianças ainda precisam de uma soneca durante o dia.

Lidando com noites perturbadas

Bebês recém-nascidos invariavelmente acordam repetidamente durante a noite nos primeiros meses, e as noites perturbadas podem ser muito difíceis de lidar.


Se você tem um parceiro, peça ajuda. Se você estiver alimentando com fórmula, incentive seu parceiro a compartilhar os alimentos. 


Uma vez que você esteja em uma boa rotina de amamentação, seu parceiro pode ocasionalmente dar uma mamadeira de leite materno extraído durante a noite. 


Se você estiver sozinha, pode pedir a um amigo ou parente para ficar por alguns dias na sua casa, para que você possa dormir um pouco.

Lidando com as mudanças no padrão de sono do bebê

Todos os bebês mudam seus padrões de sono. Quando você pensa que resolveu e todos tiveram uma boa noite de sono, na noite seguinte você pode acordar a cada 2 horas.


Esteja preparado para mudar as rotinas à medida que seu bebê cresce e entra em diferentes estágios. E lembre-se, surtos de crescimento, dentição e doenças podem afetar a forma como seu bebê dorme.


Se o seu bebê estiver tendo problemas para dormir ou se você precisar de mais conselhos sobre como entrar em uma rotina, não deixe de conversar com um pediatra.


Redação: Bruna Bozano.


Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top
7 Jogos leves para celulares fracos (Android 1GB RAM / Mobile) Explorando a Nova Parceria: Belle Belinha e Kine-Chan Agitam as Redes Sociais Sabores Sem Glúten no Nikkey Palace Hotel Como funciona o sorteio da Loteria Federal, saiba como concorrer aos prêmios 12 Cidades para incluir numa viagem para a Tailândia  Projeto de Lei: Regulamentação da Inteligência Artificial Energia Renovável: NetApp e seu Compromisso Sustentável Mundo de Kaboo: Uma Jornada Encantadora pela Imaginação Aluguel de Brinquedos: Facilitrip Traz Novidades Para Viagens Familiares