É necessário prever tendências e não perder tempo no meio corporativo
A velocidade com que informações e, principalmente, produtos “viralizam” e se transformam em objetos de consumo é cada vez mais rápida. Em alguns casos, revelam-se apenas modismos, mas em outros revolucionam a forma de consumo.
Não é de agora que novidades chegam, encantam o público e tomam conta do mercado. O IPod, lançado em 2001 pela Apple revolucionou a maneira de consumir música, oferecendo ao público a capacidade de armazenar diversas composições e a possibilidade de ouvi-las quando e onde quiser, impulsionando o mercado da música digital.
Foi em 2006, que a Apple lançou o IPod touch, que foi responsável por dar os primeiros passos para um importante item que seria lançado no mesmo ano, e que, atualmente, está presente em todos os lugares a todas as horas: os smartphones.
Empresas investiram em smartphones, em inovação, em tecnologia e em internet em um período de um pouco mais de uma década. Passamos do 3G, para o 4G, até entrarmos na era da internet ultrarrápida, o 5G, que chegou ao Brasil no final de 2022. Impressoras 3D deixaram de ser um sonho futuro para se tornarem realidade e também uma área que desperta investimentos.
Ultimamente, a novidade da qual mais tem-se falado e que já está revolucionando a maneira de lidar com a tecnologia é o Chat GPT: a inteligência artificial no formato de chatbot e especializado em diálogo.
A Microssoft investiu nessa tecnologia há quatro anos, por meio da startup OpenAI, criadora do Chat GPT, e agora leva vantagem na corrida da inteligência artificial em relação a outras empresas que não previram essa tendência. O Google anunciou que irá investir mais de US$300 milhões em uma startup para criar rival para a tecnologia, assim como a outra multinacional norte-americana Amazon, gigante do ecommerce, tecnologia e streaming que lançou uma tecnologia destinada a ajudar empresas a fazerem seus próprios chatbots.
Com esse grande volume de atualizações e novas tecnologias, instituições de diferentes áreas investem em planejamento estratégico. E para suprir essa necessidade, empresas especializadas em gerenciamento de portfólio de projetos e mapeamento de processos ganham cada vez mais lugar no mercado. A IWPlan, é uma das empresas que surge nesse contexto, oferecendo soluções tecnológicas em gestão de estratégia de empresas e portfólio de projetos e processos.
O primeiro passo para que uma companhia tenha bons projetos inovadores, é que ela tenha boas sugestões. Para isso, é primordial a inserção de um método que incentive e facilite o registro das ideias pelos colaboradores, parceiros e clientes. A partir disso, é possível avaliar, classificar, aprovar e priorizar ideias inovadoras e que trarão maior valor para a marca.
Empresas como a IWPlan esquematizam todo um programa empresarial, desde a escolha do projeto, a relevância dele dentro e fora da empresa, seu alinhamento com o presente e o futuro do negócio, sua viabilidade e ainda a análise de risco, um ponto extremamente importante para empresas de todo o porte, ainda mais quando se fala em tendências.
O importante na era da ultra informação é prever tendências, analisar os riscos e saber, baseado em dados e planejamento, se o investimento é valido para a empresa. Porque isso pode definir se a empresa será uma referência na sua área ou um exemplo a não ser seguido.