Projeto de Monitoramento da Atividade Pesqueira (PMAP): 15 Anos de Impacto Positivo para 25 Mil Pescadores

Há 15 anos, o Projeto de Monitoramento da Atividade Pesqueira (PMAP) surgiu como uma colaboração entre o Instituto de Pesca (IP), a Petrobras e a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio (Fundepag), visando fortalecer a pesca no Brasil. Ao longo desse tempo, o PMAP expandiu sua atuação, envolvendo seis estados do Sudeste e Sul do país.

As equipes do PMAP, compostas por colaboradores empenhados, realizaram um extenso acompanhamento da atividade pesqueira, registrando dados de cerca de 16 mil embarcações e 800 locais de descarga de pescados. Esse esforço resultou na geração de empregos diretos e na obtenção de informações georreferenciadas sobre a captura e esforço pesqueiro, além do mapeamento das estruturas de apoio ao longo do litoral.

Os resultados desse monitoramento estão disponíveis nos sites dos PMAPs estaduais, facilitando o acesso a dados detalhados sobre a produção pesqueira. Com tecnologia avançada, como o ProPesqWEB, desenvolvido pelo Instituto de Pesca, os dados são armazenados, analisados e disponibilizados para embasar estudos e políticas públicas voltadas para uma pesca sustentável.

O PMAP não apenas coleta dados, mas também colabora ativamente com as comunidades pesqueiras, oferecendo apoio tecnológico e social. O programa tem sido fundamental na formulação de normativas para a atividade pesqueira, trazendo benefícios significativos para os pescadores.

Além disso, uma novidade empolgante está a caminho: o aplicativo “ProPesqPescador”. Previsto para ser lançado em 2024, esse aplicativo permitirá aos pescadores registrar informações diárias, tornando-se uma ferramenta valiosa para a gestão financeira e organizacional, fortalecendo ainda mais a cadeia pesqueira.

O PMAP é um exemplo notável de colaboração entre instituições públicas e privadas em prol do desenvolvimento sustentável da atividade pesqueira no Brasil, e seu impacto positivo é reconhecido não apenas pelos dados coletados, mas também pelo apoio e valorização das comunidades pesqueiras ao longo desses 15 anos.

1 thought on “Projeto de Monitoramento da Atividade Pesqueira (PMAP): 15 Anos de Impacto Positivo para 25 Mil Pescadores”

  1. Sou coordenador do Programa de Monitoramento Pesqueiro de São Paulo, executado pelo Instituto e Pesca, cujo trabalho com a Petrobras está completando 15 anos. Aviso aos leitores que o texto acima é grosseiramente equivocado. A começar pela foto, que é da FIPERJ, instituição que executa o monitoramento pesqueiro no Rio de Janeiro. A conta de seis estados inclui monitoramentos feitos em SC pela Univali, não pela Fundepag, e em MG e ES, que não têm nenhuma relação com a Petrobras, e são realizados com parceria com a UFES, FEST e RENOVA. O texto mostra a completa falta de compreensão do contexto da execução deste importante trabalho, que tem sido realizado em parceria por várias instituições que, lamentavelmente, não foram devidamente citadas.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top
Selecionar ADCOS doa parte da venda de protetor solar para combate ao câncer de pele no ES ADCOS doa parte da venda de protetor solar para combate ao câncer de pele no ES Aluf dá Show de Moda na Abertura do SPFW com Participação Especial da Orquestra Sinfônica Heliópolis TEDx Praia do Forte: Descubra o Poder da Sustentabilidade e Empoderamento em um Mundo em Transformação Navio Roupa Nova 40 Anos: Uma Viagem Mágica pelos Mares da Música Brasileira 7 Jogos leves para celulares fracos (Android 1GB RAM / Mobile) Explorando a Nova Parceria: Belle Belinha e Kine-Chan Agitam as Redes Sociais Sabores Sem Glúten no Nikkey Palace Hotel Como funciona o sorteio da Loteria Federal, saiba como concorrer aos prêmios 12 Cidades para incluir numa viagem para a Tailândia