Trabalhador autônomo: Dicas para ter sucesso e se organizar

O trabalhador autônomo pode atuar a qualquer horário do dia e definir a agenda como preferir, pois possui mais autonomia para decidir seus horários e demandas. Segundo dados do IBGE, no Brasil, há cerca de 25,4 milhões de profissionais autônomos. Afinal, ter mais liberdade na rotina e escolher exatamente com quem quer trabalhar é uma das principais vantagens de profissionais que atuam com plena autonomia todos os dias. Muitas pessoas quando deixam os empregos fixos não têm muito conhecimento sobre como funciona o trabalho autônomo, o que esperar do mercado e como agir diante de diversos clientes que precisam de uma solução. Devido a razões como estas, torna-se indispensável analisar o que incluir neste ofício para conquistar espaço no mercado e fidelizar bons clientes. Saiba mais!

Entenda o que é trabalho autônomo?

É uma atividade realizada por profissionais que prestam serviços para empresas ou pessoas por um determinado período, porém, que não possuem vínculos contratuais e/ou empregatícios.

Estes trabalhadores têm mais facilidade em encontrar diversos empregos online e são procurados por muitas marcas para realizar certas atividades, a qualquer momento.

Ao contrário do que conhecemos a respeito dos profissionais CLTs, os autônomos é que se encarregam de todas as questões tributárias e escolhem ou são escolhidos para fazer um trabalho.

Dicas para ter sucesso como um trabalhador autônomo

Anos atrás, o trabalhador autônomo encontrava muitas dificuldades de se manter na profissão, principalmente por não existir as mesmas facilidades de hoje. O MEI, por exemplo, foi desenvolvido em 2008 com a intenção de formalizar as profissões de milhares de brasileiros que não tinham amparo legal.

E, para te ajudar, veja nossas dicas para se dar bem nessa modalidade:

Faça um planejamento e crie uma rotina

Se planeje para saber o que deve ou não ser feito durante os dias e não ficar preso em diferentes trabalhos que podem não ser entregues no prazo. Opte por criar uma rotina, preferencialmente com auxílio de uma agenda inteligente, para ter controle sobre o projeto que precisa ser feito e qual o período de entrega.

Você também pode fazer o mesmo processo em uma planilha ao incluir etiquetas coloridas no documento para especificar quais são urgentes, quais demoram mais e que clientes têm baixa prioridade. Insira o nome dos serviços, os valores, andamento dos processos e deixe categorizado também a data de início e previsão de entrega.

Crie um bom portfólio

Selecione os melhores trabalhos que você já fez, deixando também em evidência o contexto dos procedimentos e faça uma leitura dos dados. Verifique se as informações estão corretas, se não existem erros e se há mais dados que podem ser incluídos no seu portfólio.  

Tenha canais de contato fáceis e práticos

Para facilitar a comunicação entre você e os potenciais clientes, disponibilize os seus principais meios de comunicação. Como um trabalhador autônomo, você precisa manter estes dados constantemente atualizados caso queira ser encontrado e contratado para realizar um serviço.

Sugerimos que você deixe o seu LinkedIn também organizado, pois muitos clientes podem encontrá-lo nesta rede social. O WhatsApp, assim como Instagram e o Facebook, precisam estar em dia para garantir que o seu público-alvo te encontre com facilidade e consiga tirar dúvidas sobre valores, tipos de serviços e prazos de entregas.

Segmente e busque o seu público-alvo

A segmentação de público é indispensável para conseguir enviar o seu trabalho aos clientes e desenvolver uma relação de longo prazo. Ao saber quem é a sua persona, você entende como direcionar conteúdos de qualidade para auxiliá-los com a sua solução.

Para se comunicar com o seu público, opte por se manter ativo em redes sociais como o Facebook e o Instagram. Inclusive, você consegue fortalecer a sua autoridade no mercado através de artigos publicados em blogs e sites, pois com informações relevantes, você conquista leitores que, futuramente, se tornarão seus clientes.

Organize-se financeiramente para todos os momentos

Se manter organizado com as suas finanças é indispensável para não ter dificuldades com pequenos investimentos, afinal, o trabalhador autônomo precisa ter cuidado com gastos excessivos para também não comprometer a renda pessoal.

Indicamos que você abra uma conta jurídica para receber o pagamento de clientes e acompanhar as movimentações para ter controle do quanto entra e sai. Monte uma planilha com as informações sobre os recebimentos, qual dia os valores foram depositados e de que maneira você utilizou a quantia.

Além disso, qualquer mudança no cenário econômico e político no país pode interferir em suas demandas, e por isso, é fundamental ter uma reserva de emergência para sanar qualquer imprevisto.

Contribua para a Previdência Social

A contribuição à previdência social é indispensável ao trabalhador autônomo, pois através dos pagamentos é possível se aposentar ou sair de licença. Você tem os mesmos direitos que os funcionários CLTs, porém com a diferença de ser o contribuinte e precisar quitar as parcelas todos os meses.

Por isso, entenda como pagar o INSS sendo trabalhador autônomo para não ficar com pendências que possam te prejudicar no longo prazo. Assim, você resguarda seu futuro!

Faça uma reserva de emergência

Todas as pessoas precisam ter uma reserva de emergência, mesmo quem não atua como trabalhador autônomo deve possuir uma segurança financeira. Faça os cálculos de quanto você gasta por mês na empresa e separe um valor X para se manter, caso quaisquer problemas aconteçam no futuro.

Abra uma conta poupança ou tenha uma carteira de investimentos para o seu dinheiro render durante os próximos meses. Dessa forma, você não precisa se preocupar com absolutamente nada, caso não encontre um trabalho para fazer, ou apareça outro imprevisto.

Aprenda sobre marketing

Estudar sobre marketing digital, de conteúdo e relacionamento, permite que você consiga atingir um público melhor na internet. Você pode fazer publicações constantes no Instagram e desenvolver uma página que mostre mais do seu trabalho, quais os serviços são oferecidos e benefícios de contratar você.

Tenha networking

Para conquistar excelentes contatos, participe de feiras, reuniões e demais eventos feitos no seu segmento. Isto permite que você consiga ter uma boa relação com potenciais clientes e oferecer os seus serviços quando necessário ou ser contatado para fazer um trabalho exclusivo.

E essas são nossas dicas para ser um trabalhador autônomo de sucesso! Aproveite e aplique-as em sua rotina e usufrua de suas vantagens. Gostou do artigo? Compartilhe-o com seus amigos!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top
Aluf dá Show de Moda na Abertura do SPFW com Participação Especial da Orquestra Sinfônica Heliópolis TEDx Praia do Forte: Descubra o Poder da Sustentabilidade e Empoderamento em um Mundo em Transformação Navio Roupa Nova 40 Anos: Uma Viagem Mágica pelos Mares da Música Brasileira 7 Jogos leves para celulares fracos (Android 1GB RAM / Mobile) Explorando a Nova Parceria: Belle Belinha e Kine-Chan Agitam as Redes Sociais Sabores Sem Glúten no Nikkey Palace Hotel Como funciona o sorteio da Loteria Federal, saiba como concorrer aos prêmios 12 Cidades para incluir numa viagem para a Tailândia  Projeto de Lei: Regulamentação da Inteligência Artificial