Festival Internacional de Música de Santa Catarina (Femusc) acontece de 12 a 25 de janeiro; músicos iniciantes e profissionais podem se inscrever até 1º de setembro; programação de MPB volta nesta edição
O Festival Internacional de Música de Santa Catarina (Femusc) abre inscrições para a 20ª edição do evento. O cadastro deve ser realizado até 1º de setembro. Inscrições e todas as informações estão no site oficial: www.femusc.com.br. A oportunidade é para músicos iniciantes e profissionais. O evento acontece em Jaraguá do Sul (SC), de 12 a 25 de janeiro.
O Femusc é considerado o maior festival-escola de música clássica da América Latina e este ano trará mais de 50 professores de 10 nacionalidades diferentes para as aulas e apresentações. Entre os destaques que estarão presentes em 2025 estão:
- Ligia Amadio (maestrina e professora de regência orquestral)
- Ligia Nestrovsky (professora de canto popular)
- Guenko Gurchev (professor de voz e ópera)
- Lucia Luque Coorreman (professora de violino)
- Johanne Perron (professora de violoncelo)
Este ano, o Femusc também abre novamente a programação de MPB (Música Popular Brasileira), sob a coordenação do pianista, regente e arranjador Marcelo Ghelfi.
Distribuição das Vagas para 2025
Para a edição de 2025, serão disponibilizadas um total de 340 vagas, distribuídas da seguinte forma:
- 244 vagas nas oficinas de instrumentos orquestrais intermediário e avançado para os seguintes instrumentos: Violino, Viola, Violoncelo, Contrabaixo, Flauta, Oboé, Clarinete, Fagote, Trompa, Trompete, Trombone, Tuba, Saxofone, Percussão, Piano, Harpa, Violão Clássico e Regência Orquestral.
- 32 vagas nas oficinas de Canto Lírico, distribuídas em: Soprano, Mezzosoprano, Contralto, Tenor, Barítono e Baixo.
- 40 vagas nas oficinas de Instrumentos de Música Popular Brasileira, distribuídas em: Piano, Bateria, Sopros, Guitarra/Violão, Baixo, Canto e Acordeão.
- 20 vagas nas oficinas de Quartetos de Cordas, formando um total de cinco quartetos.
Processo de Inscrição
Para participar, os interessados devem encaminhar uma gravação, com repertório de livre escolha, de cinco a dez minutos de duração. Os candidatos de instrumentos de cordas devem ainda adicionar um movimento de obra não acompanhada de Bach (Suítes, Sonatas ou Partitas). A gravação deve ser disponibilizada via link, preferencialmente YouTube. Para o cadastro, é necessário também incluir os dados pessoais e um currículo resumido.
Programas para Crianças e Jovens
O Femusc também vai oferecer, na edição de 2025:
- 80 vagas para o Femusckinho, que envolve Iniciação à Musicalização e Música de Conjunto para crianças de 6 a 12 anos.
- 80 vagas para o Femusc Jovem, que oferece classes instrumentais e em conjunto, e contempla jovens adolescentes de 12 a 17 anos.
- Para músicos locais e amadores de 17 anos ou mais, interessados em participar do Femusc em um ambiente não-profissionalizante, haverá o Femusc Jaraguá, que oferece classes de instrumentos orquestrais e oportunidade de tocar em orquestras. Interessados nesses cursos devem fazer inscrição a partir de novembro.