Alteridade é o tema escolhido para nortear as atividades do evento em Tiradentes (MG), entre os dias 19 e 29 de setembro
Realizado anualmente em Tiradentes (MG), o Festival Artes Vertentes, considerado um dos eventos mais importantes do país na promoção das artes de forma integrada, acontecerá entre os dias 19 e 29 de setembro. Reconhecido como um dos mais prestigiados festivais de artes integradas do Brasil, o Festival Artes Vertentes – Festival Internacional de Artes de Tiradentes anunciou a temática da décima terceira edição, que será “Alteridade”.
A programação do evento reunirá uma variedade de atividades, incluindo concertos, exposições, exibições, bate-papos, residências artísticas, oficinas, e outras iniciativas voltadas para a promoção das artes e do conhecimento.
O Tema: Alteridade
O tema escolhido, Alteridade, tem como proposta oferecer uma programação que promova reflexões sobre a importância de respeitar as individualidades e a construção coletiva na busca pela compreensão das diferenças. Luiz Gustavo Carvalho, curador e diretor artístico do festival, destacou:
“Estamos convictos de que reconhecer a existência de pessoas e culturas singulares e subjetivas, que pensam, agem e entendem o mundo de suas próprias maneiras, é um primeiro passo importante para a formação de uma sociedade justa, equilibrada, democrática e tolerante. Estamos empenhados em realizar esta reflexão de forma plural e diversificada.”
Presenças Confirmadas
Entre os destaques desta edição, estão as seguintes presenças confirmadas:
- Ailton Krenak – Líder indígena, ambientalista, filósofo, poeta e escritor.
- Sidarta Ribeiro (Brasil) – Escritor e pensador.
- Joaquim Arena (Cabo Verde) – Escritor e pensador.
- Marina Skalova (França) – Escritora e pensadora.
- Geralda Brito de Oliveira – Autora do livro “A porta aberta do sertão”.
Área Musical
Na música, o Festival Artes Vertentes contará com atrações de diversas partes do mundo, como:
- Jacob Katsnelson (Rússia) – Pianista.
- Cristian Budu (Brasil) – Pianista.
- Thorsten Johanns (Alemanha) – Músico.
- Guillaume Martigné (França) – Músico.
- Metá Metá (Brasil) – Banda.
- Ryutaro Suzuki (Japão) – Músico.
Artes Visuais
No campo das artes visuais, o festival apresentará trabalhos de:
- Leonilson (Brasil) – Artista visual.
- Gê Viana (Brasil) – Artista visual.
- Alejandro Cartagena (México) – Artista visual.
Artes Cênicas
A programação de artes cênicas inclui:
- “O Estrangeiro reloaded” – Espetáculo protagonizado por Guilherme Leme, com direção de Vera Holtz.
- “Tebas Land” – Montagem de Sergio Blanco, dirigida por Victor Garcia Peralta, vencedora de diversos prêmios, incluindo Shell de Melhor Ator (Otto Jr.), Botequim Cultural de Melhor Ator (Robson Torinni), Melhor Diretor (Victor Garcia Peralta), Melhor Espetáculo, e o Prêmio Cenym de Melhor Montagem Brasileira.
Programação Audiovisual
Obras da cineasta Hanna Polak (Polônia) também integrarão a programação audiovisual do festival.
Sobre o Festival Artes Vertentes
O Festival Artes Vertentes foi criado em 2012 por Luiz Gustavo Carvalho e Maria Vragova. Realizado pela Ars et Vita e pela Associação dos Amigos do Festival Artes Vertentes, o evento tem apresentado, ininterruptamente, uma programação artística que estimula diálogos entre as mais diversas linguagens artísticas e propõe, por meio da arte, reflexões sobre temas relevantes para a sociedade contemporânea. O festival já foi reconhecido com o Prêmio CONCERTO 2021 e foi nomeado para o prêmio internacional Classic: NEXT Innovation Award 2022. Em suas doze edições anteriores, o evento recebeu mais de 470 artistas de 40 países.
Para mais informações, visite o site: www.artesvertentes.com.