Professores brasileiros preocupados com fake news, mas sem preparo para lidar com o tema

Uma pesquisa recente encomendada pelo Instituto Palavra Aberta apontou que 73% dos professores brasileiros estão preocupados com o cenário de desinformação que afeta o país, porém apenas 40% deles se sentem preparados para lidar com este desafio. O levantamento contou com a participação de 435 professores de Ensino Fundamental II e Ensino Médio de todas as regiões do Brasil.

A pesquisa também mostrou que 74,5% dos professores entrevistados se sentem bem informados sobre seus temas de trabalho, mas apenas 30% julgam-se bem informados sobre assuntos mais diversos e distantes de seu maior interesse. Embora 85% dos educadores participantes declarem usar mídias com frequência em suas aulas, apenas 97% o fazem para conectar o tema curricular com um acontecimento atual ou para aprofundar temas e conceitos. Ou seja, é importante destacar que o uso de mídias pelos professores em geral não significa que estejam implementando educação midiática.

É aqui que entra o EducaMídia, programa de educação midiática dedicado a formar professores nesta temática e coordenado pelo Instituto Palavra Aberta. O estudo mostrou a importância da formação de educadores em competências de educação midiática para que eles possam, posteriormente, criar e implementar atividades para seus alunos. Os docentes que foram impactados pela formação do EducaMídia revelaram ter um repertório midiático mais amplo, uma vez que usam fontes de informação com mais frequência e de forma mais ativa do que outros professores. Além disso, eles se mostram mais arrojados nos objetivos pedagógicos ao recorrer às mídias, buscando formar para o exercício crítico da cidadania.

Apesar da oferta de materiais e recursos prontos ser importante para professores iniciarem um processo de educação midiática, quanto mais os docentes se aprofundam no tema, eles próprios passam a articular seu repertório no sentido de criarem suas próprias soluções. Os professores formados pelo EducaMídia parecem fidelizar meios de comunicação específicos para se manterem informados, como sites e aplicativos de notícias específicos, enquanto os não impactados citam meios a partir dos quais precisarão buscar informações, como Google e YouTube.

A pesquisa também aponta para a necessidade de pensar em estratégias específicas para docentes e estudantes do ensino médio, uma vez que professores dessa etapa têm mais dificuldade em adotar estratégias de educação midiática por motivos diversos, que incluem os interesses mais objetivos do alunado, que pensa em profissionalizar-se e/ou ingressar no ensino superior ou no mercado de trabalho.

A pesquisa realizada pelo Instituto Palavra Aberta revela a importância da formação em educação midiática para os professores, bem como a necessidade de implementar estratégias específicas para lidar com a desinformação e as fake news. O EducaMídia é uma iniciativa importante que pode contribuir para a formação dos docentes nessa área e para a promoção de uma educação crítica e cidadã.

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