A Yamamura apresenta orientações para espaços com pé-direito acima de 3 m
Um projeto luminotécnico representa uma etapa crucial em uma construção ou reforma residencial. A escolha de artigos de iluminação adequados, assim como a inclusão correta dos pontos de luz, são essenciais para uma rotina mais agradável e prática. Entretanto, quando os imóveis apresentam medidas diferentes das convencionais, é necessário ter ainda mais atenção com a distribuição das luzes, a fim de garantir que todo o espaço seja iluminado de maneira eficiente. A Yamamura, especialista no tema, apresenta algumas orientações para quem pretende iluminar áreas com pé-direito alto ou duplo. Confira!
Diferenças entre Pé-Direito Padrão, Alto e Duplo
Resumidamente, o pé-direito representa a distância vertical entre o piso e o teto em um determinado ambiente. Muitas pessoas têm dúvidas sobre esse assunto, pois, dependendo do tipo de projeto, a variação de altura pode ser enorme. Para se ter uma ideia:
- Pé-direito padrão: entre 2,5 m e 2,8 m (comum em residências brasileiras).
- Pé-direito alto: entre 3 m e 4 m.
- Pé-direito duplo: em média entre 5 m e 6 m.
As principais vantagens de ter um pé-direito mais alto incluem:
- Sensação de amplitude.
- Maior incidência de luz natural durante o dia.
- Melhor ventilação.
Parte das pessoas busca por tetos mais altos devido à sua imponência, estética diferenciada e novas possibilidades de decoração.
Atenção Redobrada
Nos ambientes com pé-direito alto ou duplo, é necessário ter ainda mais atenção. Afinal, há uma distância maior entre o teto e os espaços que deverão ser iluminados. Por isso, é preciso escolher artigos mais potentes com ângulos de abertura mais fechados, garantindo que a luz alcance os locais desejados. Na dúvida, sempre busque o auxílio de profissionais experientes que conheçam todas as normas e medidas.
Temperatura de Cor
As temperaturas de cor seguem o mesmo padrão utilizado em ambientes com pé-direito simples, ou seja:
- Luzes mais quentes (2700K a 3000K) para criar uma sensação de conforto.
- Luzes neutras (4000K) para ambientes que exigem mais foco e concentração.
Lustres e Pendentes
Pendentes e lustres são ótimas opções devido à sua flexibilidade em relação à altura, permitindo que fiquem mais próximos das áreas de interesse. No entanto, é preciso escolher o modelo adequado para valorizar o pé-direito alto.
Dicas importantes:
- Evite pendentes pequenos, pois podem ressaltar o distanciamento entre o chão e o teto, criando uma sensação de vazio.
- O mais indicado é optar por lustres grandes, com vários pendentes acoplados, de diferentes alturas e composições.
Isso contribuirá para um preenchimento mais eficaz dos espaços.
Outras Possibilidades
Em termos de iluminação técnica, é possível trabalhar com luminárias focais, como trilhos com spots ajustáveis ou pendentes direcionáveis. Essas luminárias têm um facho mais concentrado, garantindo que a luz seja entregue de forma eficiente no solo.
Para aqueles que não gostam de deixar a região próxima ao teto no escuro, luminárias difusas fixas podem ajudar a espalhar a luz na parte mais alta do ambiente. Nestes casos, é recomendado utilizar peças de alta potência, sempre direcionando as luzes focais para onde se precisa de uma iluminação mais intensa.
Além disso, luminárias de apoio, como abajures, luminárias de mesa ou piso, também são importantes para criar um clima aconchegante e garantir a presença de luzes de tarefa para atividades como leitura, estudo ou trabalho.
Áreas de Trabalho, Descanso e Sociais
A iluminação pode ser adaptada de acordo com as necessidades específicas de cada ambiente, além de refletir o gosto pessoal dos moradores. Algumas recomendações incluem:
- Para ambientes de trabalho e estudo (como escritórios em casa), aplique mais luzes focais de alta eficiência para garantir melhores resultados na área acima da mesa.
- Nos ambientes de descanso, como dormitórios, dê prioridade a luminárias difusas, indiretas e de apoio para criar um ambiente mais acolhedor.
- Nas áreas sociais e de destaque, como halls e salas de estar e jantar, é possível ousar com peças de iluminação de maior impacto.
Wall Washing
Para quem deseja incluir um toque diferente, uma excelente opção é investir no efeito “Wall-Washing”. A ideia consiste em posicionar uma luminária (difusa ou focal) próxima à parede, criando a impressão de que a luz desce “lavando” toda a sua superfície. Esse efeito é ideal para valorizar texturas, acabamentos ou decorações.
Sobre a Yamamura
Com mais de 50 anos de história, a Yamamura é reconhecida por sua proximidade com os clientes. Seu time de especialistas em iluminação, com vasta expertise técnica, contribui para as melhores escolhas de iluminação nos lares brasileiros. A empresa oferece milhares de itens de altíssima qualidade, incluindo peças exclusivas, e a equipe seleciona cada produto com um olhar atento às novas tendências de design.
Tanto para consumidores finais quanto para profissionais da área (arquitetos, decoradores e lighting designers), a Yamamura conta com um departamento de criação próprio com profissionais capacitados para compartilhar todo o seu conhecimento nas mais avançadas plantas luminotécnicas.
A empresa possui cinco lojas em São Paulo: Rua da Consolação, Shopping Lar Center, Campinas, São Bernardo do Campo e Santo André. Além disso, dispõe de um e-commerce com vendas para todo o Brasil: yamamura.com.br.
Serviço Yamamura
Loja online: yamamura.com.br