Gastronomia brasileira conquista a Argentina:Fabrício Lemos e Lisiane Arouca levam os temperos do Brasil a Mendoza

Foto: Joaquín Camaño | Pablo Cúneo (enólogo da Luigi Bosca), Rogerio Souza (Decanter, Salvador), Lisiane Arouca, Fabrício Lemos, Pablo del Rio e Lucimar Reis (Vice-Presidente de Comércio Exterior Canadá & América Latina)

Responsável por um dos empreendimentos gastronômicos de maior sucesso no Brasil, o chef Fabrício Lemos, acompanhado da também chef e sua esposa Lisiane Arouca, levou para a Argentina os sabores e temperos que conquistaram o país.


Os fundadores e sócios do Grupo Origem viajaram para a inspiradora Mendoza a convite do chef Pablo del Rio para criarem um menu exclusivo na ‘Experiencia Cuatro Manos’, que aconteceu na luxuosa Finca El Paraíso, fazenda da família Arizu, fundadora da Bodega Luigi Bosca.


Com convites esgotados e uma grande mesa compartilhada, a experiência uniu a famosa culinária baiana, cuja identidade é resgatada por Fabrício e Lisiane em reinterpretações de ingredientes e preparos, à gastronomia única de Pablo, que traz influências da culinária espanhola, italiana e criolla, trabalhando ingredientes locais com intervenção mínima para serem apreciados em sua máxima pureza.

“Foi muito bom compartilhar a cozinha com o chef Pablo, que além de um grande profissional é extremamente gentil. A Luigi Bosca é uma bodega que traz histórias passadas de geração em geração, que mostram sua verdade e comprometimento em oferecer excelência aos amantes de vinhos”, resume Fabrício Lemos.

Lisiane, que assinou as sobremesas da experiência, explicou que somar ideias e técnicas foi muito positivo:

“Criei sobremesas que conversassem com essa conexão entre Brasil e Argentina, respeitando os ingredientes, principal traço da culinária do chef Pablo, com quem conversei bastante para chegarmos às receitas que foram servidas”, completa a chef.


O menu contou com criações que mesclaram ingredientes e temperos dos dois países:

  • truta curada, pimentão amarelo, coentro, batata andina;
  • bochecha de porco, cenoura, erva-doce, mel de kumquat;
  • baião de cordero, farofa, cebolla morada;
  • e pistache, bolo de chocolate branco, morangos.

Para harmonizar, foram selecionados os rótulos:

  • Luigi Bosca De Sangre White Blend 2024
  • Luigi Bosca Apuntes Cabernet Sauvignon Valle de Canota 2021
  • Luigi Bosca De Sangre Malbec Paraje Altamira 2021
  • Paraíso 2020
  • Luigi Bosca Gewürztraminer 2024

A Bodega Luigi Bosca foi fundada em 1901 e atualmente é um dos grandes nomes do vinho argentino. A marca chegou ao posto de uma das 5 principais exportadoras de vinhos de luxo do país. No Brasil, é importada pela Decanter.

“Tendência na gastronomia, a culinária ‘a quatro mãos’ promove a fusão de cozinhas assinadas por chefs destacados, para oferecer uma experiência em sabores e história, pois une verdadeiros patrimônios gastronômicos de diferentes origens”, finaliza Pablo del Rio.


@bodegaluigibosca | luigibosca.com
@decanter_vinhos | decanter.com.br

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top
Aluf dá Show de Moda na Abertura do SPFW com Participação Especial da Orquestra Sinfônica Heliópolis TEDx Praia do Forte: Descubra o Poder da Sustentabilidade e Empoderamento em um Mundo em Transformação Navio Roupa Nova 40 Anos: Uma Viagem Mágica pelos Mares da Música Brasileira 7 Jogos leves para celulares fracos (Android 1GB RAM / Mobile) Explorando a Nova Parceria: Belle Belinha e Kine-Chan Agitam as Redes Sociais Sabores Sem Glúten no Nikkey Palace Hotel Como funciona o sorteio da Loteria Federal, saiba como concorrer aos prêmios 12 Cidades para incluir numa viagem para a Tailândia  Projeto de Lei: Regulamentação da Inteligência Artificial