5 em cada 10 diretores e mantenedores escolares buscam soluções pedagógicas no mercado, indica levantamento inédito da Layers Education

Às vésperas do maior evento de educação da América Latina, Bett Brasil, edtech mapeia os interesses dos tomadores de decisões do ensino no Brasil

Uma pesquisa realizada pela Layers Education, startup de educação pioneira na construção do maior ecossistema de tecnologias educacionais para instituições de ensino, revela que 55,47% dos gestores, mantenedores e diretores escolares buscam por soluções pedagógicas no mercado (ou 5 em cada 10). 

A busca por soluções de gestão escolar, ainda segundo o estudo, é o desejo de 49,7% desses tomadores de decisões e, em terceiro lugar (21,3%) estão aqueles cujo desafio é com a comunicação. O levantamento foi realizado em 2022 durante a Bett Brasil, maior evento de educação e tecnologia da América Latina. Confira a seguir o detalhamento das respostas: 

Fonte: Layers Education

Para o CEO da Layers Education, Danilo Yoneshige, o estudo divulgado às vésperas da edição de 2023 do evento é “um termômetro para auxiliar o mercado a entender as dores dos principais tomadores de decisão do segmento, a fim de chamar a atenção para a criação de soluções assertivas”.

Dentro do guarda-chuva de soluções pedagógicas, indicada como o maior interesse dos gestores, diretores e mantenedores escolares, 21,7% escolheram que a busca é por soluções de capacitação de professores, 17,2% disseram que é com o empreendedorismo e 17,07% responderam que gostariam de encontrar ferramentas para ajudar nas questões socioemocionais. O gráfico a seguir demonstra o detalhamento das buscas:

Fonte: Layers Education

A procura por soluções de gestão indica que tecnologia e informática ainda é um terreno fértil, já que 23,38% dos respondentes disseram estar em busca destas ferramentas. Ivan Seidel, Chief Product Officer da Layers chama a atenção para o indicador: “pensar no desenvolvimento de aplicativos e soluções está se tornando um mar vermelho, onde muitas empresas surgem com inovações disruptivas, enquanto algumas instituições de ensino estão ávidas pelo básico. É importante pensar nisso”.

Marketing é a segunda solução no ranking de buscas dos diretores, mantenedores e gestores escolares, com 20% e Sistemas de Integração de Saúde (SIS) e Sistemas de Gestão empatam em terceiro lugar com 18,37% das respostas. No gráfico abaixo veja o detalhamento desta frente de interesse:

Fonte: Layers Education

Atendimento de famílias e alunos é desafio para 17,6% dos gestores escolares

Dos 21,34% de respondentes que escolheram a comunicação como maior desafio do dia a dia escolar, 17,6% deles disseram que soluções de atendimentos de famílias e alunos são seus maiores interesses. “Agenda Digital” vem em segundo lugar com 12,4% e Mensageria em terceiro, com 9,6%. 

“A comunicação é o pilar fundamental para o funcionamento das escolas no Brasil. Principalmente em um momento em que a segurança escolar é um assunto sensível. Estar em contato com pais, responsáveis e alunos de forma assertiva e clara é importante para criar a sensação de confiança não apenas neste período, mas durante todo o ano”, avalia o CEO da Layers Education.

Liberdade na escolha de soluções

Em pesquisa recente realizada em sua base de mais de 1.400 comunidades escolares do ensino privado, a Layers observou que 75% das soluções utilizadas nas escolas, como agenda e outros aplicativos de gestão, pertencem a grandes grupos educacionais no Brasil. Isso indica que há pouca diversidade de ferramentas, o que contribui para uma monopolização do segmento.

“Com um mundo de ferramentas à disposição para instalação, proposto pelo ecossistema da Layers, é possível construir ambientes digitais personalizados e condizentes com as necessidades da instituição de ensino, com cadastro de alunos automatizado e veloz”, finaliza o CEO da EdTech.

Metodologia

A pesquisa da Layers Education sobre os interesses de gestores e mantenedores escolares foi realizada entre os dias 10 e 13 de maio de 2022 durante a Bett Brasil, maior evento de educação e tecnologia da América Latina. O estudo contou com 2.090 respostas de gestores, mantenedores, diretores, coordenadores, professores, profissionais de marketing e atendimento, além de público geral visitante da feira. Neste press release apresentamos o recorte que considera a resposta de gestores, mantenedores e diretores de instituições escolares do ensino básico e superior. O estudo será repetido em 2023.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top
Aluf dá Show de Moda na Abertura do SPFW com Participação Especial da Orquestra Sinfônica Heliópolis TEDx Praia do Forte: Descubra o Poder da Sustentabilidade e Empoderamento em um Mundo em Transformação Navio Roupa Nova 40 Anos: Uma Viagem Mágica pelos Mares da Música Brasileira 7 Jogos leves para celulares fracos (Android 1GB RAM / Mobile) Explorando a Nova Parceria: Belle Belinha e Kine-Chan Agitam as Redes Sociais Sabores Sem Glúten no Nikkey Palace Hotel Como funciona o sorteio da Loteria Federal, saiba como concorrer aos prêmios 12 Cidades para incluir numa viagem para a Tailândia  Projeto de Lei: Regulamentação da Inteligência Artificial