Congresso Mundial de Hospitais Reúne Referências no Setor da Saúde

Evento acontece pela segunda vez na história no Rio de Janeiro e irá até quinta-feira

Na manhã desta terça-feira, 10 de setembro, teve início a 47ª edição do Congresso Mundial de Hospitais, promovido pela Federação Internacional de Hospitais (IHF). A cerimônia de abertura, realizada no Windsor Expo Center, na Barra da Tijuca, contou com a participação de diversas referências no setor da saúde, entre eles Muna Tahlak, presidente da IHF; Adelvânio Morato, presidente da FBH; Daniel Soranz, secretário municipal de saúde do Rio de Janeiro; Meiruze Freitas, diretora da ANVISA; Caio Antonio Mello de Souza, subsecretário de saúde do Rio de Janeiro; e Paulo Rebello, presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar.

Durante a cerimônia, Muna Tahlak enfatizou a importância da união e da solidariedade no setor, especialmente em tempos de crise. “Quanto mais unidos estivermos, solidários uns com os outros, priorizando a pesquisa e o conhecimento […] mais fortes seremos para enfrentar as crises e os desafios que possam surgir”, destacou.

Boas-vindas e Expectativas

O secretário municipal de saúde, Daniel Soranz, deu as boas-vindas aos representantes dos mais de 65 países presentes no congresso. Ele também aproveitou para convidá-los a explorar a cidade do Rio de Janeiro. “Espero que todos aproveitem cada minuto e momento de troca para fazerem nossos sistemas de saúde se desenvolverem cada vez mais”, completou Soranz.

Caio Antonio Mello de Souza, subsecretário de saúde do Rio de Janeiro, representou Claudia Mello, a atual secretária de saúde do estado, que não pôde comparecer. Durante seu discurso, ele ressaltou como o estado se reinventou após a pandemia de Covid-19. “Todos tivemos diversas perdas com o vírus, mas, assim como todas as crises, também criamos melhorias e nos reinventamos. O Rio de Janeiro criou o CIS, que é o maior centro de inteligência em saúde da América Latina. O lema da nossa Secretaria de Saúde é ‘a saúde é feita de pessoas que cuidam de outras pessoas’, o ser humano é a maior e melhor ferramenta que podemos aprimorar e utilizar”, afirmou Mello de Souza.

Geração de Empregos no Setor de Saúde

Outro ponto de destaque foi a quantidade de empregos gerados pela área da saúde no Brasil. Paulo Rebello, presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), mencionou que 25% dos brasileiros possuem plano de saúde. Além disso, Adelvânio Morato, presidente da Federação Brasileira de Hospitais (FBH), lembrou que mais da metade dos hospitais brasileiros atende pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “A saúde é um dos setores que mais emprega no país”, afirmou Morato.

O Congresso Mundial de Hospitais

O Congresso Mundial de Hospitais, que se estende até quinta-feira, trará à tona diversos temas centrais para o setor hospitalar global, como inovação, sustentabilidade e equidade de gênero nas lideranças da saúde. Este evento reúne líderes globais da saúde e hospitais de todo o mundo, com expectativa de participação de cerca de 1.250 delegados de mais de 65 países.

Nos três dias de evento, serão realizadas 40 sessões plenárias e paralelas, com mais de 250 palestrantes de renome e 200 apresentações em pôsteres, discutindo as principais tendências e desafios para o futuro da saúde mundial.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top
Aluf dá Show de Moda na Abertura do SPFW com Participação Especial da Orquestra Sinfônica Heliópolis TEDx Praia do Forte: Descubra o Poder da Sustentabilidade e Empoderamento em um Mundo em Transformação Navio Roupa Nova 40 Anos: Uma Viagem Mágica pelos Mares da Música Brasileira 7 Jogos leves para celulares fracos (Android 1GB RAM / Mobile) Explorando a Nova Parceria: Belle Belinha e Kine-Chan Agitam as Redes Sociais Sabores Sem Glúten no Nikkey Palace Hotel Como funciona o sorteio da Loteria Federal, saiba como concorrer aos prêmios 12 Cidades para incluir numa viagem para a Tailândia  Projeto de Lei: Regulamentação da Inteligência Artificial