Locaweb Company divulga resultados do primeiro trimestre de 2023
A Locaweb Company (LWSA3), um ecossistema de marcas integradas que oferecem soluções digitais completas e modulares para todos os tamanhos e maturidades de negócios, anunciou, hoje à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) seus resultados financeiros para o trimestre encerrado em 31 de março de 2023.
No primeiro trimestre do ano, a companhia teve 3 importantes destaques: Crescimento do segmento de commerce, Avanço na estratégia comercial da Wake e crescimento de booking (MRR vendido) e Receita Líquida das empresas adquiridas.
Com relação ao crescimento da operação, a empresa registrou novamente um trimestre com desempenho consistente em todas as linhas de negócio. Destaque também o importante crescimento na operação de Commerce, que atingiu R$ R$ 200,1 milhões de receita no trimestre, um crescimento de 38,8% na comparação com o 1T22.
“O 1T23 foi um trimestre de grandes entregas para a Locaweb Company, tanto em resultados quanto em tendências construídas para o ano de 2023. Isso é fruto do nosso ecossistema diferenciado da Locaweb Company que se baseia na recorrência de assinatura, manutenção dos clientes na base, evolução de produtos, investimento em crescimento, como o lançamento da Wake, visando oportunidade de mercado, além de um ecossistema completo e robusto”, afirma Fernando Cirne, CEO da Locaweb Company.
Continuamos apresentando crescimento das operações de e-commerce acima do crescimento do segmento no Brasil, por meio da evolução constante dos nossos produtos, aumento do mercado endereçável com a Wake, que teve um excelente desempenho no trimestre, e forte investimento em cross-selling, que é um dos principais KPIs da administração no ano de 2023.
O lançamento da nova marca para plataforma de e-commerce no segmento Enterprise, a Wake, vem para consolidar algumas das nossas operações: All In, Social Miner, Síntese, Samurai, Ideris, Squid e Tray Corp em apenas uma. Com o objetivo de expandir nossa atuação para clientes Enterprise e, consequentemente, aumentando o mercado endereçável das nossas soluções, que já são suficientemente robustas e já conta com mais de 700 clientes em plena operação. Com booking (total vendido MRR) com crescimento de 482% versus 1T22 e evolução do ticket médio em 180%.
Com o foco em aumento da margem EBITDA e geração de caixa, continuando os trabalhos iniciados em 2022, a margem EBITDA das empresas adquiridas passou de -11,9% no 4T21 (menor nível de margem na série histórica) para -1,2% no 1T23, um ganho de 10,7 p.p., resultado da alavancagem operacional dessas empresas, bem como da consolidação de algumas das operações, tal qual foram apresentadas ao longo dos trimestres.
Esse desempenho das empresas adquiridas contribuiu para que a Companhia atingisse 17,1% de margem EBITDA no 1T23, representando um ganho de 1,0 p.p. na comparação com o trimestre imediatamente anterior.
A base de assinantes pagantes no segmento de Commerce apresentou crescimento de 27,4%, passando de 134,7 mil assinantes no 1T22 para 171,5 mil no 1T23. Seguimos ampliando nosso ecossistema de Commerce que já conta com mais de 600 integrações, bem como a qualidade da plataforma que contribuiu para o consistente aumento de vendas dos clientes.
Destacamos, também, o TPV da operação de pagamentos que apresentou crescimento de 49,0% no 1T23 comparado a 1T22, atingindo R$ 1,5 bi no período, resultado do crescimento mais acelerado de vendas em lojas próprias dos nossos clientes, bem como da aceleração da captura de sinergias entre as empresas adquiridas com a nossa solução de pagamentos.
O segmento de BeOnline / SaaS atingiu R$ 102,7 milhões de Receita Líquida. O segmento encerrou o primeiro trimestre do ano com recuperação relevante de bookings +24% frente ao 1T22, o que deve contribuir para o crescimento em receita recorrente nos próximos trimestres.
“Por fim, atingimos nossos objetivos em crescimento de receita líquida e superamos o nosso orçamento com relação a EBITDA, fruto da alavancagem operacional da operação de Commerce, que apresentou crescimento superior a 39% se comparado ao mesmo período do ano anterior, integração das operações e gestão acurada de custos, dando sequência ao trabalho já iniciado no 4T22”, finaliza Rafael Chamas, CFO e IRO da Locaweb Company.
Para mais informações, acesse: ri.locaweb.com.br