Na tarde desta quinta-feira, 07, o Movimento Vez e Voz, por meio de sua idealizadora Ana Jarrouge e sua coordenadora, Camila Florêncio, participou da 3ª edição do Fórum de Mulheres no Transporte e Logística. O evento foi realizado no Espaço de Conteúdo do 24º Salão Internacional do Transporte (FENATRAN) e teve como objetivo ampliar o protagonismo feminino e promover ações em prol da equidade de gênero.
Painel sobre Políticas Públicas
De acordo com Ana Jarrouge, que participou como mediadora do painel intitulado “Políticas Públicas para fomentar a participação feminina no setor de transporte rodoviário de cargas”, a temática é fundamental para o desenvolvimento das mulheres no TRC.
“O nosso objetivo nesse painel, desde a sua curadoria, foi pensar em como a gente pode potencializar nossas ações. Nós precisamos do poder público, de outras instituições, como a nossa confederação para conseguir alcançar algumas coisas que ainda não conseguimos. Então é muito importante essa união entre o público e o privado.” — Ana Jarrouge
Abertura do Evento: Destaques do Movimento Vez e Voz
A coordenadora do Movimento Vez e Voz, Camila Florêncio, participou da abertura do evento e comentou sobre a atuação do movimento no setor de transporte:
“O Vez e Voz tem uma série de iniciativas para ajudar as empresas e as profissionais a abraçarem essa jornada de transformação no setor de transporte. Hoje nós temos mais de 100 empresas e entidades comprometidas em ter mais profissionais mulheres não só pela quantidade mas também pela qualidade.” — Camila Florêncio
Atividades e Painéis do Fórum
Entre as demais atividades do 3º Fórum de Mulheres no Transporte e Logística, houve mais dois painéis com as temáticas:
- “Cases de boas práticas” — Iniciativas de empresas que dão espaço e voz às mulheres motoristas.
- “Transformação digital e o protagonismo feminino” — Impulsionando a inovação e a colaboração no transporte e logística.
Mayra Nardy, diretora de Portfólio da Fenatran, destacou a importância dessas discussões em um ambiente como a FENATRAN:
“Os eventos de negócio são uma representação do setor e estamos aqui reunidos justamente para dar voz às necessidades do setor. Temos uma preocupação com diversidade e inclusão. Os movimentos não competem entre si, ao contrário, há uma convergência para que cheguem mais longe.” — Mayra Nardy
Curadoria e Projetos de Inclusão de Mulheres
O evento teve em sua curadoria três projetos voltados para a inclusão de mulheres:
- Movimento Vez & Voz — Iniciativa do Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região (SETCESP).
- Movimento A Voz Delas — Da Mercedes-Benz do Brasil.
- Movimento Rota Feminina — Organização sem fins lucrativos que busca a equidade de gênero no ecossistema logístico.
Sobre o Setcesp
Fundado em 1936, o Sindicato das Empresas de Transporte de Carga de São Paulo e Região (Setcesp) surgiu da união de empresários do Transporte Rodoviário de Cargas (TRC). Hoje, com 88 anos, é o maior sindicato patronal do setor na América Latina e é reconhecido por transportadores, órgãos governamentais e representantes da esfera política.
Atuação Nacional — Além de representar os 50 municípios da Grande Região Metropolitana de São Paulo, o Setcesp oferece apoio a mais de 39.000 empresas com informações atualizadas, estudos técnicos, treinamentos, palestras e consultorias jurídica, econômica e operacional, dentre outros serviços.