Startup desenvolve aplicação em NFTs para serviços de assinaturas digitais

Popularizada por serviços sob demanda como Netflix ou Spotify, assinaturas digitais são utilizadas em aluguel de automóveis, casa e até planos de saúde; sistema descentralizado criado por brasileiros traz mais segurança e possibilidade de antecipar parte das receitas de assinaturas por meio de contratos inteligentes

Relatório publicado no site What´s New In Publishing indica que o mercado de assinaturas digitais deve mais do que dobrar até 2025. Popularizado pelos serviços de streaming e conteúdo sob demanda como Netflix e Spotify, esse modelo de negócio inclui bens mais caros e de mercados diferentes, como carro, casa e até vestuário por assinatura. Atualmente avaliado em 650 bilhões de dólares, os serviços a partir de assinaturas digitais podem atingir a marca de 1,5 trilhão de dólares nos próximos três anos. 

Desenvolvida pelos belo-horizontinos da H3aven e premiada em abril na edição de Tóquio do ETHGlobal Hackathon, uma aplicação em blockchain de armazenamento descentralizado abre novas possibilidades ao modelo de negócio, como a garantia de mais privacidade e segurança para os dados criptografados dos assinantes ou a viabilidade de antecipação de receitas das assinaturas por meio de contratos inteligentes — ou seja, sem recorrer a bancos ou investidores. 

“Hoje, se um negócio precisa de fluxo de caixa, tem que buscar formas tradicionais de investimentos. Com essa tecnologia aplicada aos contratos inteligentes, a mesma empresa pode antecipar de 2% até 28% de suas próprias receitas futuras das assinaturas”, explica Antonio Hoffert, CEO da H3aven. “Como assinaturas são bens elásticos, é possível, então, abaixar o preço para atrair mais membros e obter mais receita durante um determinado período”.

A tecnologia, batizada de “Tokenized Access Control”, é uma interface na qual as empresas transformam as assinaturas em NFTs (sigla em inglês para tokens não fungíveis). Com ele, é possível também evitar o gasto com a duplicidade de credenciais e garantir o histórico absoluto daquela assinatura, já que novos dados de pagamento ou upgrades no serviço contratado modificariam o token deste usuário. A aplicação deve estar disponível ao mercado em setembro de 2023.

“É um sistema descentralizado e distribuído que pode ser utilizado por plataformas digitais e tradicionais”, diz Hoffert, que usa a Netflix como exemplo. “Hoje, a Netflix usa credenciais tradicionais para o usuário, ou seja, email e senha. E ela poderia continuar tendo essa facilidade de login via email e senha. Porém, atrás desse processo, aconteceria uma ‘tokenização’ da credencial”. Cada usuário, portanto, teria um NFT, espécie de “artefato” pelo qual o acesso ao serviço seria gerenciado. 

A interface pode atuar também na questão do compartilhamento de assinaturas, um dos problemas do modelo de negócio de algumas empresas de conteúdo sob demanda. “A ideia é que as pessoas fiquem mais cautelosas. Você não poderá mais partilhar informações de acesso, já que qualquer pessoa pode utilizar seu NFT, e, assinando com a chave privada, realizar uma transação em seu nome, por exemplo”.

Premiação em Tóquio

A solução da H3aven recebeu prêmios da Polygon – plataforma líder para escalonamento Ethereum e desenvolvimento de infraestrutura, da Airstack — plataforma que otimiza o gerenciamento, a integração e a utilização de blockchain e da Filecoin Virtual Machine, ecossistema referência para execução de contratos inteligentes, na última ETHGlobal Hackathon, maior evento mundial do setor. 

Segundo Izabela Guarino, gestora do projeto em Tóquio, a premiação reflete a urgência de tangibilizar a antiga promessa da Web3, na qual usuários comuns passam a ter soberania em relação aos seus dados.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top
Selecionar ADCOS doa parte da venda de protetor solar para combate ao câncer de pele no ES ADCOS doa parte da venda de protetor solar para combate ao câncer de pele no ES Aluf dá Show de Moda na Abertura do SPFW com Participação Especial da Orquestra Sinfônica Heliópolis TEDx Praia do Forte: Descubra o Poder da Sustentabilidade e Empoderamento em um Mundo em Transformação Navio Roupa Nova 40 Anos: Uma Viagem Mágica pelos Mares da Música Brasileira 7 Jogos leves para celulares fracos (Android 1GB RAM / Mobile) Explorando a Nova Parceria: Belle Belinha e Kine-Chan Agitam as Redes Sociais Sabores Sem Glúten no Nikkey Palace Hotel Como funciona o sorteio da Loteria Federal, saiba como concorrer aos prêmios 12 Cidades para incluir numa viagem para a Tailândia