Integração: a chave para o sucesso empresarial em diferentes mercados, segundo especialista em logística

Antonio Wrobleski, sócio e conselheiro da Pathfind

A integração é a palavra-chave para o sucesso das empresas em diferentes mercados, de acordo com o engenheiro Antonio Wrobleski. Especialista em logística, presidente da BBM Logística, sócio e conselheiro da Pathfind, Wrobleski afirma que a integração é baseada em um tripé que sustenta qualquer tipo de negócio: pessoas, processos e tecnologia. Ele explica que a tecnologia tem uma diferença hoje em relação a períodos anteriores da história. A transformação corre, as inovações acontecem muito mais rapidamente do que nunca. Ficar sentado à beira do caminho é um grande risco de ver a tecnologia passar sem capturar nem usar no seu negócio. 

Wrobleski destaca que não adianta apenas ter tecnologia sem pessoas treinadas e habilitadas para absorvê-la e utilizá-la. Para isso acontecer, existem processos que unem tecnologia e pessoas. Essa é a trilogia que faz a grande diferença entre uma empresa de sucesso ou não. Um exemplo é o processo do telefone móvel, que consumiu dez anos de testes e pesquisas antes de ser comercializado, a partir de 1983. Quatro gerações depois, o celular se propõe a conectar, em alta velocidade, uma infinidade de produtos na tecnologia chamada internet, além de permitir aplicações de vasto alcance. 

A pesquisa da PricewaterhouseCoopers (PwC) mostrou que as empresas que inserem cada vez mais a tecnologia para melhorar o desempenho de seus negócios, as campeãs digitais, geram 8% de receita adicional e reduzem seus custos em 7%. Segundo outro estudo, da Logistics Bureau, as empresas que focam em supply chain têm redução de 15% nos seus custos totais, faturamento até três vezes maior e contam com pelo menos 50% da reserva de estoque em relação às companhias sem supply chain.

Wrobleski destaca que, quando se trata de logística, é preciso integrar a tecnologia dentro e fora da cadeia de suprimentos. Ele explica que a empresa deve investir em tecnologia de transporte e no armazém. Mesmo que a companhia não seja operadora de armazém, é preciso unir as coisas, pois a logística de hoje e que vai persistir nos próximos anos é simples, desde que ancorada nos três protagonistas: pessoas, processos e tecnologia. 

A integração é fundamental para reduzir custos, aprimorar serviços, otimizar processos, alcançar melhores resultados, aumentar a competitividade e ampliar os lucros. Segundo pesquisa da PwC, 63% dos líderes de gestão querem aumentar a eficiência da companhia, 59% buscam reduzir custos, 21% defendem automatizar processos e análises e 19% propõem ampliar a sustentabilidade e responsabilidade social corporativa. A integração é o caminho para alcançar esses objetivos.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top
Selecionar ADCOS doa parte da venda de protetor solar para combate ao câncer de pele no ES ADCOS doa parte da venda de protetor solar para combate ao câncer de pele no ES Aluf dá Show de Moda na Abertura do SPFW com Participação Especial da Orquestra Sinfônica Heliópolis TEDx Praia do Forte: Descubra o Poder da Sustentabilidade e Empoderamento em um Mundo em Transformação Navio Roupa Nova 40 Anos: Uma Viagem Mágica pelos Mares da Música Brasileira 7 Jogos leves para celulares fracos (Android 1GB RAM / Mobile) Explorando a Nova Parceria: Belle Belinha e Kine-Chan Agitam as Redes Sociais Sabores Sem Glúten no Nikkey Palace Hotel Como funciona o sorteio da Loteria Federal, saiba como concorrer aos prêmios 12 Cidades para incluir numa viagem para a Tailândia