Dez propostas revolucionárias para impulsionar a sustentabilidade das cadeias de valor amazônicas serão reveladas na ExpoAmazônia BIO & TIC. Este evento, acontecendo de 28 a 30 de novembro no Studio 5 Centro de Convenções, será o palco para o Demoday do Programa Prioritário de Bioeconomia (PPBio), liderado pelo Idesam. Aqui, startups locais irão apresentar suas soluções, resultantes da intersecção entre a produção de biodiversidade e as demandas do mercado, fortalecendo assim a bioeconomia regional.
Essas iniciativas abrangem desde proteínas veganas derivadas de tucumã e açaí até o couro amazônico feito a partir do resíduo de pirarucu. Outros produtos incluem vinagre de cupuaçu, prensas artesanais para extração de óleo de pracaxi, cosméticos naturais, abacaxis com longa vida útil para exportação e embalagens revestidas comestíveis. Além disso, haverá espaço para bebidas, como coquetéis da floresta e cervejas artesanais feitas com frutas e resíduos amazônicos.
“Estamos buscando fazer deste evento um marco para o sucesso do PPBio, expondo projetos em diferentes estágios de desenvolvimento, oferecendo oportunidades de investimento e parcerias para impulsionar a nova economia na Amazônia”, afirma Paulo Simonetti, gerente do Idesam/PPBio.
O investimento no PPBio oferece resultados tangíveis, sem risco de perdas, demonstrando transparência e eficiência. Isso não apenas beneficia os participantes, mas também oferece uma visão prática de uma bioeconomia que já está em funcionamento em pequena escala na região.
Além de apresentar inovações, o Demoday do PPBio tem o objetivo de criar conexões que fortaleçam o ecossistema da bioeconomia na Amazônia. O evento será realizado no estande do Idesam, coordenador do PPBio, uma política pública da Suframa voltada para investimentos em Bioeconomia e Inovação no Polo Industrial de Manaus.
A programação terá início no dia 28.11, às 16h, com uma série de apresentações, seguida por sessões de networking às 18h40 para os participantes interessados em novos negócios. Nos dias seguintes, estão agendados outros Demodays: do Programa Prioritário de Indústria 4.0 e Modernização Industrial (PP4.0), no estande do Centro Internacional de Tecnologia de Software (CITS); e do Programa Prioritário de Fomento ao Empreendedorismo Inovador (PPEI), no estande da Softex, coordenadores de cada iniciativa, respectivamente.
Segue a ordem das apresentações:
16:15 – 16:25 | Revestimento Comestível – IFAM Manaus
16:30 – 16:40 | Proteína Vegana – Startup Smartfood
16:45 – 16:55 | Nova Prensa Artesanal – Startup Inova Manejo
17:00 – 17:10 | Cosméticos Clean Beauty – Startup Amakos
17:15 – 17:25 | Certificação orgânica participativa do pirarucu de manejo – Instituto Mamirauá
17:30 – 17:40 | Coquetelaria da Floresta – Startup Da Cruz Destilados
17:45 – 17:55 | Abacaxi para Exportação – Instituto IATECAM
18:00 – 18:10 | Vinagre Orgânico de Cupuaçu – Startup Elevar
18:15 – 18:25 | Couro Amazônico – Startup Yara Couro
18:30 -18:40 | Cerveja Artesanal – Instituto CTS