Quedas e acidentes representam mais de 60% dos acionamentos de seguros para bikes, diz levantamento

Dados do Clube Santuu, empresa pioneira no ramo, mostram que danos acidentais superam amplamente furtos e roubos


A contratação de seguros para bicicletas tem crescido de forma expressiva no País. Atualmente, são cerca de 100 mil bikes protegidas no Brasil, de acordo com a Federação Nacional de Seguradoras Gerais (FenSeg). Porém, ao contrário do que a maioria das pessoas acredita, a principal causa de acionamento do seguro não são roubos e furtos.


Um levantamento realizado pelo Clube Santuu, empresa pioneira e líder de mercado com cerca de 25 mil bicicletas seguradas em seu portfólio, aponta que os danos acidentais representam a maior fatia dos sinistros. Entre abril de 2020 e outubro de 2024, 62% dos acionamentos da empresa se deram por danos acidentais, como quedas, batidas e outros acidentes.

Bem atrás aparecem os furtos qualificados, com 21%, e os roubos, com 17% dos casos. Segundo Rodrigo Del Claro, CEO do Clube Santuu, muitos dos sinistros ocorrem por situações do cotidiano, como passar em um buraco de rua ou entrar na garagem com a bicicleta no rack superior do carro e batê-la no teto.

“Em geral, os ciclistas fazem seguro de bike com medo de roubos e furtos. Mas essas quedas e pequenos acidentes são, de longe, o principal motivo para abertura de sinistros.”, conta Del Claro.


Marina Jacob, cliente do Clube Santuu desde o ano passado, precisou do seguro ao sofrer uma queda em uma ciclovia. “Comigo não aconteceu nada, mas com a bike aconteceu de tudo: o quadro quebrou no meio e o freio também teve algumas avarias. O pessoal do Clube Santuu conseguiu repor as peças, e eu tive um acompanhamento integral“, diz.


Bikes de todos os valores podem ter seguro

O CEO do Clube Santuu lembra também que tem aumentado o número de apólices para bicicletas de custo mais baixo, o que tem ajudado a dinamizar o mercado. “Temos, em nosso portfólio, desde bicicletas que custam o preço de um carro novo até aquelas mais populares. Em muitos casos, já seguramos bicicletas de menos de R$ 1 mil,” relata Del Claro.


O executivo lembra ainda que o seguro de bike tem um dos maiores potenciais do mercado. “Temos uma frota circulante de 40 milhões de bicicletas, porém apenas uma pequena parcela é segurada. Há uma margem enorme para crescer. O Clube Santuu foi pioneiro entre as seguradoras especializadas para bike e buscamos aperfeiçoar sempre o serviço e mostrar a importância desse tipo de seguro para o ciclista,” finaliza.


Sobre o Clube Santuu

O Clube Santuu é um clube de serviços para ciclistas. Uma plataforma que oferece o que tem de melhor para bike: seguro, consórcio, financiamento, bike travel, SOS Bike, pontos de apoio, eventos, concierge do pedal, rede de descontos e muito mais. Criado por ciclistas amantes do pedal, o Clube Santuu foi concebido como um ecossistema da bike, para fazer conexões, estabelecer parcerias e desenvolver serviços inovadores. De ciclista para ciclista.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top
Selecionar ADCOS doa parte da venda de protetor solar para combate ao câncer de pele no ES ADCOS doa parte da venda de protetor solar para combate ao câncer de pele no ES Aluf dá Show de Moda na Abertura do SPFW com Participação Especial da Orquestra Sinfônica Heliópolis TEDx Praia do Forte: Descubra o Poder da Sustentabilidade e Empoderamento em um Mundo em Transformação Navio Roupa Nova 40 Anos: Uma Viagem Mágica pelos Mares da Música Brasileira 7 Jogos leves para celulares fracos (Android 1GB RAM / Mobile) Explorando a Nova Parceria: Belle Belinha e Kine-Chan Agitam as Redes Sociais Sabores Sem Glúten no Nikkey Palace Hotel Como funciona o sorteio da Loteria Federal, saiba como concorrer aos prêmios 12 Cidades para incluir numa viagem para a Tailândia