Sob a regência do maestro e médico Samir Rahme, o projeto “Música nos Hospitais” chega ao HSPM no próximo dia 13, quarta-feira, às 11h30.
O projeto “Música nos Hospitais”, realizado pela Associação Paulista de Medicina (APM), leva um conjunto de cordas ao Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM) no próximo dia 13 de novembro, quarta-feira, às 11h30. A apresentação será da Orquestra do Limiar, composta por 14 músicos, e regida pelo maestro e médico Samir Rahme. O evento acontecerá no térreo do hospital e é aprovado pelo Ministério da Cultura por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da APSN.
O HSPM já recebeu a iniciativa em anos anteriores (2006, 2008, 2009, e 2016), sempre proporcionando momentos de alegria e diversificação da rotina hospitalar. Para o concerto do próximo dia 13, a Orquestra do Limiar preparou um repertório variado, com obras de Vivaldi, Mozart, Piazzolla, e compositores brasileiros renomados, como Villa-Lobos, César Guerra-Peixe, Clóvis Pereira dos Santos, e Zequinha de Abreu, incluindo a famosa “Tico-tico no Fubá”, com arranjo de Marcos Scheffel, spalla da orquestra. Outras músicas possuem arranjos elaborados pelo maestro Samir Rahme e pelo violinista Kleberson Buzo.
Benefícios Terapêuticos da Música
O maestro Samir Rahme explica que o repertório foi escolhido cuidadosamente, pensando nos benefícios aos pacientes e frequentadores dos hospitais. Ele destaca que Mozart, por exemplo, tem o poder de fazer “nossa alma dançar”. Além disso, os instrumentos de cordas, utilizados pela orquestra, ajudam a trabalhar a circulação e a respiração, fundamentais para o bom funcionamento do organismo. O som mais introspectivo da orquestra também tem o poder de tocar os sentimentos das pessoas, proporcionando alívio e melhorando o estado emocional.
Uma pesquisa feita pela APM com o público do projeto “Música nos Hospitais” identificou que 78% dos pacientes que assistiram às apresentações conseguiram aliviar o peso emocional da internação e tratamento. Para 50% deles, as apresentações ajudaram a esquecer momentaneamente seus problemas de saúde.
Impacto Social e Cultural
A Coordenadora Cultural da APM, Flávia Negrão, destaca como a música alivia o estresse, promove a humanização do ambiente hospitalar e serve como elo entre pacientes, profissionais de saúde, e familiares. Ela também ressalta que a Lei de Incentivo à Cultura e o patrocínio da Apsen possibilitaram a expansão do projeto, que já realiza apresentações há 20 anos, alcançando 70 mil pessoas em 70 hospitais.
A Diretora Cultural da APM, Dra. Cleusa Cascaes Dias, afirma que a APM, mesmo sendo uma associação sem fins lucrativos, realiza ações culturais com impacto positivo na saúde, proporcionando momentos especiais e de elevação espiritual aos pacientes.
Comemoração de 20 Anos do Projeto
Em 2024, o projeto comemora sua 15ª temporada e os 20 anos de sucesso, com mais de 200 concertos realizados em 21 cidades no Brasil, levando música clássica e erudita a hospitais e enriquecendo a vida de médicos, pacientes e familiares.
Próximos Concerto da 15ª Temporada
- Concerto 3
Data: 13.11.2024, quarta-feira, 11h30
Local: Hospital do Servidor Público Municipal
Endereço: Rua Castro Alves, 60 – Aclimação, São Paulo – SP - Concerto 4
Data: 27.11.2024, quarta-feira, 11h
Local: Hospital Geral do Grajaú
Endereço: Rua Oscar Andrade Lemos, 250 – São Paulo – SP - Concerto 5
Data: 4.12.2024, quarta-feira, 11h
Local: Instituto do Câncer do Estado de São Paulo – ICESP
Endereço: Av. Dr. Arnaldo, 251 – Cerqueira César, São Paulo – SP - Concerto 6
Data: 12.2.2025, quarta-feira, 11h30
Local: InCor – Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP
Endereço: Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 44 – Cerqueira César, São Paulo – SP - Concerto 7
Data: 26.2.2025, quarta-feira, 11h
Local: Hospital do Servidor Público Estadual (IAMSPE)
Endereço: Rua Pedro de Toledo, 1800 – Vila Clementino, São Paulo/SP - Concerto 8
Data: 12.3.2025, quarta-feira, 11h
Local: Hospital Santa Marcelina de Itaquera
Endereço: R. Santa Marcelina, 177 – Vila Carmosina, Itaquera, São Paulo – SP - Concerto 9
Data: 26.3.2025, quarta-feira, 11h
Local: Associação Paulista de Medicina
Endereço: Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278 – Bela Vista, São Paulo/SP - Concerto 10
Data: 9.4.2025, quarta-feira, 11h
Local: Associação Paulista de Medicina
Endereço: Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278 – Bela Vista, São Paulo/SP - Concerto 11
Data: 23.4.2025, quarta-feira, 11h
Local: Local a definir
Ensaios Abertos
- Onde: Associação Paulista de Medicina (APM) – Térreo
- Endereço: Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278 – Bela Vista
- Quando: Terças-feiras, das 19h às 22h, nas seguintes datas:
- 5, 12, 19 e 26 de Novembro de 2024
- 2 de Dezembro (segunda-feira, excepcionalmente)
- 28 de Janeiro de 2025
- 4, 11, 18 e 25 de Fevereiro de 2025
- 10 (segunda-feira, excepcionalmente), 11, 18 e 25 de Março de 2025
- 1, 8, 15 e 22 de Abril de 2025
Programação sujeita a alterações.
Formação da Orquestra do Limiar
- Regência: Samir Rahme
- Spalla: Marcos Scheffel
- Violinos: Kleberson Buzo, Gabriel Cristian Gorun, Fernanda Garcia, David Gama, Ricardo Sanzine, Gabriel Curalov, Ana Paula Eloi, Jair Guarnieri Almeida e Ana Paula Lima
- Violas: Renan Sardelari e Nicoli Martins
- Violoncelos: Thiago Faria e Mayara Alencar Lopes
- Contrabaixo: Thiago Hessel de Paula
- Coordenação da Orquestra: Vera da Cunha Pasqualin
Sobre a Orquestra do Limiar
Fundada em 2002 por Samir Rahme, a Orquestra do Limiar apresenta música instrumental e erudita em congressos, eventos e hospitais, com o lema “Música para a Alma”. A orquestra já levou a magia da música a milhares de pessoas, proporcionando momentos de elevação espiritual e cura através das melodias.
Sobre a Associação Paulista de Medicina (APM)
Fundada em 1930, a APM é a representante da classe médica no estado de São Paulo, com 70 Regionais. Além de seu papel na elaboração de políticas de saúde, a APM promove eventos culturais e científicos, educação médica continuada e oferece diversos serviços e benefícios aos seus associados.
Sobre a APSEN
Com mais de 55 anos de história, a Apsen é uma das maiores indústrias farmacêuticas nacionais, presente em diversas áreas terapêuticas. A empresa valoriza a responsabilidade social e acredita que sua missão de cuidar de pessoas vai além dos aspectos farmacêuticos, com iniciativas que contribuem para uma sociedade mais justa e igualitária.