CRM: 5 estratégias para gerenciar o relacionamento com o cliente

Ferramentas que ajudam a construir relacionamentos mais sólidos e duradouros com os clientes são as queridinhas de qualquer empresa antenada na transformação digital e nos novos hábitos de compra. Não é por menos que softwares de gestão de relacionamento estão se destacando mais e mais no mundo dos negócios on-line. Afinal, com plataformas do tipo, é possível aumentar as vendas, fidelizar consumidores atuais e até reconquistar aqueles que já tiveram contato com a sua marca. 

Por essas e outras, o CRM (Customer Relationship Management) é tão aclamado nos tempos atuais (e vindouros, certamente). O sistema permite entender mais sobre o cliente, antecipar suas carências e aprimorar produtos, serviços ou soluções. No entanto, desenvolver estratégias de CRM é tão importante quanto a ferramenta em si. Por isso, entender como a plataforma funciona e como aplicá-la em cada processo é o grande segredo para potencializar os resultados e, claro, gerenciar o relacionamento com os clientes. 

Para se ter um pouco mais de noção do poder dessa tecnologia no mundo dos negócios, pesquisas da Finances Online mostraram, por exemplo, que a ferramenta pode aumentar as taxas de conversão em 300% e de vendas em 29%; 50% dos empresários já ressaltaram que o CRM aumentou a produtividade; 74% aumentaram o relacionamento com os clientes; 73% dos profissionais notaram melhoria na eficiência do negócio após a implantação de CRM; e 40% dos CEOs afirmaram que o CRM diminuiu os custos com mão de obra. 

Nesse sentido, estratégias aliadas à plataforma facilitam processos e impactam as vendas, melhorando a relação com o ponto central de todo negócio: os clientes. Então, confira algumas táticas que podem (e devem) ir ser aplicadas por sua empresa, seja ela pequena, média ou grande. 

1 – Planeje suas vendas 

Sem um planejamento bem definido, dificilmente os resultados esperados serão alcançados. Por isso, procure estabelecer metas claras, possíveis de serem alcançadas e divididas em etapas com objetivos de curto, médio e longo prazo. Com um sistema de CRM para essa função, é possível ter acesso a informações essenciais, descobrir pontos de sazonalidade, definir quais clientes compram mais e saber quais produtos ou serviços trazem mais retorno. 

2 – Quem são os seus clientes e quais são as necessidades deles? Analise e fortaleça os laços! 

A criação de ofertas sob medida é capaz de gerar mais vendas. Às vezes, mesmo que o lead não esteja totalmente preparado para a compra, ficará balançado pelo que a empresa oferecerá. Dessa maneira, o CRM ajuda no processo de encontrar os pontos de interação mais proveitosos para as suas estratégias. A ferramenta mostra informações como: histórico de mídias e conteúdos consumidos; pontos de contato; dados como nome, contatos etc. Assim, consegue-se analisar interações, identificar insatisfações e criar mecanismos de atendimento personalizado que levarão a clientes mais satisfeitos e, consequentemente, mais fiéis a sua marca. 

3 – Melhore os processos de venda constantemente 

Com as informações capturadas e armazenadas pelo CRM, é possível implementar melhorias que são necessárias no decorrer do tempo. Todas as interações com o cliente são arquivadas e o rico feedback pode colaborar para aperfeiçoar os procedimentos. Dessa forma, todo o trabalho realizado pelo time de vendas se torna mais eficiente e menos custoso. 

4 – Busque a excelência no atendimento 

Ajudar na solução de dúvidas, atender a chamados rapidamente, saber o que o cliente deseja antes mesmo que se manifeste, entre outras ações, são pontos muito importantes para uma boa relação com o público de interesse. Por isso, adotar estratégias de CRM nesse sentido contribui para um atendimento ágil, personalizado e que esbanja domínio sobre o assunto, seja ele qual for. 

5 – Marketing e vendas: juntos e misturados 

A prospecção e nutrição feita pelo time de marketing só é efetiva quando o time de vendas consegue fechar negócio. Trabalhar muito bem as informações entre as equipes melhora a dinâmica e os resultados. Portanto, aqui o CRM pode entrar em campo para auxiliar o alinhamento entre os departamentos e as informações fluírem de forma muito mais transparente e efetiva.

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