Concurso de Carcaça Angus no Frigorífico Marfrig de Promissão (SP): Genética e Qualidade em Destaque

A última etapa do aguardado Concurso de Carcaça da raça Angus, nas Unidades do Frigorífico Marfrig, foi realizada com pompa em Promissão (SP), contando com mais de trezentos animais provenientes de doze renomados produtores. O evento, ocorrido no dia 9 de novembro, testemunhou a presença e a satisfação da gerente do Programa Carne Angus Certificada, Ana Doralina Menezes, durante o abate.

“Este é o segundo ano do concurso em Promissão, e já neste ano temos a participação de doze produtores com um volume considerável de animais, notando principalmente a qualidade observada nos lotes. É uma sensação incrível. A raça Angus demonstrou seu potencial máximo; os produtores dedicaram-se à preparação dos lotes para o concurso, e estar juntos possibilitou uma rica troca de informações. Presenciamos uma evolução notável, com animais mais jovens, lotes uniformes e carcaças substanciais, ressaltando o diferencial da raça Angus na entrega de um produto de alta qualidade para a indústria e, consequentemente, para o consumidor”, refletiu a gerente Ana Doralina.

A premiação coroou Ellen Marina, de Cachoeira Paulista (SP), com o primeiro lugar no lote 16, registrando uma média de 19,4@ e uma pontuação de 88,61. Enquanto isso, o reservado grande campeão foi o produtor Paulo César Zanelati, de Oriente (SP), com o lote 12, pesando em média 18,4@ e com pontuação de 88,6. Destaque também para o produtor Paschoal José Pontieri, de Itápolis (SP), cujo lote 10 conquistou o prêmio de produtor destaque revelação, com 19,02@ de média e 80,68 pontos.

Ellen Marina, vencedora do primeiro lugar, gerencia duas propriedades: uma em Lorena (SP), responsável pela criação, e outra em Cachoeira Paulista, onde os animais são terminados. Optando por focar na engorda apenas de fêmeas, ela celebra a conquista. “É uma honra participar deste concurso e receber com imensa alegria o primeiro lugar. É um trabalho árduo, que demanda perseverança. Em nossas propriedades, selecionamos touros de genética superior para gerar bezerros robustos e bem-acabados, sempre priorizando a qualidade de nossos lotes. Além disso, contamos com matrizes de excelente qualidade e alta predição materna, que se mostram muito eficazes na gestação. E, é claro, temos um cuidado especial com a nutrição desses animais, que são engordados a pasto até alcançarem quase 350 kg na propriedade de Lorena, finalizando o processo em confinamento na área de Cachoeira Paulista”, explicou a vencedora.

“É gratificante ver o comprometimento dos produtores do Estado de São Paulo. Testemunhamos animais extremamente bem-cuidados, novilhas precoces e pesadas, produtores investindo em genética e nutrição. A presença de todos os produtores no momento do abate é um indicativo de que estamos alcançando o objetivo dos concursos: mostrar e, principalmente, trocar experiências e oportunidades para um progresso conjunto. Demonstramos até onde a raça pode chegar, qual o desempenho que ela pode atingir. Foi um concurso belíssimo, com lotes robustos e carcaças de excelente qualidade. É sempre recompensador ver nos concursos o cuidado e a qualidade no manejo dos animais por parte dos produtores rurais”, comemorou Maychel Borges, subgerente do Programa Carne Angus Certificada.

Por fim, Maurício Manduca, Gerente Corporativo de Compra de Gado da Marfrig, concluiu: “O Concurso de Carcaça Angus, realizado pela Associação Brasileira de Angus em nossa unidade de Promissão no dia 9 de novembro, foi mais uma vez surpreendente. Com uma grande participação de nossos fornecedores empenhados em apresentar lotes cuidadosamente preparados, pudemos observar a evolução da genética Angus na produção de carne de qualidade, superando até mesmo as edições anteriores”.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version