Relatórios apontaram que 70% das perdas eram originárias de erros operacionais e 30% de fraudes praticadas na maioria por clientes
O PDV é uma das áreas que mais geram dores de cabeça para o varejista. Sensível, é responsável, em média, por cerca de 30% das perdas internas de uma loja. Mas uma rede de supermercados do interior paulista, o Azulão Supermercados, está resolvendo o problema com o uso do Gatecash, ferramenta de monitoramento de frente de caixa da Sesami, antiga Gunnebo Cash Management.
Com lojas em Lençóis Paulista e Macatuba, na região central do Estado, o Azulão começou a utilizado o Gatecash há cerca de três anos, com resultados significativos já desde a implantação. “Buscávamos uma solução que pudesse nos ajudar a diminuir as perdas. Sempre tivemos dificuldades em controlá-las e tínhamos a necessidade de uma ferramenta que proporcionasse uma análise detalhada operações de PDV, além de oferecer maior segurança às operadoras”, diz Lucas Rafael Rodrigues, diretor e sócio-proprietário da rede.
O Gatecash foi testado, primeiramente, em uma unidade de Macatuba. Depois da implantação da ferramenta, as perdas internas foram reduzidas em 45%, especialmente nas divergências com leite, cerveja e carne. Também se chegou à conclusão de que 70% das perdas eram originárias de erros operacionais e 30% de fraudes, principalmente praticadas por clientes. “Recebemos mais de 112 mil clientes mensalmente. Sem o apoio da tecnologia e soluções como o Gatecash estaríamos tentando contabilizar as perdas até agora”, afirma Guilherme Canduzin, gerente de prevenção de perdas do Azulão.
Em 30 dias de testes, Canduzin lembra que foram registrados em valores, com a ajuda do Gatecash, alguns milhares de reais em perdas identificadas. “Identificamos os problemas recorrentes e demos orientações e aplicamos sanções e punições às operadoras de caixa. Quanto às pessoas mal-intencionadas, comunicamos a polícia em alguns casos. Com essas medidas, reduzimos sensivelmente as perdas identificadas”, lembra.
Hoje o Gatecash faz parte da rede Azulão Supermercados. E já está contemplado no projeto de expansão com a criação de uma nova loja em Macatuba, no segundo semestre de 2023. “Nossa cultura de prevenção de perdas é muito forte. Temos nosso CFTV (são mais de 600 câmeras em três unidades e no Centro de Distribuição) e o time de prevenção de perdas em piso de loja. Prevenir perdas é lucro na certa”, declara Lucas Rodrigues.
Hoje, além de atuar na prevenção de perdas, os relatórios e imagens do Gatecash são utilizados até mesmo na integração dos novos funcionários, onde os cases internos de falhas de registros e quebras de procedimentos na operação de frente de caixa são apresentados. “A própria operadora, sabendo que o ambiente do PDV é monitorado, também se sente mais segura na resolução de casos conflituosos com clientes”, explica Canduzin.