Poeta e cientista colocam IA para responder questões da existência humana

Lançamento da Latitude, livro “O que nos torna humanos?” é escrito em parceria com a assistente virtual GPT-3

Faz parte da existência humana buscar respostas para as mais variadas questões da vida. No geral, a procura é por explicações objetivas relacionadas com inquietações subjetivas. Por que estamos aqui? O que significa amar? Como superamos o sofrimento? A felicidade é realmente possível?

Para responder estas e outras indagações, o poeta Iain S. Thomas e a especialista em tecnologia Jasmine Wang resolveram utilizar a inteligência artificial a partir do programa GPT-3, capaz de usar a linguagem humana para solicitar um modelo. O resultado disso está compilado na obra O Que Nos Torna Humanos?, publicação lançada no Brasil pelo selo Latitude, da VR Editora.

Em um primeiro momento, os autores enviaram ao GPT-3 trechos selecionados dos principais textos religiosos e filosóficos que formaram a base da crença e da filosofia humana, como a Bíblia; a Torá; o Tao Te ChingMeditações, de Marco Aurélio; o Alcorão; o Livro Egípcio dos MortosA busca de sentido, de Viktor Frankl; a poesia de Rumi; as letras de Leonard Cohen e muito mais.

Devidamente “equipada” com esses conhecimentos e valores humanos, o GPT-3 respondeu perguntas elaboradas com a sensibilidade de Iain S. Thomas e a racionalidade da Jasmine Wang. Eram esperadas respostas banais e mecanizadas, mas a inteligência artificial mostra que tem alma de poeta. Quando questionada sobre “o que devemos fazer com a dor?”, ela responde “Quando estiver sofrendo, tente tornar-se consciente do sofrimento. Se você está com raiva, fique com raiva. Se está triste, fique triste. Se está com ciúme, fique com ciúme. Não segure o sentimento dentro de você. Não tente disfarçar. Não o emudeça. Não racionalize. Apenas deixe que seja o que é”.

A partir desses resultados, cada vez mais as projeções do futuro se materializam e hoje estão inseridas no cotidiano. Este livro é uma reflexão contemporânea que vai inspirar, comover e proporcionar um novo entendimento sobre o que significa ser humano e alavancar o debate: a IA será capaz de substituir a humanidade?

Talvez a pergunta que estávamos tentando fazer fosse: “O que nos torna humanos?”. Eventualmente tanto a pergunta como a resposta estejam em algum lugar além das palavras. Se há um tema que emergiu repetidas vezes — em nossas perguntas, nas respostas, nos vastos tesouros de dados sagrados que a IA analisava —, foi este: amor. Amor é tudo. É o dom mais divino que temos. Quando o damos, recebemos mais dele. Quando nos encontramos com ele no momento presente, estamos no céu. O significado de tudo é o amor. É a isso que se resume todo o registro da humanidade. É tudo sobre amor.
(O Que Nos Torna Humanos?, pgs. 9 e 10)

O futuro já é realidade. O Que Nos Torna Humanos? chega para constatar que a tecnologia é um ato humano; que as coisas criadas refletem a habilidade de cada um e as pessoas esperam imprimir os próprios valores no mundo.

Ficha técnica 

Título: O que nos torna humanos?Subtítulo: Uma inteligência artificial responde às perguntas mais importantes da vidaAutores: Iain S. Thomas, Jasmine Wang e GPT-3Tradutora: Ricardo GiassettiSelo: LatitudeISBN: 978-65-89275-38-1Número de páginas: 232Formato: 16 x 23 cmPreço: R$ 69,90Onde encontrarE-commerce da VR Editora e Amazon

Sobre os autores


Iain S. Thomas é poeta, autor best-seller, um de seus títulos mais famosos é Escrevi isso pra você. Sua prosa e poesia já foram citadas por personalidades como, Steven Spielberg, Harry Styles, Kim Kardashian e Arianna Huffington. Iain já discursou pelo mundo e participou de conferências como, a BookCon, em Nova York, e a Sharjah International Book Fair, nos Emirados Árabes. Atualmente mora com sua família, cachorro, gato e hamster em Nova Jersey, Estados Unidos. Acompanhe o perfil do autor no Instagram@realiainsthomas

Jasmine Wang é escritora e especialista em tecnologia. Estudou Ciência da Computação e Filosofia na McGill University, em Montreal, Canadá. Ela fez pesquisas com a Partnership on AI, o Future of Humanity Institute, a OpenAI, a Microsoft Research e o Montreal Institute of Learning Algorithms. É administradora da Verses, um coletivo que produz conteúdos filosóficos digitais sobre tecnologia. Hoje mora com seu companheiro em Montreal, mas pode ser encontrada em qualquer lugar onde coisas interessantes estejam acontecendo.

GPT-3 é uma inteligência artificial desenvolvida pela OpenAI, um laboratório de pesquisa financiado por bilhões de dólares que explora o uso da Inteligência Artificial para o aperfeiçoamento de toda a humanidade.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top
Sabores Sem Glúten no Nikkey Palace Hotel Como funciona o sorteio da Loteria Federal, saiba como concorrer aos prêmios 12 Cidades para incluir numa viagem para a Tailândia  Projeto de Lei: Regulamentação da Inteligência Artificial Energia Renovável: NetApp e seu Compromisso Sustentável Mundo de Kaboo: Uma Jornada Encantadora pela Imaginação Aluguel de Brinquedos: Facilitrip Traz Novidades Para Viagens Familiares O Impacto do Salário Mínimo na Vida dos Brasileiros: Cuidados Cruciais com Pensões Alimentícias Desfrute de Férias Memoráveis no Wyndham Olímpia: A Comodidade do Verão em Parcelas!