Metodologias ativas de ensino: como elas podem transformar a aprendizagem

O mundo está em constante evolução, e com isso, a educação tem a necessidade de se adaptar a essas mudanças. As metodologias ativas de ensino são uma alternativa às metodologias tradicionais que estimulam a aprendizagem passiva, onde o aluno é visto apenas como receptor de informações.

As metodologias ativas de ensino têm como objetivo proporcionar um aprendizado autônomo e participativo, onde o aluno é o principal agente da sua aprendizagem. Essas metodologias vêm ganhando espaço no âmbito educacional, pois estão mais alinhadas com a necessidade de uma educação mais inovadora, colaborativa e inclusiva.

Segundo pesquisa divulgada pela revista Research, Society and Development, apenas 46,6% dos professores utilizam metodologias ativas de aprendizado autônomo e participativo. Isso mostra que ainda há um longo caminho a ser percorrido para que as metodologias ativas sejam amplamente adotadas.

Para os professores que utilizam metodologias ativas, a pesquisa mostra que 65,7% reconhecem as metodologias como centrais para melhorias de aprendizagem, sendo que 45,7% deles afirmam que obtiveram muitas melhorias na aprendizagem de seus alunos com a utilização desses recursos.

Entre as principais metodologias ativas, podemos destacar a aprendizagem baseada em projetos, a aprendizagem baseada em problemas e a aprendizagem entre pares ou em times. Essas metodologias são utilizadas por cerca de 72%, 52% e 20% dos professores, respectivamente.

Um exemplo de metodologia ativa é a Criando Juntos, do programa educacional De Criança Para Criança (DCPC), que estimula o interesse dos estudantes por diferentes aspectos das disciplinas escolares. A metodologia permite que os alunos criem histórias, desenhem e narram essas histórias, baseadas nos conteúdos propostos pelas diferentes áreas do conhecimento. Segundo pesquisa realizada pelo DCPC em seis escolas de diferentes cidades paulistas, houve um aumento de 0,5 a 1,5 ponto nas notas das turmas que utilizaram a metodologia, além de uma redução de 27% dos erros e um aumento de 35% nos acertos de questões em testes de desempenho.

Além disso, a metodologia ativa contribui para desenvolver autonomia, desempenho cognitivo, senso crítico, participação, responsabilidade, concentração, criatividade, solução de problemas, gosto por aprender, confiança, colaboração e aspectos socioemocionais.

Portanto, é necessário que os educadores estejam dispostos a experimentar novas metodologias e adaptar suas práticas para oferecer uma educação de qualidade e alinhada às necessidades dos alunos. As metodologias ativas de ensino oferecem uma oportunidade para que os alunos se tornem agentes ativos do processo de aprendizagem, estimulando o interesse pelo conhecimento e preparando-os para enfrentar os desafios da vida.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top
Aluf dá Show de Moda na Abertura do SPFW com Participação Especial da Orquestra Sinfônica Heliópolis TEDx Praia do Forte: Descubra o Poder da Sustentabilidade e Empoderamento em um Mundo em Transformação Navio Roupa Nova 40 Anos: Uma Viagem Mágica pelos Mares da Música Brasileira 7 Jogos leves para celulares fracos (Android 1GB RAM / Mobile) Explorando a Nova Parceria: Belle Belinha e Kine-Chan Agitam as Redes Sociais Sabores Sem Glúten no Nikkey Palace Hotel Como funciona o sorteio da Loteria Federal, saiba como concorrer aos prêmios 12 Cidades para incluir numa viagem para a Tailândia  Projeto de Lei: Regulamentação da Inteligência Artificial