A Mostra de Cinema Chinês explora temas culturais e sociais, proporcionando ao público brasileiro uma imersão gratuita no cinema contemporâneo da China entre os dias 13 e 30 de novembro
A partir de 13 de novembro, o público brasileiro poderá explorar o cinema chinês contemporâneo sem sair de casa. A 9ª Mostra de Cinema Chinês de São Paulo, promovida pelo Instituto Confúcio da Unesp, traz o tema “Longe, Mas Perto” e apresenta oito filmes inéditos, disponíveis gratuitamente e exclusivamente na plataforma Spcine Play. O evento, que ocorre até 30 de novembro, é uma oportunidade única para conhecer produções chinesas não acessíveis em outras plataformas no Brasil.
Uma Amostra da Cultura Chinesa em Celebração aos 50 Anos de Diplomacia Brasil-China
Em comemoração aos 50 anos de relações diplomáticas entre Brasil e China, a mostra de 2024 exibe um conjunto de filmes com curadoria de Shi Wenxue, especialista em Ciências do Cinema pela Academia de Cinema de Pequim, e Lilith Li, fundadora da LiLiMB Culture. Segundo os curadores, o objetivo da programação é apresentar uma viagem pela cultura e pela visão de mundo chinesa por meio de produções que refletem a sociedade e os valores da China contemporânea.
“Queremos levar o público a uma viagem pela cultura chinesa, seus costumes e pela complexidade de seu povo,” afirma Shi Wenxue. “Esse é um cinema feito para ser sentido.”
O diretor do Instituto Confúcio da Unesp, professor Luís Antonio Paulino, reforça o papel do evento na promoção de um intercâmbio cultural. “Ao longo dos últimos dez anos, a Mostra tem sido uma janela para a China, sua cultura e seus cineastas. Mais de cem produções de alta qualidade já trouxeram ao público brasileiro histórias comoventes e a voz vibrante da China”, observa Paulino.
A Programação de Filmes da 9ª Mostra de Cinema Chinês
A mostra apresenta uma diversidade de temas, desde histórias de ação e aventura até reflexões sobre amor e cultura popular. Confira alguns dos filmes disponíveis nesta edição:
“Retorno ao Tibete” (2022)
Dirigido por Guoxing Chen e Lhapal Gyal, o premiado filme “Retorno ao Tibete” foi destaque no Festival Internacional de Cinema de Mumbai. A história narra o encontro entre Lao Kong, um forasteiro, e Jigme, um intérprete tibetano. A obra explora as dificuldades de comunicação e o processo de aproximação entre duas culturas inicialmente em desacordo, abordando temas de amizade e entendimento intercultural.
“De Trem-Bala pela China” (2024)
O documentário de Tan Mengsha segue um escritor americano em sua viagem pela rede ferroviária chinesa, considerada a maior do mundo. A obra explora a evolução dos transportes na China, dos trens antigos ao moderno Fuxing, destacando o impacto do sistema ferroviário na economia, no turismo e no ritmo de vida das cidades chinesas.
“Jornada Sem Fim” (2023)
Inspirado em eventos reais, o filme de Mo Dai acompanha Cheng Bing, um capitão de polícia que, após um incidente durante uma investigação, é condenado e perde seu cargo. Depois de cumprir a pena, ele retoma a busca por justiça. A história examina questões de integridade e a determinação de um homem em fazer o que considera certo, apesar dos obstáculos.
“À Espera do Amor” (2005)
Dirigido por Shixian Wu, o filme retrata a jornada emocional de jovens em busca de amor em uma cidade grande. A narrativa oferece um panorama das relações contemporâneas, explorando a solidão e o amadurecimento dos personagens. “À Espera do Amor” recebeu diversas indicações ao Prêmio Golden Rooster, incluindo as categorias de Melhor Filme e Melhor Atriz.
“A Lenda da Serpente Branca” (2021)
Em um marco na produção cinematográfica chinesa, o filme de Xianfeng Zhang, a primeira ópera cantonesa em 4K com som imersivo, apresenta a lenda da Serpente Branca. A trama acompanha Bai Suzhen, uma entidade mística que assume forma humana para reencontrar seu amor de vidas passadas. Com uma narrativa mítica e uma estética impressionante, o filme é uma celebração das artes tradicionais chinesas.
“Pós-Verdade” (2022)
O diretor Chengpeng Dong aborda a relação entre verdade e reputação na era digital. A história gira em torno de um homem de meia-idade que decide limpar a imagem de uma cliente falecida. O filme, vencedor do prêmio de Filme Mais Comentado do Ano no Weibo Movie Night Awards, explora os dilemas éticos e sociais em um mundo dominado por fake news e julgamentos públicos.
“Quatro Primaveras” (2017)
Considerado um dos Dez Melhores Filmes em Língua Chinesa pela Associação de Críticos de Cinema de Shanghai, “Quatro Primaveras” é um documentário intimista que retrata a rotina de uma família chinesa durante quatro celebrações do Ano Novo. O diretor Qingyi Lu captura a simplicidade e resiliência dos personagens, revelando uma filosofia de vida que valoriza o ordinário.
“Sabores da Vida” (2023)
Dirigido por Lu Min, o documentário explora a relação entre a gastronomia e a cultura chinesa, enfatizando os valores familiares e a importância dos sabores nas experiências cotidianas. “Sabores da Vida” leva o espectador a uma imersão no sudoeste da China, onde cada prato é carregado de histórias e simbolismos.
Serviço e Links Úteis
- Período: 13 a 30 de novembro
- Local: Online e gratuito na plataforma Spcine Play
- Classificação: Livre
- Programação completa e detalhes dos filmes: Acesse aqui
A 9ª Mostra de Cinema Chinês, organizada em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e com o apoio da Spcine e do CCSP, reforça o papel do cinema como uma ponte cultural, ao mesmo tempo que consolida a presença chinesa no cenário cultural brasileiro.