O que uma empresa deve avaliar para escolher o influenciador certo para sua marca?

Diretor comercial da Squad Social Lab explica que análise deve ser rigorosa para que os resultados apareçam

Uma pesquisa do Ibope mostrou que mais da metade dos internautas costuma consumir produtos e serviços indicados por influenciadores digitais. Nesse cenário, é natural que as marcas estejam investindo cada vez mais nessa ferramenta de publicidade. Mas como escolher o influenciador certo para ter mais chances de conseguir bons resultados?

De acordo com Marcelo Balerone, diretor comercial e de novos negócios da Squad Social Lab, MarTech pioneira no Marketing de Influência, muitas empresas costumam achar que é bem simples escolher um influenciador para ajudar a vender a marca. “Elas acham que basta enviar um mimo ou escolher um influenciador que alguém da equipe segue e está tudo certo, mas não é assim que funciona. É preciso ter ferramentas adequadas para fazer uma avaliação certeira, além de ter um time preparado para que a estratégia dê certo”, avalia.

Segundo Balerone, um primeiro ponto é definir os objetivos da empresa antes de contratar um influenciador. “É preciso entender os objetivos específicos com a parceria. É, por exemplo, ganhar mais seguidores? Ou aumentar o número de vendas de um produto ou serviço determinado? Ou, ainda, a marca precisa de um influenciador que atue em nível nacional ou em uma determinada região? Cada objetivo pode ser alcançado com mais facilidade através de um influenciador específico”, diz.

Ele explica que a estratégia deve andar em paralelo com um bom planejamento interno, afinal, quando as pessoas chegarem até a empresa por meio de um influenciador, elas precisarão encontrar facilmente o produto ou serviço para que possam concluir a compra.

Outros pontos sugeridos pelo diretor da Squad Social Lab para a marca acertar na escolha de um influenciador são:

  1. Estudar as métricas do influenciador, considerando não apenas número de seguidores, mas também engajamento e alcance das postagens;
  2. Entender se o influenciador tem relevância para a marca;
  3. Avaliar habilidades de comunicação pensando em seu público;
  4. Checar a qualidade do conteúdo produzido.

O especialista ressalta que os resultados obtidos pelas marcas com o uso de influenciadores costumam ser melhores que os da mídia tradicional. “São pessoas como nós indicando produtos”, diz. Mas, para que isso aconteça, a escolha deve ser correta. “A Squad Social Lab nasceu, inclusive, para ajudar nessa união de marcas e influenciadores. Entendemos que existe uma demanda grande nesse sentido é que é preciso, cada vez mais, profissionalizar a escolha por parte das marcas”, afirma.

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