ANCAT e Instituto HEINEKEN Comemoram 1º Ano do HUB da Cidadania e Sua Expansão para Salvador

Expansão do Projeto para a Capital Baiana com Apoio da Tetra Pak

Recentemente anunciada, a expansão do projeto HUB da Cidadania para a capital baiana contará com o apoio da Tetra Pak. Em uma atividade paralela, o Ministro dos Direitos Humanos assinará um termo para a estruturação de organizações de catadores.

A Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (ANCAT) e o Instituto HEINEKEN celebram nesta sexta-feira o primeiro ano do projeto HUB da Cidadania. Esta iniciativa pioneira, que ocorre na cidade de São Paulo, tem promovido a inclusão de catadores e catadoras autônomos, especialmente aqueles em situação de rua, oferecendo acesso a serviços sociais, políticas públicas, informações e apoio à capacitação profissional. O evento, que será dividido em duas partes, contará com a presença do Ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, que assinará um termo de fomento com o Instituto Catasampa. A programação será realizada nesta sexta-feira, 9 de agosto, a partir das 10h, na COOPAMARE, a primeira cooperativa de catadores do Brasil, localizada na Rua Galeno de Almeida, 659, Pinheiros, São Paulo – SP.

Balanço do Primeiro Ano e Expansão para Salvador

A ação tem como objetivo apresentar o balanço do primeiro ano do projeto e sua expansão para Salvador, na Bahia. Circulando por todas as regiões da capital paulista, o trailer do HUB atendeu cerca de 1300 catadores e catadoras que atuam nas ruas da cidade, superando a meta inicial de mil atendimentos. Dos trabalhadores atendidos, 47% estão em situação de rua, evidenciando a importância do trabalho realizado, que teve como foco inicial a escuta ativa dos catadores, buscando entender suas realidades, como e onde coletam materiais recicláveis, realizam sua comercialização, além de identificar seus desafios diários e principais necessidades.

O evento também marcará a renovação do HUB da Cidadania para o segundo ano de atuação em São Paulo, em parceria com o Instituto HEINEKEN. Além disso, será anunciada a expansão do projeto para Salvador (BA), desta vez com o apoio da Tetra Pak. A exemplo do que já ocorre em São Paulo, cada catador autônomo da capital baiana receberá atendimento individualizado pelo escritório móvel a partir de janeiro de 2025.

Resultados e Compromissos

Os números alcançados pelo HUB da Cidadania mostram o comprometimento da ANCAT e do Instituto HEINEKEN com a promoção da inclusão e melhoria das condições de trabalho dos catadores. A expansão do projeto para Salvador, com a parceria da Tetra Pak, representa um passo importante na ampliação dos benefícios proporcionados pelo HUB da Cidadania, reafirmando o compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade social.

“A escolha de Salvador como a próxima cidade para a implementação do HUB da Cidadania reflete o compromisso do projeto em atender regiões com alto potencial de transformação social. A parceria com a Tetra Pak e novos parceiros fortalece a iniciativa, que também é fundamental para a agenda ESG (Ambiental, Social e de Governança) dessas empresas”, destaca Roberto Rocha, presidente da ANCAT.

“Os números do HUB da Cidadania nos mostram que o trabalho desenvolvido nesse último ano tem sido relevante para incluir esses profissionais na agenda de cidadania. Nosso papel, enquanto Instituto HEINEKEN, é promover condições mais dignas de trabalho para os catadores e vendedores ambulantes. Para isso, acreditamos na colaboração e potência entre as empresas. Estamos muito felizes com essa expansão ao lado da ANCAT e, agora, agregando Tetra Pak”, afirma Vânia Guil, gerente executiva do Instituto HEINEKEN.

“A região Nordeste, em especial a Bahia, é uma prioridade para a Tetra Pak”, resume Valeria Michel, diretora de Sustentabilidade Brasil e Cone Sul. “E ter o foco no social, trabalhar junto a catadoras e catadores para melhorar a vida dessas pessoas, é imprescindível. Afinal, são elas e eles que não deixam materiais recicláveis se perderem, sem utilidade”, acrescenta.

Fomento ao CataSampa

A programação do evento incluirá também a assinatura do termo de fomento do Instituto Catasampa com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, que será firmada pelo ministro Silvio Almeida. A assinatura prevê apoio à estruturação e fortalecimento de cooperativas e associações de catadores de materiais recicláveis da cidade de São Paulo, entre elas a COOPERPAC – Cooperativa de Trabalho e Coleta do Parque Cocaia, COOPERPOBA – Cooperativa de Trabalho dos Catadores e Recicladores Ponte Baixa, e a COOPAMARE – Cooperativa de Trabalho dos Catadores Autônomos de Papel, Aparas e Materiais Reaproveitáveis.

O evento será ainda marcado pela entrega de um manifesto ao ministro, com reivindicações do Movimento Nacional dos Catadores (MNCR).

“O diálogo e a parceria com entidades privadas, poder público e terceiro setor são fundamentais para potencializar o trabalho da nossa equipe em campo. Através dessas colaborações, podemos melhorar as oportunidades para catadores e catadoras autônomos, facilitando o acesso a direitos e proporcionando uma vida mais digna”, destaca Roberto Rocha, presidente da ANCAT.

Sobre a ANCAT

A ANCAT é uma associação civil sem fins lucrativos, formada por catadores e para os catadores de materiais recicláveis. Há 24 anos, atua pelo avanço na profissionalização da categoria organizada em cooperativas e associações, além de contribuir para o trabalho de catadores que atuam nas ruas, aterros sanitários e em lixões no Brasil.

Protagonista na criação de conexões entre o setor público, grandes empresas e cooperativas, a ANCAT tem promovido a economia circular inclusiva em todo o país, fortalecendo e ampliando a prestação de serviços dos catadores. Para isso, a associação estabeleceu uma sólida área de projetos que atua sobre temas como recuperação de embalagens, qualificação produtiva, gerenciamento de logística reversa, tecnologia, além de geração e organização de dados referentes ao setor.

Sobre o Instituto HEINEKEN

Para atender a essa população, além de jovens e vendedores ambulantes em situação de vulnerabilidade, o Grupo HEINEKEN, segunda maior cervejaria do país, criou em 2022 o Instituto HEINEKEN, o primeiro do Grupo no mundo. O instituto visa fomentar a transformação da sociedade por meio do equilíbrio e atua no desenvolvimento de habilidades socioemocionais, empreendedoras, capacitação, geração de emprego e renda, e promoção do consumo responsável de álcool, contribuindo para uma melhor perspectiva de futuro para esses públicos.

Sobre o Grupo HEINEKEN

O Grupo HEINEKEN chegou ao Brasil em maio de 2010, após a aquisição da divisão de cerveja do Grupo FEMSA. Em 2017, adquiriu a Brasil Kirin Holding S.A. (“Brasil Kirin”), tornando-se o segundo maior player no mercado brasileiro de cervejas. O Grupo gera mais de 14 mil empregos e possui 14 unidades produtivas no país, sendo 12 cervejarias e duas microcervejarias. A companhia também já iniciou a construção da sua 15ª cervejaria em Passos (MG), que será a unidade mais sustentável da companhia até agora.

No Brasil, o portfólio de cervejas do Grupo HEINEKEN inclui marcas como Heineken®, Heineken® 0.0, Sol, Amstel, Amstel Ultra, Kaiser, Bavaria, Eisenbahn, Baden Baden, Devassa, Schin, Glacial, Lagunitas, Blue Moon e Tiger. O portfólio de não alcoólicos inclui Água Schin, Skinka, os refrigerantes Itubaína, Viva Schin, FYS e o recém-lançado CLASH’D. Com sede em São Paulo, a companhia é uma subsidiária da HEINEKEN NV, a maior cervejaria da Europa.

Sobre a Tetra Pak

A Tetra Pak é líder mundial em soluções para processamento e embalagem de alimentos. Trabalhando próximo a seus clientes e fornecedores, a empresa proporciona acesso a alimentos seguros e nutritivos para centenas de milhões de pessoas em mais de 160 países diariamente. Com mais de 24 mil funcionários em todo o mundo, a Tetra Pak se compromete a tornar os alimentos seguros e disponíveis em todos os lugares, com a promessa de proteger o que é bom: alimentos, pessoas e o planeta.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top
Selecionar ADCOS doa parte da venda de protetor solar para combate ao câncer de pele no ES ADCOS doa parte da venda de protetor solar para combate ao câncer de pele no ES Aluf dá Show de Moda na Abertura do SPFW com Participação Especial da Orquestra Sinfônica Heliópolis TEDx Praia do Forte: Descubra o Poder da Sustentabilidade e Empoderamento em um Mundo em Transformação Navio Roupa Nova 40 Anos: Uma Viagem Mágica pelos Mares da Música Brasileira 7 Jogos leves para celulares fracos (Android 1GB RAM / Mobile) Explorando a Nova Parceria: Belle Belinha e Kine-Chan Agitam as Redes Sociais Sabores Sem Glúten no Nikkey Palace Hotel Como funciona o sorteio da Loteria Federal, saiba como concorrer aos prêmios 12 Cidades para incluir numa viagem para a Tailândia