Projeto Contemplando Horizontes une meditação e arte para o cultivo do bem viver

Encontros são presenciais, no Campus São Carlos da UFSCar (Foto: CCS)

Encontros na UFSCar são gratuitos e abertos ao público interessado; inscrições abertas

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) está com inscrições abertas para o projeto Contemplando Horizontes: educação contemplativa, meditação e arte para o cultivo do bem viver. Ao longo dos encontros são realizadas práticas de atenção e consciência corporal que fazem uso do silêncio e de processos apreciativos e expressivos como forma de acessar o mundo interno, reconhecer os próprios estados físicos, mentais e emocionais para uma maior integração entre corpo e mente e, consequentemente, para um maior equilíbrio mental e de consciência das experiências nas relações com o mundo.

“A partir da nossa necessidade comum de pertencimento, acolhimento e cuidado, o projeto Contemplando Horizontes visa manter um espaço e tempo de encontro e sociabilidade para o cultivo de diálogos apreciativos, possíveis de serem realizados a partir de vivências expressivas e práticas contemplativas/meditativas”, explica o coordenador da iniciativa, Eduardo Conegundes de Souza, professor do Departamento de Artes e Comunicação (DAC) da UFSCar. Ele também é instrutor de Lian Gong, conjunto de exercícios envolvendo movimentos biomecânicos associados à respiração (Daoin) e à circulação da energia vital ou Qi, como é denominado o sopro vital dentro da medicina tradicional chinesa. 

Durante os encontros, o docente da UFSCar também compartilha experiências ligadas às suas pesquisas sobre música, corporeidade, produção de presença e bem viver. Em suas pesquisas têm observado a relação das artes da presença com as práticas de meditação e integração entre corpo, mente e bem viver. Com isso, as atividades do projeto pretendem dar vazão a processos expressivos, reflexivos e de autoconhecimento para o cultivo do bem viver e de uma cultura de paz.

As atividades são gratuitas, abertas ao público e ocorrem às terças-feiras, das 10h30 às 12 horas, no Teatro de Bolso, no prédio do DAC, localizado na área Sul do Campus São Carlos da UFSCar. O primeiro encontro acontece no dia 22 de outubro. As inscrições devem ser feitas pelo formulário online https://bit.ly/cultivobemviver. O projeto está iniciando seu segundo ano de atividades. Trata-se de um grupo contínuo, ocorrendo ao longo de todo o período letivo. Para 2024, o período vai até 17 de dezembro e será retomado, em 2025, no dia 7 de janeiro. 

Dúvidas podem ser esclarecidas diretamente com o coordenador do projeto, pelo  e-mail eduardo.conegundes@ufscar.br ou WhatsApp (19) 98258-1510. A iniciativa está ligada ao Programa Institucional de Acolhimento e Incentivo à Permanência Estudantil (PIAPE), da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (ProACE) da UFSCar.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top
Aluf dá Show de Moda na Abertura do SPFW com Participação Especial da Orquestra Sinfônica Heliópolis TEDx Praia do Forte: Descubra o Poder da Sustentabilidade e Empoderamento em um Mundo em Transformação Navio Roupa Nova 40 Anos: Uma Viagem Mágica pelos Mares da Música Brasileira 7 Jogos leves para celulares fracos (Android 1GB RAM / Mobile) Explorando a Nova Parceria: Belle Belinha e Kine-Chan Agitam as Redes Sociais Sabores Sem Glúten no Nikkey Palace Hotel Como funciona o sorteio da Loteria Federal, saiba como concorrer aos prêmios 12 Cidades para incluir numa viagem para a Tailândia  Projeto de Lei: Regulamentação da Inteligência Artificial