No Web Summit Rio, Intelipost aponta como IA e machine learning estão revolucionando a experiência do cliente

Ross Saario, CEO do grupo de tecnologia logística, participou do painel How will AI help build a shining SaaS future?

A digitalização chegou ao segmento logístico. Inteligência artificial, machine learning e uso de dados são uma tendência crescente na busca por processos logísticos mais ágeis e inteligentes, o que resulta em custos menores, entregas mais rápidas e clientes mais satisfeitos. A constatação é de Ross Saario, CEO da Intelipost, maior grupo de tecnologia logística do Brasil, no painel  How will AI help build a shining SaaS future?, uma das atrações do  Web Summit Rio 2023. 

“Além da redução de custos, a tecnologia logística tem auxiliado grandes empresas brasileiras a levar uma melhor experiência de consumo, aumentando a satisfação dos clientes. E quando o cliente está satisfeito, ele volta e compra mais. IA e machine learning estão transformando o setor”, observou o executivo.

Com inovação no DNA, o Grupo Intelipost vem desenvolvendo soluções que integram, de forma inteligente, lojistas (como e-commerce, varejistas, indústrias, marketplaces, operadores logísticos) e transportadoras, proporcionando uma visão completa das entregas e redução de custos logísticos. Está presente em mais de 600 e-commerces e varejistas do Brasil como Leroy Merlin, Evino, Cobasi, Arezzo, Infracommerce, entre outros para ampliar a eficiência das entregas, auxiliando empresas de diferentes tamanhos e segmentos. 

Dentre as inovações desenvolvidas recentemente pelo Grupo, está o desenvolvimento e aprimoramento de um algoritmo criado com regressão linear, voltado para a previsibilidade de entrega. Outra solução de forte impacto é a rede de Pontos de Retirada para o comércio eletrônico com a Pegaki, uma das marcas que fazem parte do grupo e permite que o pequeno e médio varejista tenha mais opções para realizar a postagem de seus produtos, além de oferecer uma maior conveniência para o consumidor final com mais opções de recebimento do produto, melhorando a experiência de compra e consequentemente, o prazo de entrega. 

Para o CEO, a tecnologia desenvolvida muda a realidade de entrega de pequenas e médias empresas. “Nós queremos garantir ao varejista que realiza uma entrega por dia tenha a estrutura para entregar ao seu cliente o mesmo valor que os grandes players. Nossa solução garante uma redução de 20% nos custos de envios em comparação a uma entrega realizada por outros canais, reforça. 

Para o setor logístico, o investimento em tecnologia é um grande diferencial competitivo. Com a predição do prazo de entrega através do machine learning a partir do histórico de entregas, por exemplo, é possível reduzir custos e trazer uma melhor assertividade nos  prazos, gerando uma experiência positiva ao consumidor e aumento das taxas de conversão. Os dados e informações de histórico são cruciais e a virada para o desenvolvimento estratégico de grandes marcas.

Um exemplo de tecnologia que vem transformando o setor é o envio com rastreamento em tempo real. Esse modelo tem ganhado relevância, pois possibilita que os transportadores forneçam o acompanhamento atualizado para seus clientes, tudo isso com informações como o tempo de deslocamento do veículo até o destino da entrega, com o fornecimento de notificações de chegada para retirar o produto. Além disso, é possível perguntar ao consumidor se ele está disponível para receber a mercadoria antes do veículo se deslocar, um ótimo recurso para entregas de grandes volumes, por exemplo. 

Outra tendência é a digitalização da operação e processos, a logística sem papel.Neste caso, não se trata apenas de uma redução do uso de papel, mas sim da completa automação de todos os registros no processo de entregas. “Não podemos negar o risco existente de ineficiência e erros ao realizar tudo manualmente, desde um registro incorreto até a perda ou extravio de papéis. A automação e digitalização dos documentos e comprovação de entrega pode transformar completamente a logística dos centros de distribuição em um ambiente digital, o que aumenta radicalmente a visibilidade em toda a cadeia de suprimentos, além de promover menor impacto ambiental”, avalia Saario. Ao remover as emissões de papel da operação, simplifica-se o fluxo dos envios, garantindo maior produtividade e visibilidade de todas as etapas do processo.

Por fim, o uso dos chatbots que são hoje orientados por Inteligência Artificial podem fornecer não só atendimento personalizado ao cliente, mas principalmente informações relacionadas às dúvidas mais comuns sobre as entregas, sobre cada status do pedido. Mais uma vez, a tecnologia nos auxilia a gerar confiabilidade nos clientes, como também para oferecer soluções rápidas e eficientes para qualquer problema que possa surgir durante o processo de uma entrega.

A Intelipost tem uma história de sucesso no mercado e já recebeu aportes de fundos renomados, como o Project-A e Performa Investimentos. Em 2020, a empresa captou um investimento de R$130 milhões com a Riverwood Capital, possibilitando a aquisição de duas empresas líderes no mercado a Pegaki e AgileProcess, especializada em soluções de roteirização e visibilidade em tempo real para logística. Essas aquisições são um reflexo da estratégia de crescimento do grupo e de seu compromisso em oferecer soluções inovadoras e eficientes para seus clientes.

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