Na função de CEO da TechInvestor, Itamir Viola empresta sua experiência a empreendedores que sonham ir além

Itamir Viola

Empresário com forte expressão na Assespro-PR/parceria Acate se aventura em outros mares

A julgar pelos mais de 30 anos na carreira de tecnologia, se nota que Itamir Viola não brinca em serviço. Contrariando as estatísticas que apontam para o fechamento de 40% das empresas em cinco anos, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os empreendimentos que funcionam sob a batuta do administrador e analista de sistema não apenas permanecem de pé como também são referências de marca. Não satisfeito com o sucesso da sua Viasoft, fundada há exatos 33 anos, Viola decidiu no fim de 2022 navegar por outros mares. Não é terra desconhecida: percorre oceanos povoados por espécies exatamente com o seu perfil, que buscam na tecnologia o sucesso profissional.

“É uma reconstrução do ecossistema, é olhar para o business ao qual temos a tese de investimento do fundo, que são as fintechs e as agrotechs. É um trabalho de aprendizado intensivo”, afirma o empreendedor, agora como CEO na TechInvestor, um fundo de investimentos do Grupo Viasoft.

Viola, que defende a “visão mais holística” para fomentar ambientes tecnológicos mais generosos para que “todas as empresas tenham um resultado melhor”, segue atuando em negócios e funções paralelas. Entre elas, está sua participação na Assespro-PR/parceria Acate, entidade que no Paraná representa o setor, e onde também seu nome tem bastante expressão. Atuando na diretoria adjunta de Relações Institucionais desde o ano passado, o ex-vice-presidente da Associação faz ponte junto a grandes organizações e especialmente com o Governo do Paraná, o que favorece a construção de projetos e novas parcerias.

Expertise não lhe falta. O Viasoft Connect, por exemplo, é uma das amostras mais robustas da profundidade com que trabalha. O evento, um dos maiores do gênero, coloca em debate os desafios da inovação, trazendo para o palco palestrantes de renome nacional.

Outra iniciativa de inovação e desenvolvida de modo paralelo pelo Viasoft Connect é o Prêmio Empresa Inovadora, projeto que conta com o apoio da Secretaria de Inovação do Estado do PR e da Casa Civil, e que tem, ainda, correalização da Haze Shift, e novamente, da Assespro-PR/parceria Acate, além da RPC, Universidade Positivo e Associação Comercial do Paraná (ACP).

“Além disso, outro projeto dentro do grupo Viasoft é o Connect Week, que neste ano acontece em junho, em Curitiba. É uma semana de inovação que congrega 50 eventos diferentes. Dentro dele, temos o Summit Connect Week, um evento de imersão, com palestrantes de grande renome e muita troca de experiência”, pontua.

Cabem na rotina do empresário, ainda, outras ocupações. Entre elas, o voluntariado, pelo qual Viola sinaliza grande apreço. O empresário é conselheiro na Universidade Positivo, na capital paranaense, e, neste momento, atua com um time na estruturação de um EcoHub – mais um produto Made in Viasoft – focado em empresas e companhias, dando suporte e integração da universidade ao mercado; e é membro do Conselho de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Paraná, que gere os recursos do Fundo Paraná, entidade que direciona recursos para o Estado.

E o futuro?

Dando um spoiler dos temas que serão tratados nos próximos eventos organizados pelos seus empreendimentos, Viola vê o futuro a pequenos cliques de distância. Assuntos como Inteligência Artificial, futuro da Gestão, Tendências, Inovação e Vida Digital são os pontos altos do próximo Viasoft Connect e Summit Connect Week, que serão realizados de 21 a 23 de junho de 2023.

Sobre investimentos, Viola salienta que: “Quanto mais experiência se tem no mercado, mais fácil fica para se criar o ecossistema, tracionar e investir em bons negócios. O mercado está imprimindo uma velocidade cada vez maior; o impacto das novas tecnologias será cada vez mais agressivo, especialmente quanto à soma de visão computacional, robótica, mobilidade e conectividade de forma mais intensa. É fato: teremos uma exponencialidade de mudanças. Precisamos nos preparar para isso e, especialmente, de mais governos entendidos em tecnologia e inovação. Tudo isso pode nos garantir um futuro mais confortável pela frente”.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top
Selecionar ADCOS doa parte da venda de protetor solar para combate ao câncer de pele no ES ADCOS doa parte da venda de protetor solar para combate ao câncer de pele no ES Aluf dá Show de Moda na Abertura do SPFW com Participação Especial da Orquestra Sinfônica Heliópolis TEDx Praia do Forte: Descubra o Poder da Sustentabilidade e Empoderamento em um Mundo em Transformação Navio Roupa Nova 40 Anos: Uma Viagem Mágica pelos Mares da Música Brasileira 7 Jogos leves para celulares fracos (Android 1GB RAM / Mobile) Explorando a Nova Parceria: Belle Belinha e Kine-Chan Agitam as Redes Sociais Sabores Sem Glúten no Nikkey Palace Hotel Como funciona o sorteio da Loteria Federal, saiba como concorrer aos prêmios 12 Cidades para incluir numa viagem para a Tailândia