Embaixador do Hospital de Câncer Francisco Camargo, o cantor sertanejo participou da inauguração da nova ala da unidade destinada ao tratamento avançado da doença, além de exames de diagnósticos, na Grande Goiânia.
O cantor goiano Zezé di Camargo esteve na última quarta-feira, 2 de outubro, no Hospital de Câncer (HC) Francisco Camargo para a inauguração da mais nova ala da unidade filantrópica, da qual é embaixador. O centro hospitalar leva o nome do seu pai, que faleceu em 2020 e sofria de câncer na próstata.
“Essa obra deixa a gente muito orgulhoso. Está tudo à altura dos melhores hospitais de São Paulo, e olha que já estive internado em alguns hospitais de São Paulo, então posso confirmar isso. A gente não está devendo nada para ninguém”, celebra o sertanejo, que visitou toda a unidade localizada na rodovia GO-070, km 42, em Inhumas, cidade na região metropolitana de Goiânia.
A segunda ala do HC Francisco Camargo vai contar com o atendimento completo em endoscopias e uma área avançada para o tratamento de câncer de pele, em um novo espaço que conta com 650 metros quadrados (m²).
“A última vez que eu estive aqui, esta ala estava ainda no concreto. Na verdade sendo concretado. Hoje, já pode receber os pacientes. Inclusive, já me informaram aqui que o hospital chegou a fazer 70 cirurgias num dia só, em junho. Isso me deixa muito orgulhoso”, conta Zezé. Para ele, a ajuda da comunidade foi essencial para que o hospital saísse do papel.
“Saber que isso é fruto de um trabalho de milhares de pessoas”
Foi um trabalho de pessoas como o Dr. Wagner [Miranda, idealizador do hospital], com outros voluntários, amigos que a gente conquistou ao longo desses cinco anos que estamos aqui, na batalha, para construir esse hospital.
“E são as pessoas mais simples que mais ajudam, é impressionante. É assim que a gente constrói as coisas. É com a boa vontade de todo mundo. É uma conspiração do bem”, define o goiano.
“Em prol de Goiás”
Zezé disse que o engajamento veio de uma vontade antiga de devolver a Goiás tudo o que ele conquistou na música. Ele conta que procurava um projeto social sério, com credibilidade, para ajudar, quando recebeu a informação do HC através de um amigo.
“Essa pessoa me ligou e falou: ‘olha, tem um projeto nascendo aqui em Goiás que você precisa conhecer’. Foi quando eu conheci o Dr. Wagner e ele me apresentou o projeto todo. Eu vim aqui conhecer e só tinha um espaço aberto com um punhado de materiais de construção. O Dr. Wagner mostrou o que ele imaginava, o tamanho da obra, e eu decidi que seria este o projeto para investir, o qual vou doar o meu tempo, e fazer com que essa obra, se depender de mim, cresça o mais rápido possível. Eu quero poder contribuir, usar a minha influência, com vários segmentos da sociedade, em prol de Goiás”.
Zezé também contou que a grande demanda pelo tratamento do câncer foi outra motivação para ele se engajar no projeto. Ele explicou que soube, por meio da direção do Hospital de Amor, em Barretos — onde ele também participa como apoiador através da dupla Zezé di Camargo & Luciano — que cerca de dois mil goianos são atendidos lá.
“Por que a gente não tem essa condição dentro do próprio estado de Goiás, perto das casas das pessoas, perto da família?”, questionou.
“Ajuda, SUS!”
Os atendimentos do HC Francisco Camargo são gratuitos, mas ainda são limitados à disponibilidade de recursos oriundos de doações da sociedade civil. Sua capacidade de atendimento pode aumentar se contar com as autorizações do Sistema Único de Saúde (SUS). E este foi um pedido do próprio cantor, uma vez que a instituição aguarda essa validação.
“O SUS é muito importante para a gente, por possibilitar o atendimento de mais pessoas. Não é só construir um hospital e está tudo resolvido. Ainda mais um que trata o câncer, que é uma doença complexa, que exige um investimento gigantesco em equipamentos, manutenção, contratação de médicos, de profissionais de saúde. É um custo muito alto, ainda mais para uma instituição filantrópica, que não cobra nada. Ter o SUS junto com a gente vai dar uma força muito grande e vai fazer com que ampliemos mais ainda o atendimento. E, claro, transformar o HC Francisco Camargo no melhor hospital de câncer de Goiás, com certeza”, finaliza.
Jornada
Idealizado pelo médico Wagner Miranda em 2014, os primeiros anos do HC foram dedicados ao planejamento, desenvolvimento do projeto e documentação. Em 2017, as obras iniciaram após a doação da área em Inhumas. Em 2018 foi lançada a pedra fundamental.
O funcionamento começou em 2021 com a inauguração de seu primeiro módulo, a policlínica, que oferece gratuitamente exames de mamografia, ultrassonografia, eletrocardiografia, exames laboratoriais, além de consultas. Agora, foi inaugurada a segunda ala com os novos atendimentos.
Toda a obra está sendo feita com recursos da comunidade, que tem se engajado no projeto e pode acompanhar o destino das doações na ala de transparência do sítio oficial do HC Francisco Camargo. O cantor Zezé de Camargo é embaixador do projeto e o hospital passou a adotar o nome de seu pai como uma homenagem: Hospital de Câncer Francisco Camargo.