Dobra o número de noivas com mais de 50 anos na última década

Está se achando velha demais para casar? Saiba que, nos últimos 10 anos, o número de casamentos de mulheres com menos de 24 anos diminuiu, enquanto os de mulheres com mais de 50 anos cresceram. É o que apontam os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O número de mulheres com mais de 50 anos que se casaram formalmente quase dobrou. Elas representavam 3,3% das noivas e, dez anos depois, correspondem a 5,9%. A pesquisa, baseada nos registros civis, também revela que a brasileira está subindo ao altar mais tarde, com um aumento de casamentos entre 25 e 34 anos, e queda no número de noivas abaixo dos 24 anos.


Prioridade nos projetos pessoais

Estatisticamente, cada vez mais as mulheres estão postergando o casamento, priorizando o estudo ou a carreira profissional. Esses dados também são relevantes entre os homens. As pessoas estão cada vez mais focadas em seus projetos pessoais, antes de se comprometerem em um casamento. E, com a experiência de outros relacionamentos, sabem como fazer o casamento ser duradouro, evitando os erros do passado.


O que muda com a idade?

A especialista em relacionamentos, presidente de organização social e matchmaker, Claudya Toledo, que atua na união de casais de forma social, destaca alguns pontos importantes sobre o casamento na faixa etária acima dos 50 anos. Ela aponta que a condição física e o aumento da qualidade de vida são fatores determinantes. Homens e mulheres começam a perceber que podem ser felizes, independentemente da idade.


O autoconhecimento após os 50 anos

Segundo a matchmaker, nesta faixa etária, o autoconhecimento permite uma clareza maior sobre os objetivos pessoais e sobre o quanto estamos dispostos a dividir e flexibilizar o nosso espaço com outra pessoa. O mais importante: não há desejo de ter filhos ou de encontrar um relacionamento perfeito. A disponibilidade de tempo e os anseios em comum aos 50 anos possibilitam que ambos desfrutem de uma companhia agradável, sem a pressão de constituir uma família. Isso torna o relacionamento mais leve.


Segurança e autoconfiança

Quando uma mulher tem 50 anos ou mais, ela não cria um personagem para agradar. Ela não tem medo de não ser aceita, pois já sabe o que deseja, diferente da juventude. Até sexualmente, a mulher tem maior conhecimento do seu corpo e do que lhe dá prazer, o que a torna mais segura dentro de uma relação, conclui a especialista.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top
Aluf dá Show de Moda na Abertura do SPFW com Participação Especial da Orquestra Sinfônica Heliópolis TEDx Praia do Forte: Descubra o Poder da Sustentabilidade e Empoderamento em um Mundo em Transformação Navio Roupa Nova 40 Anos: Uma Viagem Mágica pelos Mares da Música Brasileira 7 Jogos leves para celulares fracos (Android 1GB RAM / Mobile) Explorando a Nova Parceria: Belle Belinha e Kine-Chan Agitam as Redes Sociais Sabores Sem Glúten no Nikkey Palace Hotel Como funciona o sorteio da Loteria Federal, saiba como concorrer aos prêmios 12 Cidades para incluir numa viagem para a Tailândia  Projeto de Lei: Regulamentação da Inteligência Artificial