A Shell Eco-marathon, competição acadêmica de renome internacional que desafia estudantes universitários a projetar, construir e operar protótipos de veículos ultra eficientes em termos energéticos, está trazendo uma emocionante novidade para sua 6ª edição brasileira. Pela primeira vez, a competição incluirá uma categoria dedicada ao hidrogênio, um combustível limpo que se tornou estratégico na busca por soluções de energia sustentável e descarbonização.
Nos últimos anos, o hidrogênio tem ganhado destaque como alternativa para a produção de energia limpa e sustentável. Neste ano, equipes acadêmicas da Bolívia e do México, representadas pelas equipes Capitán Victor Ustariz e Hydro Dzec, respectivamente, construíram protótipos automotivos equipados com tecnologia avançada para produzir, armazenar e utilizar o hidrogênio como fonte de energia. Esses veículos incluem células de combustível de hidrogênio, capazes de converter o gás em eletricidade, tanques de armazenamento de alta pressão e métodos eficientes de produção de hidrogênio, como a eletrólise. Além disso, eles exigem sistemas de controle sofisticados para gerenciar o fluxo de hidrogênio e oxigênio dentro da célula de combustível e regular a produção de energia.
Segundo Norman Koch, Chefe de Operações de Marca da Shell, esses protótipos são exemplos notáveis de inovação tecnológica e demonstram a capacidade dos futuros engenheiros de desenvolver sistemas energéticos mais eficientes, dispositivos inovadores e, ao mesmo tempo, reduzir o consumo de combustíveis. Como Enrique Gabriel Munive Roldan, da equipe Hydro Dzec, destaca, os estudantes engenheiros estão comprometidos em enfrentar os desafios da transição energética, cientes da complexidade de transformar ideias em realidade, mas dispostos a iniciar e manter essa transformação.
Nos eventos anteriores da Shell Eco-marathon ao redor do mundo, tem havido um aumento significativo no interesse pelo hidrogênio como combustível, devido ao seu potencial para transporte com emissão zero. Cerca de 10% das equipes participantes globalmente optam por veículos movidos a células de combustível de hidrogênio, apontando para uma tendência crescente no desenvolvimento de veículos mais eficientes e sustentáveis. Ernesto Alejandro Oblitas Paredes, da equipe Capitán Victor Ustariz, expressa o desejo de contribuir para a mudança na matriz energética do país, substituindo o gás natural pelo hidrogênio, o que pode promover o desenvolvimento econômico sustentável.
Além da categoria de hidrogênio, os protótipos desenvolvidos por estudantes do Brasil e da América Latina competirão nas categorias Combustão Interna (etanol e gasolina) e Bateria Elétrica. Nesta edição, 66% dos protótipos competirão na categoria Bateria Elétrica, mais que o dobro do número de veículos da categoria Combustão Interna. Espera-se que essa competição traga tecnologias inovadoras capazes de impulsionar a mobilidade sustentável e oferecer novas opções ao mercado.
As tecnologias desenvolvidas na Shell Eco-marathon têm o potencial de tornar os veículos mais eficientes em termos energéticos, reduzir as emissões de carbono e diminuir o consumo de recursos. Esses avanços também contribuem para o desenvolvimento de veículos elétricos e movidos a hidrogênio, que têm autonomias mais longas e tempos de reabastecimento mais rápidos, tornando o transporte sustentável mais prático e atrativo. Além disso, os estudantes que participam da competição adquirem competências práticas e conhecimentos que os ajudarão a enfrentar os desafios energéticos do setor da mobilidade e de outras áreas no futuro.
A Shell Eco-marathon, presente em 35 edições, reflete o compromisso da Shell em impulsionar o progresso e fornecer soluções energéticas mais limpas. A competição reúne estudantes talentosos de várias partes do Brasil e de países vizinhos como Bolívia, Colômbia, México e Peru, promovendo a colaboração e a inovação em busca de um futuro com menos emissões de carbono.
Na edição de 2022, a equipe Pato a Jato, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), unidade de Pato Branco, conquistou o tetracampeonato na categoria de Combustão Interna, alcançando uma impressionante eficiência de 619 km por litro de etanol. Na categoria de Bateria Elétrica, a equipe Milhagem, da Universidade Federal de Minas Gerais, completou o circuito com uma eficiência energética de 312 km por quilowatt-hora, demonstrando o potencial dessas tecnologias.
Há mais de um século no Brasil, a Shell é uma empresa de energia integrada que atua em diversas áreas, incluindo Upstream, Novo Mercado de Gás Natural, Trading, Pesquisa & Desenvolvimento e Energias Renováveis. Seu compromisso é atender à crescente demanda por energia de forma econômica, ambiental e socialmente responsável, moldando o futuro da energia e contribuindo para um mundo mais sustentável. A distribuição de combustíveis é realizada pela joint-venture Raízen, que também adquiriu o negócio de lubrificantes da Shell Brasil, fortalecendo ainda mais a presença da Shell no mercado brasileiro.
Em um mundo cada vez mais consciente da importância da sustentabilidade, a Shell Eco-marathon Brasil é uma oportunidade única para jovens engenheiros demonstrarem sua capacidade de inovação e contribuírem para a criação de soluções energéticas mais limpas e eficientes. Com a inclusão da categoria de hidrogênio, a competição promete impulsionar ainda mais a pesquisa e o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis no país e na região. A Shell está comprometida em apoiar essa jornada rumo a um futuro mais verde e promissor.