WE Ventures e AgeRio anunciam abertura de rodada de investimento em startups fluminenses com mulheres em cargos de liderança

Por meio do fundo criado para impulsionar o empreendedorismo feminino no País, estão disponíveis R$ 5 milhões para empresas do Estado

Durante o Web Summit, um dos principais eventos de tecnologia do mundo – realizado no Rio de Janeiro entre os dias 1 e 4 de maio – o WE Ventures e a Agência de Fomento do Estado do Rio (AgeRio) anunciam a abertura de uma rodada de investimento em startups fluminenses com mulheres em cargos de liderança. A iniciativa é exclusiva para startups do estado do Rio de Janeiro, com faturamento de pelo menos R$ 2 milhões ao ano, que tenham uma, ou mais, mulheres em posição de liderança na companhia e, no mínimo, uma equipe feminina com 20% de participação no capital social da empresa. As interessadas têm até 31 de maio para se inscrever no site: www.we.ventures 

O WE Ventures é o braço de investimentos do Women Entrepreneurship (WE), um programa desenvolvido pela Microsoft Participações, em parceria com o Sebrae Nacional e a M8 Partners e com a Bertha Capital. Ele é o primeiro fundo de Venture Capital do Brasil focado apenas em empreendimentos liderados por mulheres, e conta com a AgeRio como uma de suas investidoras. Esta é a primeira rodada de investimentos realizada em parceria com a Agência. Serão selecionadas até 10 startups fluminenses, que terão a oportunidade de defender os seus negócios em um pitch de 15 minutos. Destas, três serão escolhidas pelo comitê de investimentos e pela gestão do WE Ventures para receber o aporte.  

“Existe uma grande lacuna de diversidade no mercado de Venture Capital, reflexo da nossa sociedade e do mercado de tecnologia como um todo”, afirma Marcella Ceva, CIO do WE Ventures. “Um estudo da LAVCA VC mostrou que, de 2019 para 2022, a porcentagem de investimentos destinados a startups lideradas por mulheres, na América Latina, passou de 16% para 31%. É um crescimento rumo a equidade de gênero, mas ainda temos mais a conquistar. Com essa chamada, vamos oferecer mais oportunidades e recursos para impulsionar o empreendedorismo feminino”, completa a executiva.   

“Ao participar do Fundo We Ventures, a AgeRio e o Governo do Estado do RJ reforçam o seu compromisso de apoio financeiro às startups lideradas por mulheres, fortalecendo a equidade de gênero e o empreendedorismo feminino no mercado fluminense”, diz Tatiana Oliver, diretora de Operações da AgeRio.  

Sobre a AgeRio 

A Agência de Fomento do Estado do Rio de Janeiro (AgeRio), que em dezembro de 2022 completou 20 anos, é uma sociedade de economia mista que faz parte da administração indireta do Governo Estadual, sendo vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços (SEDEICS). 

A missão da empresa – que opera com recursos próprios, repasses e fundos estaduais – é fomentar, por meio de soluções financeiras, o desenvolvimento sustentável do Estado do Rio de Janeiro, com excelência na prestação de serviços. Todas as operações realizadas pela AgeRio são aprovadas conforme critérios técnicos e por meio de decisões colegiadas, fatores determinantes para estabelecer as condições de cada apoio financeiro.  

A atual Diretoria da Agência, que tomou posse em 28 de dezembro de 2020, é composta exclusivamente por empregados concursados com longo histórico profissional na instituição. Com atuação focada em ganho de eficiência e assertividade nos negócios, a administração da empresa se concentra no fomento ao desenvolvimento da economia e na geração de emprego e renda, tendo em vista sobretudo o cenário econômico adverso imposto pela pandemia e as vocações regionais de cada região do Rio de Janeiro. 

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version