A Associação Brasileira de Organizações Representativas de Pesquisa Clínica (ABRACRO) foi fundada em 2005 com o objetivo de contribuir para a melhoria dos processos e atividades que envolvem o setor dos estudos clínicos
A Associação Brasileira de Organizações Representativas de Pesquisa Clínica (ABRACRO) irá contar com uma nova formação do Conselho de Administração e do Conselho Fiscal para a Gestão 2024 – 2026. A ABRACRO foi fundada em 2005 com o objetivo de contribuir para a melhoria dos processos e atividades que envolvem o setor dos estudos clínicos, que é quando voluntários participam de testes para novas vacinas ou medicamentos. Atualmente, a Associação conta com mais de 30 associados.
O Conselho de Administração da ABRACRO será formado pela presidente Ana Paula Pontes, que possui quase 30 anos de experiência em pesquisa clínica e hoje atua como Diretora de Operações Clínicas, Representante Legal e Administradora da Syneos Health Brasil, Ana Elisa Miller, que assume o cargo de vice-presidente e que atua como diretora de Operações Clínicas da Thermo Fisher Scientific Inc., cuja receita anual é de US$ 40 bilhões.
“A aprovação recente da lei 14.874/2024 é um marco para todos nós que trabalhamos na pesquisa clínica, pois avançaremos ainda mais na participação de novos estudos, trazendo esperança de novos tratamentos para os pacientes e contribuindo na criação de novos empregos”, afirma Ana Paula Pontes.
Também fazem parte do Conselho de Administração Priscila Fagundes, que assume o cargo de 1ª secretária e que também atua na diretoria da Thermo Fisher Scientific Inc. e Marco Antonio Zonta, diretor técnico e científico do Laboratório Inside Diagnósticos, que irá ocupar o cargo de 2º secretário. Já Renata Nassif, diretora-associada da IQVIA, assume o cargo de 3ª secretária.
Já o Conselho Fiscal da ABRACRO será formado pela Renata Berardocco, que atua na diretoria da Fortrea, organização global de pesquisa contratada (CRO) que fornece serviços com o objetivo de promover a saúde. Ligia Ferne, que atua como diretora na ICON plc, organização multinacional de inteligência em saúde e pesquisa clínica com sede na Irlanda, e Luciana Ferrara, CEO da Azidus Brasil, empresa que oferece soluções para acelerar a realização de estudos clínicos, também integram o Conselho Fiscal da ABRACRO.
“A validação de novas terapias e processos em estudos clínicos criam ações inovadoras na área médica e são balizadores para a implantação de novas tecnologias que podem ser introduzidas nos sistemas públicos e privados de saúde”, finaliza Marco Antonio Zonta.
Sobre a ABRACRO
A Associação Brasileira de Organizações Representativas de Pesquisa Clínica é responsável pela grande mudança na reputação dessa área tão importante para a saúde no Brasil. Há 18 anos, ela representa as ORPCs (Organizações Representativas de Pesquisa Clínica) e contribui para a melhoria dos processos e atividades do setor. Hoje, são fonte para os órgãos reguladores do setor que, pela rigidez dos processos e questões éticas, muitas vezes a consulta antes da publicação de uma nova norma. A ABRACRO também realiza eventos e workshops para aproximar o paciente e o público leigo dos profissionais da área.