Exposição “NIHONCHA – Descobrindo o Encanto do Chá Japonês” na Japan House São Paulo

Imersão no mundo do chá japonês! A Japan House São Paulo traz a inovadora exposição “NIHONCHA – Descobrindo o Encanto do Chá Japonês”, revelando os segredos dessa bebida que conquista cada vez mais admiradores ao redor do mundo.

Aberta a partir de 5 de dezembro até 7 de abril de 2024, no segundo andar da Japan House na Avenida Paulista, essa mostra oferece um panorama completo da produção do chá japonês, conhecido como nihoncha. Desde as folhas até o chadō, a cerimônia singular do chá japonês, a exposição apresenta uma variedade de aspectos, incluindo utensílios tradicionais e contemporâneos desenhados por renomados designers japoneses. Uma casa de chá concebida por um artista contemporâneo também estará em exibição, trazendo uma visão inovadora para esse universo.

Sob a curadoria da Diretora Cultural da JHSP, Natasha Barzaghi Geenen, e co-curadoria de Gabriela Bacelar, a exposição traz uma atração inédita ao Brasil: a primeira construção feita em madeira de impressão 3D do mundo, a casa de chá TSUGINOTE TEAHOUSE. Com mais de 900 peças feitas a partir de madeira de descarte, essa estrutura é montada sem cola, pregos ou parafusos, mostrando uma abordagem única e sustentável.

A cerimônia do chá, ou chadō, é destacada na exposição, revelando a tradição milenar que une uma gama diversificada de elementos culturais japoneses, desde arte e artesanato até filosofia e culinária. O “ichigo ichie” – a filosofia que enfatiza a singularidade e valor de cada momento e encontro – é apresentado como parte do espírito do omotenashi, a hospitalidade japonesa, ainda presente nos dias atuais.

A mostra também explora o universo do wabi sabi, expondo utensílios tradicionais da cerimônia do chá, fornecidos pelo Centro Chado Urasenke do Brasil, representante oficial da Urasenke Foundation no Brasil, uma das principais escolas de chá do Japão.

A exposição mergulha na produção do chá verde japonês (nihoncha), revelando seus processos únicos de cultivo, colheita e produção. A partir da planta Camellia sinensis, o chá verde é obtido sem açúcar ou adoçante, destacando-se pela sua cor característica e variedades de sabor, que são apresentadas na mostra através de amostras fornecidas pela empresa Yamamotoyama.

Além da exposição, a Japan House São Paulo oferecerá uma série de atividades paralelas, incluindo oficinas de preparo de chá, cerimônias do chá, palestras sobre os efeitos do chá, workshops voltados para empresas em colaboração com a JETRO e abChá. A exposição também contará com recursos táteis, audiodescrição e Libras dentro do programa JHSP Acessível.

Informações da Exposição:

  • Título: NIHONCHA – Descobrindo o Encanto do Chá Japonês
  • Período: 4 de dezembro de 2023 a 7 de abril de 2024
  • Local: Japan House São Paulo, 2º andar – Avenida Paulista, 52, São Paulo/SP
  • Horário de Funcionamento: Terça a sexta, das 10h às 18h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h
  • Entrada: Gratuita
  • Reservas online antecipadas (opcionais): https://agendamento.japanhousesp.com.br
  • Cooperação: Ministério da Agricultura, Florestas e Pesca, Centro de Chado Urasenke do Brasil, Japan Tea Central Public Interest Incorporated Association, NPO Nihoncha Instructor Association e Yamamotoyama Co., Ltd.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Selecionar ADCOS doa parte da venda de protetor solar para combate ao câncer de pele no ES ADCOS doa parte da venda de protetor solar para combate ao câncer de pele no ES Aluf dá Show de Moda na Abertura do SPFW com Participação Especial da Orquestra Sinfônica Heliópolis TEDx Praia do Forte: Descubra o Poder da Sustentabilidade e Empoderamento em um Mundo em Transformação Navio Roupa Nova 40 Anos: Uma Viagem Mágica pelos Mares da Música Brasileira 7 Jogos leves para celulares fracos (Android 1GB RAM / Mobile) Explorando a Nova Parceria: Belle Belinha e Kine-Chan Agitam as Redes Sociais Sabores Sem Glúten no Nikkey Palace Hotel Como funciona o sorteio da Loteria Federal, saiba como concorrer aos prêmios 12 Cidades para incluir numa viagem para a Tailândia