Especialista destaca como estes itens proporcionam uma identidade única para a cozinha
Com a aproximação do Dia dos Pais, muitas pessoas buscam presentes que combinem utilidade e afeto. Uma opção que tem ganhado destaque são os panos de prato com mensagens inspiradoras, especialmente pensados para aqueles que fazem da cozinha o lugar mais aconchegante da casa. Além de práticos, esses itens trazem um toque pessoal e emocional ao ambiente doméstico.
O que antes parecia domínio feminino, devido à divisão desigual das tarefas da casa, agora está mudando. Estudos indicam que o número de pais que cozinham continua crescendo. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2019 sugerem que 42% dos homens realizam atividades domésticas relacionadas à preparação de refeições.
Este número reflete uma mudança nos padrões tradicionais, mostrando o papel crescente dos homens na manutenção do lar. Os panos de prato são uma forma de celebrar e incentivar essa participação ativa. Além disso, fogem às repetitivas ferramentas, itens esportivos e de perfumaria que são os carros-chefe da data.
Tatiana Mika, especialista em sofisticação de marcas e proprietária da Pano de Prato etc., afirma que itens de cozinha deixaram de ser exclusivos para as mulheres. “Os presentes que trazem uma mensagem têm um impacto emocional para todos na casa, ajudando a fortalecer os laços familiares. Os panos de prato são bons exemplos de como pequenos detalhes podem fazer a diferença no cotidiano”, revela.
A nova tendência no Dia dos Pais
O segundo domingo de agosto tem cheiro de churrasco. Os itens de cozinha destinados ao público masculino costumam se resumir a tábuas de carnes, espetos e facas. Ao criar uma marca de panos de prato que dialoga com todos, Tatiana Mika acabou preenchendo uma lacuna. Afinal, existe uma demanda por novas formas de demonstrar carinho e respeito pelos pais.
As mensagens inspiradoras variam desde frases motivacionais até trechos de músicas e poemas, todos escolhidos para tocar o coração de quem lê, sejam homens ou mulheres. É através delas que os panos de prato acrescentam um toque de personalidade e bom humor ao ambiente.
Tatiana Mika explica que esses itens têm se tornado populares não só pelo apelo emocional, mas também pela sua versatilidade no dia a dia. “A escolha das mensagens é feita com muito cuidado para garantir que cada presente transmita sentimentos genuínos e relevantes para o contexto familiar. Além disso, temos frases motivacionais que se aplicam, inclusive, a ambientes profissionais, dando uma dose extra de encorajamento na copa do escritório e em momentos de lazer. Alguns homens vão além, adquirindo os produtos para a decoração de seus barcos”, exemplifica a CEO.
Outro ponto importante é a qualidade dos materiais utilizados. “Optamos por tecidos de alta durabilidade e fácil manutenção, o que é essencial para um item de uso constante como o pano de prato. Isso faz com que esses produtos sejam muito mais do que simples utensílios de cozinha”, explica Tatiana.
Valor emocional e funcional
O comércio voltado para o Dia dos Pais vem, aos poucos, abrindo espaço para celebrar os diversos interesses e personalidades das figuras paternas. Mais que um estímulo do mercado, trata-se de uma necessidade dos filhos. Saem os itens genéricos e sem identidade; entra em cena uma entrega de afeto embalado para presente.
Para Tatiana, os panos de prato com mensagens inspiradoras se transformam em uma forma de comunicação entre pais e filhos. “Cada mensagem escolhida com carinho tem o poder de expressar sentimentos que, muitas vezes, não conseguimos colocar em palavras”, conclui a especialista.
Sobre Tatiana Mika:
Mentora de marcas e pioneira na integração entre sofisticação e desenvolvimento pessoal, Tatiana Mika iniciou sua carreira como empresária transformando o objeto mais simples de uma casa em um item de desejo, chamando a atenção das mais relevantes mídias com sua marca, a Pano de Prato etc.
Formada em Administração Hoteleira, com avançados estudos em Branding pela ESPM e empreendedorismo pela Fundação Getúlio Vargas, a especialista se destaca no mercado por sua habilidade singular em transformar negócios em marcas de desejo.
Com rica experiência internacional em Tóquio e Los Angeles, além de ter estudado com um dos mais renomados especialistas em Branding do mundo, ela oferece uma perspectiva global única em suas mentorias. Seu enfoque holístico, apoiado por profundas competências em PNL, permite que ela eleve significativamente o potencial de suas clientes, impactando não apenas seus negócios, mas também suas vidas pessoais e familiares.
Como empresária e líder em mentorias de sofisticação de marcas, Tatiana é reconhecida por criar ambientes de aprendizado que funcionam como verdadeiros catalisadores para a mudança, capacitando mulheres empreendedoras a projetarem suas marcas com autenticidade, simplicidade e elegância. Ela se dedica a respeitar e celebrar a individualidade de cada mulher, guiando empreendedoras a se destacarem em um mercado competitivo, enquanto permanecem fiéis aos seus valores e essência.