O controle de pragas em casas de recuperação e asilos é fundamental para manter para manter a higiene do ambiente, garantindo a saúde e bem-estar das pessoas que convivem ali.
Afinal, ele evita que pragas urbanas invadam o lugar, transmitindo doenças, causando alergias e provocando desconforto nos residentes.
É isso que acontece quando em um lugar aparecem ratos, baratas, moscas e outras pragas.
Mas além de garantir maior segurança e conforto a essas pessoas, a dedetização é um procedimento fundamental no cumprimento de regulamentações e diretrizes, que visam assegurar a qualidade ambiental desses estabelecimentos.
Continue acompanhando este artigo para saber quais são essas regulamentações e como funciona o procedimento nesses locais!
Controle de pragas é obrigatório
Antes de explicar como o procedimento é feito, é necessário ressaltar que o controle de pragas em casas de recuperação e asilos é obrigatório.
Isso é o que consta no manual da Comunidade Terapêutica para instalação e funcionamento do serviço no Estado de São Paulo.
O manual estabelece que esses estabelecimentos devem adotar medidas preventivas que visem reduzir a necessidade do uso de outras opções de dedetização amadora.
Afinal, a realização de procedimentos por pessoas não profissionais é ineficaz e pode ser perigosa para as pessoas que residem nesses locais.
Por isso, é uma exigência no Estado de São Paulo que uma empresa especializada e devidamente licenciada faça a dedetização.
Nesse sentido, a dedetizadora deve possuir licença emitida por órgão competente de Vigilância Sanitária, conforme RDC 52/2009, ainda segundo o manual.
Quando houver visitas e inspeções de autoridades sanitárias no lugar, a apresentação de certificado e comprovante de controle de pragas, com todas as informações que a lei sanitária exige, também é obrigatória.
Como funciona o procedimento
O controle de pragas em casas de recuperação e asilos segue o mesmo protocolo que para qualquer outro local. Acompanhe o passo a passo do procedimento:
Profissionais fazem avaliação do local
Em um primeiro momento, após a contratação de uma empresa especializada, como a Ajax Dedetizadora e Desentupidora, ela enviará seus profissionais ao local, para fazer uma avaliação.
Eles identificarão as áreas mais propensas ao aparecimento de pragas urbanas e identificarão se já existem pragas nos lugares, para traçar um plano de ação.
Plano de ação é traçado
Com as informações acima em mãos, os profissionais definem como atuarão no local. Para isso, eles escolhem os produtos mais adequados ao procedimento, assim como a melhor técnica a ser empregada.
Todos os envolvidos são informados
Após desenvolver um plano de ação, os profissionais estão prontos para executar o procedimento. Por isso, eles informam a todos os envolvidos como ele será feito e dão instruções para que possam iniciar o procedimento.
Antes de começarem a dedetização, é preciso que o local seja evacuado, porque as pessoas que tiverem contato com os produtos químicos utilizados se exporão a perigos desnecessários.
Além disso, é fundamental retirar todos os alimentos do lugar, sob risco de contaminação com os produtos e intoxicação por inalação ou ingestão.
Dá-se início ao procedimento
Com tudo pronto, os profissionais iniciam o controle de pragas em casas de recuperação e asilos de forma segura, utilizando equipamentos apropriados e técnicas nas quais são especializados. O procedimento é rápido e seguro.
Após um tempo, as pessoas podem voltar para local
Por fim, após esperar algumas horas, todos os residentes podem voltar ao local e retomar a sua rotina. A quantidade de horas, entretanto, varia conforme a técnica aplicada e o produto utilizado. Por isso, é fundamental seguir as recomendações dos profissionais à risca.