Contourline planeja faturamento acima dos R$ 70 milhões até o fim do ano

Bom momento do mercado de medicina estética no Brasil faz empresa de Sete Lagoas (MG) projetar crescimento pelo sexto ano seguido e investir em linha dermatológica; fabricante de equipamentos que custam de R$120 mil a R$300 mil aposta no pós-venda para fidelizar clínicas de todo o país.

A última pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) apontou para um crescimento de 390% na procura por procedimentos estéticos no Brasil. Outro dado chamou a atenção do mercado: entre os entrevistados, cerca de 80% declararam já terem se submetido a algum procedimento não invasivo. É nesse contexto positivo que a Contourline, fabricante de equipamentos para medicina e estética sediada em Sete Lagoas (MG), pretende superar a marca dos R$70 milhões de faturamento até o final de 2024. A expectativa é que esse ano supere o ano de 2021, que registrou o maior faturamento da história da empresa com R$72 milhões. 

Para Égio Almeida, CEO da Contourline, o momento é de estabilização. “Crescemos muito rápido no começo, então é normal que os números se consolidem”, diz. “De 2021 para cá, faturamos, em média, R$60 milhões por ano. A partir da reestruturação em nossas unidades de negócio, com uma divisão focada na linha médica, devemos crescer por volta de 20% em relação ao ano passado”, completa. Esse será, portanto, o sexto ano consecutivo de crescimento da empresa, que fornece equipamentos para clínicas de todo o país. “Crescemos muito no nordeste, onde a demanda por medicina estética aumenta a cada ano. O sudeste, entretanto, ainda é a região onde estão mais da metade de nossos clientes”.  

Fundada em 2011, a empresa tinha estrutura modesta e familiar: além de Égio Almeida, sua mãe e duas irmãs trabalhavam em uma pequena sala comercial na região central de Minas Gerais. A ideia de representar a marca Body Health, presente em mais de 45 países e referência consolidada no mercado de medicina estética, foi fundamental para os novos rumos da empresa, que conta atualmente com cerca de cem funcionários e está instalada em sede própria com 2 mil metros quadrados. “Nosso primeiro carro-chefe foi o que todo mundo conhece como ‘criofrequência da Body Health’. De lá para cá, foram muitos lançamentos”, explica Almeida, em referência à tecnologia utilizada para tratar a flacidez e estimular a produção de colágeno. 

Da inauguração até hoje, a empresa comercializou por volta de seis mil equipamentos – ao todo são mais de quatro mil clínicas pelo Brasil atendendo pacientes com os produtos da marca. “Alguns possuem mais de um equipamento, enquanto outros trabalham com nossas linhas completas”, diz o CEO. A fabricação dos equipamentos é toda feita na sede de Sete Lagoas, inclusive os assinados pela Body Health, de comercialização exclusiva da Contourline. 

Tecnologia em linha médica

Com a diversificação dos equipamentos produzidos, a empresa teve de se estruturar em três linhas distintas: Aesthetic, Med e Vision. Consolidada na medicina estética, a empresa investe na tendência do mercado de oferecer terapias integradas para maximização dos resultados e aposta na tecnologia como referência para a fabricação de novos produtos – a integração entre tratamento, diagnósticos, imagens em altíssima definição, scanners corporais e relatórios completos dão o tom do que virá nos próximos anos. “Queremos ser referência também na linha médica e a tecnologia integrada é um caminho sem volta”, diz o CEO. 

Pós-venda para clínicas de estética

Uma das formas mais comuns de fidelizar clínicas de estética é com a utilização de “consumíveis” – o termo se refere a acessórios ou materiais que precisam ser trocados pela clínica. “Se você lança um equipamento de estética que só funciona com acessórios da sua marca, acaba por fidelizar a clínica ‘à força’. Optamos por não trabalhar assim. É nossa filosofia”, explica Égio Almeida. 

Para fidelizar as clínicas sem a necessidade dos “consumíveis”, a Contourline foca em assistência técnica e reposição dos produtos que, por ventura, precisarem de alguma manutenção. “É uma dor comum das clínicas, que costumam fazer cerca de 70 atendimentos por dia. Um equipamento parado gera prejuízo e dor de cabeça para remarcar a agenda”, diz Almeida. A empresa garante disponibilidade – “estamos em até 48h em qualquer lugar do Brasil” e disponibiliza aplicadores reservas para que a clínica continue funcionando enquanto a manutenção é feita. Além disso, disponibiliza conteúdo educativo para as clínicas com a Contourline Academy”. “Quero que meu cliente saiba como lucrar com meu produto. Nunca perco isso de vista. Se ele ganhar dinheiro, o meu será consequência”, diz Almeida. 

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