Reciclus realiza ações de marketing para promover educação ambiental

Parceria com influenciadores, produção de conteúdo educativo e lançamento de revista em quadrinhos são algumas das iniciativas que vêm alcançando milhões de pessoas

A Reciclus – Associação Brasileira para a Gestão da Logística Reversa de Produtos de Iluminação – promove uma série de ações de comunicação e marketing para disseminar conhecimentos sobre educação ambiental de forma acessível e envolvente. Apenas em campanhas de mídia não orgânicas, a entidade alcançou mais de 500 milhões de visualizações. Com foco em criar conteúdo diversificado, de qualidade e estabelecer parcerias estratégicas, a entidade gestora busca ampliar a conscientização ambiental da população, especialmente para pessoas que não possuem afinidade com o tema meio ambiente e sustentabilidade. 

O trabalho de comunicação desenvolvido contribuiu significativamente para a coleta e destinação ambientalmente correta de mais de 42 milhões de lâmpadas fluorescentes. Além disso, a associação está comprometida com a construção da educação ambiental por meio do Programa Reciclus Educa, que concentra esforços na produção de conhecimento, com foco em crianças e jovens.  

No ano de 2023, foram distribuídas mais de 90 mil cartilhas educativas e quase 400 professores capacitados com conhecimentos sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos, descarte correto de diversos resíduos e atividades práticas que podem ser realizadas em sala de aula. Ao total somam mais de 118 mil cartilhas distribuídas e o programa já ultrapassou a marca de mil professores capacitados. 

Para ter maior alcance na comunicação, as mídias são diversificadas conforme os hábitos de consumo de informações e questões culturais dos diversos públicos. Em algumas regiões, as campanhas focam no rádio ou carros de som, enquanto em outras, a internet é o principal meio de comunicação. “Buscamos produzir e compartilhar conteúdos de qualidade em diversos formatos sobre a educação ambiental de maneira didática e divertida. Nosso objetivo é criar um vínculo de identificação com diferentes públicos, proporcionando uma comunicação eficaz e inclusiva que impacte positivamente o maior número de pessoas”, afirma Camilla Horizonte, Gerente de Operações e Marketing da Reciclus.  

A entidade recorre a influenciadores de nichos variados como Drauzio Varella (saúde), Laila Zad (sustentabilidade), Márcia Sensitiva (astrologia), Sheyla Cristina (humor e arquitetura), entre outros, para alcançar um público mais amplo, além dos embaixadores Naiumi Goldoni (maternidade e família) e o Professor de Biologia Samuel Cunha, também responsável pela produção de conteúdos educativos da entidade. Recentemente, a Reciclus lançou, em parceria com o Instituto Mauricio de Sousa, a revista em quadrinhos “Uma Ideia Brilhante”, com o propósito de incentivar crianças e adolescentes a aprenderem, de maneira divertida, sobre a importância da reciclagem e do descarte adequado de lâmpadas fluorescentes, por meio de personagens icônicos da Turma da Mônica.  

“Parcerias estratégicas, como veículos de mídia, prefeituras, secretarias de meio ambiente, outras entidades gestoras e embaixadores como o Professor Samuel Cunha são fundamentais para ampliar e disseminar conteúdos educativos de forma leve e descomplicada. A realização dessas parcerias destaca várias de nossas mensagens essenciais: pequenas mudanças podem fazer a diferença; o momento presente é crucial para promover transformações; a educação ambiental deve ser acessível a todos; e a importância e o papel das entidades gestoras”, explica Camilla.   

Planos para o futuro  

A Reciclus busca consolidar a imagem de uma entidade gestora moderna, empática e comprometida não apenas com o descarte correto de lâmpadas fluorescentes, mas com o bem-estar do planeta e da sociedade. “Expandir o Programa Reciclus Educa para mais escolas e estruturar grandes campanhas em conjunto com outras entidades gestoras, são algumas das metas futuras”, finaliza Camilla.  

Sobre a Reciclus       

Desde 2017, a Reciclus – Associação Brasileira para a Gestão da Logística Reversa de Produtos de Iluminação – atua como entidade gestora da logística reversa de lâmpadas com mercúrio no Brasil. A organização operacionaliza a coleta segura, o transporte e a destinação adequada em parceria com recicladoras e transportadoras homologadas. Comprometida com a construção da Educação Ambiental, concentra esforços na produção e disseminação de conhecimento, especialmente para crianças e jovens. Desde o início de suas operações, foram coletadas mais de 42 milhões de lâmpadas fluorescentes nos mais de 3,8 mil pontos de coleta disponibilizados pela Reciclus.       

Para mais informações, acesse:        

Site: https://reciclus.org.br/      

LinkedIn – https://www.linkedin.com/company/reciclusoficial/      

YouTube – https://www.youtube.com/@ReciclusOficial/videos      

Instagram – https://www.instagram.com/reciclus.oficial/      

Facebook – https://www.facebook.com/Reciclus      

TikTok – https://www.tiktok.com/@reciclus      

X – https://twitter.com/Reciclus      

Threads – https://www.threads.net/@reciclus.oficial 

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top
Selecionar ADCOS doa parte da venda de protetor solar para combate ao câncer de pele no ES ADCOS doa parte da venda de protetor solar para combate ao câncer de pele no ES Aluf dá Show de Moda na Abertura do SPFW com Participação Especial da Orquestra Sinfônica Heliópolis TEDx Praia do Forte: Descubra o Poder da Sustentabilidade e Empoderamento em um Mundo em Transformação Navio Roupa Nova 40 Anos: Uma Viagem Mágica pelos Mares da Música Brasileira 7 Jogos leves para celulares fracos (Android 1GB RAM / Mobile) Explorando a Nova Parceria: Belle Belinha e Kine-Chan Agitam as Redes Sociais Sabores Sem Glúten no Nikkey Palace Hotel Como funciona o sorteio da Loteria Federal, saiba como concorrer aos prêmios 12 Cidades para incluir numa viagem para a Tailândia