NVIDIA, Rolls-Royce e Classiq anunciam avanço da computação quântica para dinâmica de fluidos computacional em motores a jato

NVIDIA, Rolls-Royce e Classiq, uma empresa de software quântico, anunciam uma inovação em computação quântica destinada a trazer eficiência cada vez maior para motores a jato.

Utilizando a plataforma de computação quântica da NVIDIA, as empresas projetaram e simularam o maior circuito de computação quântica do mundo para dinâmica de fluidos computacional (CFD) – um circuito que mede 10 milhões de camadas de profundidade com 39 qubits. Ao usar GPUs, a Rolls-Royce está se preparando para um futuro quântico, apesar das limitações dos computadores quânticos atuais, que suportam apenas circuitos com algumas camadas de profundidade.

A Rolls-Royce planeja usar o novo circuito em sua jornada para a vantagem quântica em CFD para modelar o desempenho de projetos de motores a jato em simulações que usam métodos de computação clássica e quântica.

Tais avanços são importantes para a Rolls-Royce, líder mundial na indústria da aviação, em seu trabalho para construir motores a jato de última geração que apoiem a transição energética com uma aviação mais sustentável.

“Projetar motores a jato, que são um dos dispositivos mais complicados do mundo, é caro e desafiador computacionalmente”, diz Ian Buck, vice-presidente de hiperescala e HPC da NVIDIA. “A plataforma de computação quântica da NVIDIA oferece à Rolls-Royce um caminho potencial para enfrentar esses problemas enquanto acelera sua pesquisa e desenvolvimento futuro de motores a jato mais eficientes.”

“Aplicar os métodos de computação clássica e quântica diretamente ao desafio de projetar motores a jato nos ajudará a acelerar nossos processos e realizar cálculos mais sofisticados”, afirma Leigh Lapworth, pesquisador de ciência computacional da Rolls-Royce.

A Rolls-Royce e sua parceira, a Classiq, com sede em Israel, projetaram o circuito usando o mecanismo de síntese do Classiq e o simularam usando GPUs NVIDIA® A100 Tensor Core. A velocidade e a escala do processo foram possibilitadas pelo NVIDIA cuQuantum, um kit de desenvolvimento de software que inclui bibliotecas e ferramentas otimizadas para acelerar os fluxos de trabalho da computação quântica.

NVIDIA Grace Hopper acelera a computação quântica

A NVIDIA oferece uma plataforma de computação unificada para acelerar os avanços na pesquisa quântica e no desenvolvimento em todas as disciplinas. O superchip NVIDIA Grace Hopper, que combina o desempenho inovador das GPUs da arquitetura NVIDIA Hopper™ com a versatilidade das CPUs NVIDIA Grace, foi idealmente projetado para cargas de trabalho de simulação quântica em grande escala.

Além disso, sua interconexão NVIDIA NVLink®-C2C de alta velocidade e baixa latência torna os sistemas clássicos construídos com o superchip perfeitamente adequados para vincular a processadores quânticos, ou QPUs. Com um total de 600 GB de memória de acesso rápido por nó, Grace Hopper permite que o ecossistema quântico leve essas simulações a uma escala ainda maior.

Uma ponte estratégica para o futuro quântico, Grace Hopper alimenta o DGX™ Quantum, o primeiro sistema de computação quântica acelerado por GPU do mundo que combina a computação quântica com a clássica de última geração. A NVIDIA também oferece aos desenvolvedores o NVIDIA CUDA® Quantum, um modelo robusto de programação de código aberto que vincula GPUs e QPUs.

O ecossistema quântico da NVIDIA se expande

Uma vasta gama de pesquisas de computação quântica do mundo agora é executada em GPUs NVIDIA.

O Jülich Supercomputer Centre, uma das maiores instalações da Europa para computação quântica, também anunciou no ISC planos para construir um laboratório de computação quântica com a NVIDIA, destacando a crescente importância dos sistemas híbridos de computação quântica e clássica. O laboratório também ajudará os desenvolvedores a avançar no campo da computação quântica com ferramentas como CUDA Quantum.

“A computação quântica oferece o potencial de resolver problemas até então inimagináveis abrindo caminho para uma era revolucionária de inovação científica e tecnológica”, afirma Marcio Aguiar, diretor da divisão Enterprise da NVIDIA para América Latina.

Além disso, a ORCA Computing é o mais recente construtor de QPU a integrar o CUDA Quantum, combinando seu computador quântico fotônico com GPUs para machine learning. TensorFlow Quantum e TorchQuantum – duas estruturas populares de aprendizado de máquina quântica – agora também integram o cuQuantum. Hoje, a maioria dos softwares de computação quântica do mundo oferece suporte à aceleração de GPU com a plataforma quântica NVIDIA.

Saiba mais sobre a plataforma de computação quântica da NVIDIA no ISC.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top
Selecionar ADCOS doa parte da venda de protetor solar para combate ao câncer de pele no ES ADCOS doa parte da venda de protetor solar para combate ao câncer de pele no ES Aluf dá Show de Moda na Abertura do SPFW com Participação Especial da Orquestra Sinfônica Heliópolis TEDx Praia do Forte: Descubra o Poder da Sustentabilidade e Empoderamento em um Mundo em Transformação Navio Roupa Nova 40 Anos: Uma Viagem Mágica pelos Mares da Música Brasileira 7 Jogos leves para celulares fracos (Android 1GB RAM / Mobile) Explorando a Nova Parceria: Belle Belinha e Kine-Chan Agitam as Redes Sociais Sabores Sem Glúten no Nikkey Palace Hotel Como funciona o sorteio da Loteria Federal, saiba como concorrer aos prêmios 12 Cidades para incluir numa viagem para a Tailândia