Com 1.587 unidades, Bahia concentra o maior número de pizzarias do Nordeste brasileiro, revela estudo da Apubra

Freepik – Divulgação

De acordo com o levantamento anual realizado pela Associação Pizzarias Unidas do Brasil, os estabelecimentos do segmento no estado baiano representam 29,3% da ocupação regional.

Posicionado no 7º lugar no ranking dos estados que mais produzem pizzas no Brasil, a Bahia apresenta um crescimento de 12,55% no setor de pizzarias no último ano. É o que revela o estudo Mercado de Pizzarias 2023, desenvolvido pela Apubra, que há 21 anos atua no fomento de informações de qualidade e atualizadas sobre esse mercado. O levantamento também traz a potência do estado baiano na região Nordeste, com 1.587 unidades ativas, o maior número de pizzarias em funcionamento em toda a região.

Diante do panorama nacional, a Bahia concentra 4,65% das operações em funcionamento. Em relação às capitais, a cidade de Salvador está posicionada em 7° lugar, com 3,65% das pizzarias ativas nestes municípios, totalizando 427 unidades. Apesar dos índices expressivos, o levantamento Mercado de Pizzarias 2023, que analisa a situação ativa e inativa dos comércios das pizzarias ao longo do último ano, contabiliza apenas empresas autodenominadas como “pizzaria” na Razão Social/Nome Fantasia, com Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) 56, dos seguintes portes: ME, EPP e LTDA. Devido a uma alteração publicada no Ato Declaratório Executivo Cocad nº 2, divulgado em 13 de novembro de 2023, que não classifica um CNAE específico para as pizzarias dentro das atividades previstas para o Microempreendedor Individual (MEI), o levantamento não contempla MEIs.

Mesmo com a ausência dos dados, o estado computou a abertura de 177 novos estabelecimentos, evidenciando a potencialidade do mercado no Brasil, que registrou um crescimento de 11,55% em todo o país, com um total de 3.500 novas unidades. De acordo com Leandro Goulart, presidente da Apubra, o mercado baiano segue aquecido, principalmente com o crescimento do número de pizzarias na localidade. “É muito importante observarmos a ascensão do setor no estado, principalmente a partir do amplo crescimento do Nordeste, que se mostrou uma das regiões mais promissoras para a abertura de novos negócios pelo segundo ano consecutivo. A evolução do estado da Bahia no levantamento reforça as possibilidades que o setor oferece para os investidores do ramo”, afirma.

Mirando no mercado nordestino, a Apubra reafirma o compromisso de ser uma ponte entre empresários e empresas do segmento, promovendo acesso à capacitação para ampliar os resultados positivos já detectados em outros estudos. Assim, a associação trabalha para direcionar os empreendedores e novos investidores a buscarem desenvolvimento operacional, com treinamentos, capacitações, além de conhecer o cenário em que atuam, com o contato direto com quem já faz parte do setor.

“Entendemos que o segmento tem amplo espaço para crescer no Nordeste. Por isso, queremos aproximar cada vez mais as ações e projetos realizados pela associação para os empresários locais. A exemplo disso, recentemente promovemos a primeira edição do Pizza Tour no Nordeste, com a cidade escolhida sendo Fortaleza, no Ceará. Assim, trabalhamos para levar outras edições para as capitais nordestinas, com o objetivo de fomentar cada vez mais projetos para a região”, compartilha.

Metodologia

A terceira edição do estudo Mercado de Pizzarias no Brasil tem como intuito mapear aspectos do segmento, como distribuição geográfica, concentração de estabelecimentos ativos, porte das empresas, aberturas e fechamentos, a partir do apoio de especialistas em dados. As informações, que representam, em média, 75% do setor de pizzarias no Brasil, foram extraídas de fontes oficiais do governo, compreendendo empresas cadastradas na Receita Federal, em situação ativa, até dezembro de 2023.

Além disso, o estudo segue os critérios estabelecidos na pesquisa qualitativa, realizada diretamente pela Apubra. Como atingiu um número relevante de resultados, adotou como critério de pesquisa analisar dados de mercado apenas das empresas autodenominadas como “pizzaria” na Razão Social/Nome Fantasia, com Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) 56, dos seguintes portes: ME, EPP e LTDA.

Sobre a Apubra

Criada há 21 anos, a Apubra – Associação Pizzarias Unidas do Brasil surgiu da necessidade de empresários de trocar informações sobre o setor para conhecer a fundo o ramo em que atuavam e buscar conhecimento, capacidade de articulação, realizar grandes compras e, principalmente, compartilhar processos e soluções. A associação atua no fomento de informações de qualidade e atualizadas sobre o mercado gastronômico de pizzas por meio de dados precisos de balanços anuais e levantamentos junto aos associados, que ainda têm acesso a conteúdos para empreendedores da área.


Para mais conteúdo continue acessando o site Master Maverick.

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