Leadcomm cria área de Governança e nomeia Kathrin Crespin como Head da nova unidade

Com investimento contínuo na estruturação da gestão e atenção à pauta ESG, empresa de cybersecurity cria área para gerenciar ações práticas com foco em Governança, Risco, Compliance e Controles Internos

Leadcomm, empresa de cibersegurança que atua no formato one-stop-shop, anuncia a criação da nova área de Governança da empresa, nomeando Kathrin Crespin como Head de Governança e ESG.  Após liderar o Marketing e Operações Comerciais da Leadcomm por 10 anos, a executiva aceitou o desafio de implementar a nova unidade, buscou capacitação no IBGC e hoje lidera iniciativas focadas em Governança, Risco, Compliance e Controles Internos.

Com o objetivo de fortalecer e estruturar cada vez mais sua operação no crescente mercado de cibersegurança, a Leadcomm está implementando ações estruturantes como mapeamento de processos da sua cadeia de valor e automatização dos mesmos.  Um dos pilares dessa iniciativa é a implementação de um novo ERP, o NetSuite, fundamental para a melhoria do fluxo de informações, dos controles internos e atendimento à auditoria. Kathrin vem liderando o projeto que inclui planejamento das fases, acompanhamento da implantação e treinamento e conscientização dos colaboradores.

Ainda neste campo, Kathrin está implantando o Plano de Compliance da companhia criando políticas e revisando outras já existentes. O código de conduta também foi revisado e acompanhou o lançamento de um novo canal de denúncias independente, criando um ambiente seguro e acolhedor para que quaisquer questões críticas sejam devidamente avaliadas e resolvidas. O Plano de Compliance abrange sócios e colaboradores num primeiro momento, mas já tem previsão de extensão para terceiros e fornecedores. Kathrin também comanda o Comitê de Privacidade, que envolve a implantação e continuidade do programa de conformidade com a LGPD e outras regulamentações do mercado.

“Estamos crescendo e precisamos garantir que nossos valores e princípios continuem sendo disseminados e respeitados. A empresa está crescendo de forma acelerada e as demandas do mercado por soluções de segurança digital só aumentam. A área de Governança está pavimentando o caminho para que a Leadcomm alcance todo o seu potencial”, afirma Kathrin.

Engajamento na prática!

No ano passado, a Leadcomm ingressou no Pacto Global da ONU no Brasil, iniciativa da Nações Unidas (ONU) para mobilizar a comunidade empresarial na adoção e promoção de Dez Princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. Com a criação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o Pacto Global também assumiu a missão de engajar o setor privado nesta nova agenda. Ao integrar o Pacto Global, a Leadcomm passou a reportar continuamente seu progresso e ações em relação aos Dez Princípios. 

“Nos comprometemos com 3 dos Movimentos Ambição 2030, 100% Transparência, Elas Lideram e Mente em Foco, e nossas ações estão focadas nessas metas. Para isso, criamos um Comitê ESG, que completa e divide ações com o Comitê de Diversidade e o de Engajamento.

Entre as metas da empresa, está a equiparação de gênero, um desafio para o ambiente de TI. “Hoje, essa proporção é de 65% x 35%, portanto, ainda temos um caminho a seguir até a equiparação completa. Quanto à meta do Movimento Elas Lideram do Pacto Global da ONU, já ultrapassamos a porcentagem estipulada dos cargos de alta liderança ocupados por mulheres para 2025 (30%), chegamos a 33%, mas continuamos comprometidos com os 50% até 2030”, afirma Crespin.

Com formação em Administração e Marketing pela FGV e ESPM, Kathrin possui mais de 20 anos de experiência na área, sendo os 10 últimos na Leadcomm. A executiva estruturou e fez a gestão das áreas de operações de vendas e marketing da empresa, além de encabeçar vários projetos estratégicos responsáveis pelo crescimento da Leadcomm.

“Liderar essa nova área de Governança é um desafio contínuo, pois sempre haverá melhorias a serem construídas com o envolvimento e engajamento de todos na Leadcomm, mas tenho certeza de que estamos no caminho certo para construir uma empresa cada vez mais sólida, humana e responsável.”

Escrevo para o site Master Maverick há 10 anos, formado em Redes de computadores, mais curioso para todo o tipo de assunto!