Introdução
O ano de 2024 está começando, e com ele se aproxima o retorno às aulas para os cerca de 74,5 milhões de estudantes no Brasil. Nesse período, muitos pais enfrentam o desafio de preparar seus filhos, que ainda estão curtindo as férias, para o ambiente escolar. A orientadora parental e especialista em desenvolvimento neuroatípico, Andreia Rossi, destaca a importância de abordar essa transição de maneira positiva, evitando criar uma visão negativa sobre a volta às aulas.
Estratégias para Preparar Crianças e Adolescentes
Estabelecendo uma Rotina
Mesmo durante as férias, é crucial que os pais estabeleçam uma rotina com seus filhos. Conversar sobre horários e tarefas ajuda a criar estabilidade emocional, facilitando a adaptação à escola quando as aulas recomeçarem.
Retomando Combinados
Reduzir o tempo de uso de telas, como celular, videogame e computador, durante as férias é uma estratégia eficaz. Isso permite que os jovens desfrutem de um descanso mais proveitoso e se acostumem com a redução do tempo de tela durante o período escolar.
Autonomia Supervisionada
Incentivar a autonomia ao permitir que os filhos organizem sua mochila e materiais escolares, sob supervisão, promove o desenvolvimento de responsabilidade e autonomia. Essas habilidades são essenciais para o desempenho escolar.
Diálogo Aberto
Antes do início do ano letivo, os pais devem ter conversas abertas sobre a postura de estudante e o compromisso com os estudos. Planejar a divisão de tempo para estudar em casa e realizar os deveres escolares contribui para um retorno tranquilo.
Desafios para Famílias Atípicas
Estratégias para Crianças Atípicas
Famílias com crianças neurodivergentes enfrentam desafios adicionais. É crucial informar os professores sobre condições como TEA, TDAH ou TOD para garantir estratégias adequadas. Além disso, criar um ambiente inclusivo na escola é essencial para o desenvolvimento do jovem atípico.
Envolvimento Ativo dos Professores
Professores desempenham um papel crucial no desenvolvimento escolar de alunos atípicos. Dividir a turma em grupos menores, validar compromissos, reconhecer positivamente as atividades bem-feitas e lidar com desregulações emocionais são práticas essenciais para garantir o sucesso desses estudantes.
Conclusão
Preparar os jovens para a volta às aulas é um desafio, mas com estratégias adequadas, os pais podem garantir uma transição suave. A criação de rotinas, o estabelecimento de limites e a comunicação aberta são chaves para um retorno bem-sucedido. Para famílias atípicas, a colaboração estreita com a escola é fundamental para assegurar um ambiente inclusivo e propício ao aprendizado. Ao adotar essas práticas, pais e educadores contribuem para o desenvolvimento integral de cada estudante.