Instituição de ensino tem utilizado dados imputados em aplicação para analisar relatos dos alunos e orientar na tomada de decisões no processo de aprendizagem
O Senac do Rio Grande do Norte está utilizando a tecnologia para ofertar o serviço de acolhimento emocional aos alunos matriculados nas oito unidades fixas no estado. A preocupação com a saúde mental dos alunos é prática antiga da instituição de ensino, mas, desta vez, o corpo pedagógico conta com o apoio das tecnologias da Microsoft, como as ferramentas da Microsoft Power Platform, para criar atendimentos psicopedagógicos e gerar dados que auxiliam a instituição a traçar ações que aprimorem o processo de aprendizagem dos alunos com base nos relatos.
A instituição também tem utilizado ferramentas como o Microsoft Teams e as aplicações do Microsoft 365 como parte de um programa de transformação digital que tem como objetivo promover um ensino mais inclusivo e acolhedor. “Nosso intuito é que o aluno se sinta acolhido e fortalecido para lidar com as adversidades que surgem durante o processo de aprendizagem. o atendimento psicopedagógico envolve suporte para inclusão e redução de barreiras à aprendizagem, além de acolhimento emocional. Quando percebemos que o aluno precisa de um acompanhamento clínico, ele é encaminhado para atendimento psicológico” diz Priscilla Silveira, gestora de qualidade e crescimento do Senac RN.
Outro benefício que a tecnologia tem proporcionado, segundo Priscilla, é o atendimento online integral, desde o agendamento e acompanhamento do aluno até a disponibilização das informações. O formato online reduziu o número de papeis e otimizou o trabalho da equipe psicopedagógica, liberando tempo para que os profissionais foquem no atendimento aos alunos.
“Hoje, consigo fazer o atendimento de forma virtual, sem precisar me deslocar entre as cidades, o que me impossibilitava acompanhar os alunos prontamente ou atender casos mais urgentes, gerando desmarcações e, por vezes, desestimulando o estudante a nos procurar”, explica a psicóloga educacional do Senac-RN, Emanuelle Araújo.
Para que os estudantes busquem acompanhamento, o Senac RN disponibiliza o agendamento pelo App Bookings, disponibilizado no Microsoft Teams. Eles têm a opção de escolher o atendimento presencial ou on-line. Após o atendimento, os profissionais do Senac imputam os dados em um arquivo do Sharepoint e, com o uso do Power Apps e do Power BI, a instituição também consegue categorizar as informações, como a turma, curso e o tipo de situação relatada pelo aluno, sem comprometer a privacidade dele. Quando há necessidade de um acompanhamento mais intensivo, somente os profissionais que cuidam do caso conseguem ter acesso, mediante a login com senha, à ficha do estudante.
“A saúde emocional é uma das grandes causas de dificuldade na aprendizagem e ter acesso em tempo real às informações nos dá um direcionamento para que possamos agir rápido e adotar meditas preventivas. Além de termos visibilidade da situação de todas as unidades para podermos saber direcionar melhor os recursos e esforços. Por exemplo, em uma turma com muitos casos de estudantes diagnosticados com TDAH, é possível trabalhar de forma a apoiar melhor esses alunos” afirma Priscilla.
“O trabalho do Senac RN, em oferecer apoio para os alunos de suas unidades é fundamental para o bem-estar e aprendizagem dos estudantes. A utilização da tecnologia está apoiando a instituição a atendê-los de maneira mais rápida. E, com os dados gerados, é possível ter as informações necessárias para traçar as melhores estratégias para aprimorar o ensino, bem como a aprendizagem e o bem-estar de todos.”, diz Vera Cabral, diretora de Educação e Skilling da Microsoft Brasil.