Amazon Bedrock: especialista destaca potencial de nova solução para desenvolvimento de IA generativa

Pedro Guth, Tech Leader da dataRain, detalha o potencial da plataforma, em fase de preview, que deve ser lançada no segundo semestre de 2023

A criação de novas ferramentas de Inteligência Artificial (IA) generativa, como o ChatGPT e tantas outras, despertou o interesse das gigantes de computação em nuvem, como a Amazon Web Services (AWS). Em fase de preview e com lançamento previsto para o segundo semestre deste ano, o Amazon Bedrock está sendo projetado para grandes clientes que desenvolvem aplicativos de IA em escala empresarial e promete trazer um diferencial aos serviços de hospedagem de modelos IA já existentes no mercado. É o que explica o especialista Pedro Guth, Tech Leader da dataRain, empresa brasileira 100% orientada às tecnologias de ponta como computação em nuvem, e um dos principais parceiros da Amazon Web Services (AWS) na América Latina. 

Guth ressalta que o Amazon Bedrock é um serviço gerenciado que disponibiliza modelos de fundação (FMs) de empresas líderes em IA, como AI21 Labs, Anthropic, Stability AI e a própria Amazon, por meio de APIs. “Com o Bedrock, os usuários podem escolher entre uma ampla variedade de FMs para encontrar o modelo mais adequado às suas necessidades. Dentre as aplicações possíveis estão a geração de textos, chatbots, pesquisas, sumarização e resumo de textos, geração de imagens, personalização e recomendações”, elenca.

Diferentemente dos modelos tradicionais de ML, os FMs são versáteis e de grande escala, permitindo a execução de diversas tarefas. Exemplos desses modelos incluem GPT3.5, BLOOM e Stable Diffusion da Stability AI, que são capazes de realizar desde a escrita de blogs até a solução de problemas matemáticos.

De acordo com o especialista, uma das principais características do Amazon Bedrock é a personalização de modelos. “Os usuários podem fornecer ao Bedrock alguns exemplos etiquetados de tarefas específicas, permitindo que o serviço ajuste o modelo de forma precisa, mesmo com poucos dados (apenas 20 exemplos poderiam ser suficientes em alguns casos). Por exemplo, um coordenador de criação de conteúdo de uma empresa de moda pode fornecer slogans de campanhas anteriores junto com descrições de produtos para criar anúncios e textos promocionais para uma nova coleção de bolsas”.

Bedrock x Chat GPT – Guth explica que  Amazon Bedrock e o ChatGPT são soluções distintas no campo da IA generativa. “Embora ambos se enquadrem na categoria de IA generativa, eles diferem em suas funcionalidades e escopos”.

O Bedrock fornece um serviço totalmente gerenciado que facilita a personalização dos modelos de forma privada e sua integração em aplicativos por meio das ferramentas e recursos da AWS.

Enquanto o ChatGPT é focado na geração de texto e conversas interativas, o Bedrock abrange, além da geração de texto, aplicações como chatbots, pesquisas, sumarização/resumo de informações, geração de imagens, personalização e recomendações. O Bedrock também oferece a vantagem de permitir a personalização dos modelos de acordo com as necessidades específicas dos usuários, com base em exemplos fornecidos por eles.

“Assim, o Bedrock se destaca por ser uma solução mais abrangente, que facilita o acesso e a personalização de diferentes modelos de IA generativa, habilitando o desenvolvimento de aplicações corporativas que incorporam os mecanismos de segurança e integração que caracterizam as soluções da AWS, enquanto o ChatGPT é mais direcionado para a geração de texto e interação por meio de linguagem natural”, finaliza Guth.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top
7 Jogos leves para celulares fracos (Android 1GB RAM / Mobile) Explorando a Nova Parceria: Belle Belinha e Kine-Chan Agitam as Redes Sociais Sabores Sem Glúten no Nikkey Palace Hotel Como funciona o sorteio da Loteria Federal, saiba como concorrer aos prêmios 12 Cidades para incluir numa viagem para a Tailândia  Projeto de Lei: Regulamentação da Inteligência Artificial Energia Renovável: NetApp e seu Compromisso Sustentável Mundo de Kaboo: Uma Jornada Encantadora pela Imaginação Aluguel de Brinquedos: Facilitrip Traz Novidades Para Viagens Familiares