Como funciona um rastreador GPS?

Ao contrário de algumas crenças populares, um rastreador GPS (também chamado de sinalizador GPS ou rastreador GPS) não é um dispositivo misterioso conectado ao seu telefone por algum milagre. É certo que as posições são geralmente consultadas por telefone, mas o link para por aí. A realidade é muito mais simples.

Antes de ver como funciona um rastreador GPS, começaremos detalhando como ele é feito.

Um Rastreador GPS é composto por:

  • Um receptor GPS (como no seu telefone, ou como no TomTom ou Garmin no seu carro), que lhe permite saber onde está. Para mais detalhes sobre rastreamento por GPS, você pode conferir nosso  artigo Como o GPS funciona. Gostaríamos de salientar que o GPS só funciona na recepção, como um rádio de carro. Portanto, em nenhum caso pode transmitir;
  • Um módulo de telefone celular GSM, que lhe permite enviar a sua informação de posição por SMS ou pela Internet. Para que isso funcione, o rastreador deve ter um cartão SIM (chip do telefone), assim como o telefone que você usa todos os dias. Sem um cartão SIM, o rastreador não pode transmitir suas posições.

Agora existem rastreadores GPS que funcionam em redes específicas como LoRa ou SigFox, estes usam um módulo de rádio que se conecta à rede sem cartão SIM, mas a conexão não é gratuita. 

Se observarmos as opiniões sobre esses novos rastreadores nos principais marketplaces, é semelhante aos serviços de detetives particulares de bolso, veremos que a maioria dos clientes está muito insatisfeita com eles pelo motivo dos serviços não serem 24h seguindo uma pessoa, pelo jus motivo dos altos custos e valores. O grande problemas de GPS rastreador ruim é por motivos de cobertura de rede muito insuficiente. Sem falar que as promessas de autonomia nunca são cumpridas. Esta é a razão pela qual não oferecemos plotters rodando em LoRa ou Sigfox.

Envio de posições GPS:

É necessário distinguir entre os 2 modos de transmissão de dados, SMS e internet, que determinam o serviço que estará disponível para o utilizador:

SMS: este é o modo de operação do AT1 MAX, GPS Tracker, AT1New GPS Tracker, AT3 3G  Tracker, AT3 + 3G Tracker, ATV 3G. Anti -theft GPS Tracker   e ATM 3G Motorcycle Anti-theft GPS Tracker.

Como funciona um rastreador GPS?

É simples: o rastreador envia as informações de posição por SMS para o seu celular. Ele vem na forma de um link clicável que abre o aplicativo ou site do Google Maps. Portanto, é necessário que o telefone tenha uma conexão com a Internet para visualizar a posição do plotter no mapa.

Os sms de posição são enviados quando o usuário solicita (enviando ao rastreador um sms específico), ou automaticamente, por exemplo, se o rastreador tiver a função de detecção de movimento.

Esses rastreadores GPS funcionam em qualquer lugar do mundo, desde que o cartão SIM utilizado esteja ativado para trabalhar no exterior.

  • Internet: este é o modo de operação do Super Traceur e do Pro 3G GPS Tracer. Esses rastreadores já incluem um cartão SIM um pouco especial, que permite conectar-se à Internet em qualquer lugar da Europa e no DOM TOM de qualquer rede.

O rastreador se conecta à Internet para enviar suas informações para lá. Está virando moda dizer que a informação é enviada “na nuvem”, quando, na verdade, ela simplesmente vai para um servidor de internet, identificado por um endereço IP (o endereço IP é como o número de telefone na Internet).

Assim, as posições coletadas pelo GPS Tracker vão via internet para o nosso site de geolocalização Wiselocate, pelo menos a cada minuto assim que o rastreador se move (Super Tracker) ou assim que a ignição é ligada (GPS Tracker Pro 4G).

Em seguida, o usuário se conecta ao nosso site Wiselocate com seu telefone, tablet ou computador, usando um nome de usuário e senha que lhe permite acessar os dados de seu rastreador e visualizar as posições em tempo real, bem como todo o histórico.

Seja qual for o modo de transmissão de dados, não há noção de distância entre o rastreador e seu telefone ou computador. É exatamente como quando você envia um sms para alguém, ou quando você acessa a Internet do seu telefone: esteja você ao lado do seu interlocutor ou do outro lado do mundo, a comunicação funcionará da mesma maneira. 

O mesmo vale para a distância do servidor onde está hospedado o site que você está visitando.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version