De prensador de sucata a Top Voice LinkedIn: João Gabriel celebra virada de vida após sucesso nas redes

João Gabriel, head de tecnologia e top voice no LinkedIn


Importante voz social da área tech, desenvolvedor atinge 100 mil seguidores no LinkedIn com opiniões autênticas sobre as condições e oportunidades no mercado de tecnologia

A trajetória de vida de João Gabriel, hoje conhecido como o Matuto Programador nas redes sociais e com mais de 100 mil seguidores no LinkedIn é marcada pela superação dos obstáculos colocados em sua trajetória. Baiano de Uibaí, ele e a família se mudaram para São Paulo ainda na adolescência, com o objetivo de buscar melhores condições de vida.

João chegou a passar 14 horas por dia trabalhando para ajudar no sustento da família. Foi vendedor de espetinho de churrasco e também prensador de sucata, com o objetivo de ajudar nas contas de casa. 

Hoje, como head de tecnologia da Ideen, startup que oferece serviços para empresas de economia digital, além de liderar um time com mais de 30 pessoas em sua consultoria, João reflete sobre o significado de vencer dentro de uma situação tão adversa. “Eu vejo com muito orgulho tudo que vivi para poder chegar aqui, e se tornar uma prova viva de como a tecnologia pode transformar a realidade social de um indivíduo”, afirma.

Ingresso no mundo da tecnologia

A mudança na trajetória de João começou aos 23 anos, por meio do conselho de um amigo envolvido no setor tech. Curioso para saber mais sobre a área, pesquisou a ponto de decidir que cursaria Sistemas da Informação, na Fundação Santo André, instituição de ensino localizada na região metropolitana de São Paulo.

Dividindo a rotina entre o trabalho e os estudos, o então estudante à época não ganhava o suficiente para pagar a mensalidade, obrigando João a fazer acordos com a instituição para realizar os pagamentos.

“Tinha noites em que eu chegava 1h da manhã, por caminhar metade do percurso de volta da faculdade a pé, tomando chuva, e com o tênis desgastado, mas eu tinha em mente que essa era a oportunidade de transformar minha vida ao estar no ensino superior”, conta.

Top Voice do Linkedin

João utilizava o Linkedin no início apenas para encontrar vagas de emprego na área de tecnologia, como a maioria das pessoas. Com enfoque em trazer uma maior realidade sobre a profissão de desenvolvedor no país, João começou a postar com mais frequência na rede social e criou a persona “O Matuto Programador”, pela forte ligação que tem com o campo.

A partir de um post contando um pouco mais de sua trajetória e valorizando o estudo como forma de ascensão profissional, tornou-se Top Voice do Linkedin – título dado pela rede social para pessoas que influenciam outras pessoas. “Foi totalmente inusitado, eu realmente não esperava tamanha movimentação com o post e muito menos me tornar Top Voice do Linkedin”, afirma.

Desde então, o Matuto Programador coleciona uma escala de ascensão no número de seguidores no Linkedin, que ultrapassa hoje 100 mil.

“Meu foco hoje é ajudar as pessoas que estão iniciando a carreira de tecnologia, contando minha trajetória, direcionando para cursos gratuitos, dando conselhos para que essas pessoas possam crescer, como eu cresci na tecnologia”, relata João.

Planos para o futuro

O desenvolvedor tem como sonho abrir uma escola de programação para jovens da periferia, e assim transformar a vida de milhares deles por meio da tecnologia, como aconteceu com ele próprio.

“O mercado de trabalho tem entendido que precisa de mão de obra qualificada e também suprir a lacuna que é projetada para os próximos anos. Com muita gente talentosa escondida nesses locais periféricos, muitas vezes por falta de recursos, precisamos fornecer os recursos necessários para que eles possam crescer profissionalmente”, reflete João.

Além da participação ativa no Linkedin, João conduz o podcast Sem Rota no Youtube, onde conversa com profissionais do mundo da tecnologia e está presente no Instagram, Twitter e TikTok. Sua trajetória de vida, além das dificuldades profissionais encontradas até hoje na área tecnologia, são mostradas diariamente pelo desenvolvedor, o que pode servir de exemplo e inspiração para tantos outros que sonham com oportunidades de ascensão neste setor.

Sobre O Matuto Programador

Top Voice do Linkedin, João Gabriel é head de tecnologia na Ideen. Formado em Sistemas da Informação pela Fundação Santo André e em Big Data – Inteligência na gestão de dados pela escola Politécnica da USP, possui mais de 14 anos de experiência na área. Atualmente é seguido por mais de 100  mil pessoas no Linkedin, além de conduzir o podcast Sem Rota no Youtube.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top
7 Jogos leves para celulares fracos (Android 1GB RAM / Mobile) Explorando a Nova Parceria: Belle Belinha e Kine-Chan Agitam as Redes Sociais Sabores Sem Glúten no Nikkey Palace Hotel Como funciona o sorteio da Loteria Federal, saiba como concorrer aos prêmios 12 Cidades para incluir numa viagem para a Tailândia  Projeto de Lei: Regulamentação da Inteligência Artificial Energia Renovável: NetApp e seu Compromisso Sustentável Mundo de Kaboo: Uma Jornada Encantadora pela Imaginação Aluguel de Brinquedos: Facilitrip Traz Novidades Para Viagens Familiares